_
O Moreirense vai receber o FC Porto nesta segunda-feira, pelas 20h15, no encontro que encerra a 9ª jornada. Ciente de que os azuis e brancos vão querer responder ao desaire na casa do Nottingham Forest, para a Liga Europa, o técnico Vasco Botelho da Costa também refletiu no impacto do encontro com o Fafe, para a Taça de Portugal, competição onde os cónegos sofreram outro desaire
"Se eu agora disser que o FC Porto também vai querer responder, diria que este jogo iria ficar empatado e eu até aceitaria esse resultado. São condições diferentes, é claro, mas tenho a dizer que é fácil ser treindor do Moreirense esta semana, porque se o chip não está ligado para um jogo com esta visibilidade, dificilmente estará ligado para os outros", atirou o treinador dos minhotos, realçando que o Moreirense ainda está a "passar por algumas mudanças estruturais": "Queremos criar uma identidade aqui, é muito para o que nos estamos a encaminhar. É factual dizer que se trabalha bem no futebol português como um todo, agora com a Liga 3 que trouxe um nível crescente. Temos bons jogadores e bons treinadores que saem de lá e há que ficar satisfeito."
É um jogo difícil. "Sem sombra de dúvidas. O FC Porto não é só o clube, portanto pode haver a tendência de olhar para os números, com um golo sofrido e tendo o melhor ataque, mas é mais a qualidade de jogo da equipa e a velocidade que o grupo impõe. Têm a capacidade de ser uma equipa versátil, que sabe sair longo, assim como curto, portanto são muito competentes. É a equipa mais competente do campeonato, se a classificação assim o diz, temos de respeitar. Vai ser um jogo onde, em momentos, não vamos conseguir ser a equipa que queremos ser sempre e vamos ter de ser a equipa que o FC Porto nos permitir ser. Acaba por ser normal, dada a qualidade do adversário. Vamos arranjar espaço onde ferir o FC Porto em determinados momentos. Têm uma pressão muito boa no campo todo, portanto vamos buscar um bocadinho ao jogo em Alvalade, onde também fomos pressionados em todo o terreno. Com a devida estratégia, vamos arranjar um bom jogo amanhã."
O Nottingham e o Benfica foram as únicas equipas que mantiveram o FC Porto a zeros, procurou inspirar-se na estratégia defensiva desses jogos? "Sim e não, porque, de certa forma, é bom perceber que determinadas estratégias funcionam, mas os jogadores e a equipa são diferentes, o Moreirense não vai ter esses jogadores. Por outro lado, também sentimos que o FC Porto pode ter alguma fragilidade, isso pode dar-nos umas luzes do que tentar. No entanto, se eu estivesse no lugar do treinador do FC Porto, trabalharia sobre essas fragilidades, é o que fazemos aqui. Temos a nossa estratégia, de acordo com a nossa própria equipa, independentemente de já ter acontecido perderem ou não, não podemos afastar-nos das nossas características. Trablhámos bem e estamos preparados."
Com duas derrotas consecutivas, a confiança dos jogadores pode afetar este jogo? "Por ser com o FC Porto, julgo que não vá ter. No momento em que ganhámos consecutivamente, vim aqui fazer o exercício de que as vitórias não nos podiam influenciar em demasia, também devemos fazer o contrário. Vou sempre posicionar os cinco maiores clubes da 1ª Liga num patamar diferente, é quase como jogar dois campeonatos. Honestamente, trabalhamos para que isto não pese, olhámos para o jogo com o Fafe e tiramos as nossas próprias ilações, percenendo o processo. Vamos ter de sair da nossa zona de conforto, mas isso é positivo, porque nós também queremos ser uma equipa muito versátil para ter várias armas à nossa disposição."
Lesionados. "Temos o Kiko Bondoso. O Schettine também está em dúvida, mas temos treino de manhã, vamos ver se estará disponível."
Por João AlbuquerqueMédio aumenta leque de opções do Moreirense
Treinador do Moreirense foi expulso no dérbi minhoto com o Gil Vicente
Lateral deverá colmatar a vaga do castigado Álvaro Martínez
Avançado foi lançado na 2ª parte e marcou o golo que permitiu ao Gil Vicente somar 3 pontos
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra
De acordo com a imprensa espanhola, o caso terá ocorrido a 8 de fevereiro após uma saída noturna de um grupo de amigos
Carlo Alberto Brusa deu explicações à RMC Sport
Ex-jogador confessou que ao longo de 15 anos de carreira não conseguiu desfrutar das conquistas
Antigo médio alemão 'caiu' numa notícia falsa que tem circulado nas redes sociais