Treinador do Moreirense ciente de que os azuis e brancos ainda sentem a derrota em Nottingham, mas fala em "estratégia" individual para o adversário
O Moreirense vai receber o FC Porto nesta segunda-feira, pelas 20h15, no encontro que encerra a 9ª jornada. Ciente de que os azuis e brancos vão querer responder ao desaire na casa do Nottingham Forest, para a Liga Europa, o técnico Vasco Botelho da Costa também refletiu no impacto do encontro com o Fafe, para a Taça de Portugal, competição onde os cónegos sofreram outro desaire
"Se eu agora disser que o FC Porto também vai querer responder, diria que este jogo iria ficar empatado e eu até aceitaria esse resultado. São condições diferentes, é claro, mas tenho a dizer que é fácil ser treindor do Moreirense esta semana, porque se o chip não está ligado para um jogo com esta visibilidade, dificilmente estará ligado para os outros", atirou o treinador dos minhotos, realçando que o Moreirense ainda está a "passar por algumas mudanças estruturais": "Queremos criar uma identidade aqui, é muito para o que nos estamos a encaminhar. É factual dizer que se trabalha bem no futebol português como um todo, agora com a Liga 3 que trouxe um nível crescente. Temos bons jogadores e bons treinadores que saem de lá e há que ficar satisfeito."
É um jogo difícil. "Sem sombra de dúvidas. O FC Porto não é só o clube, portanto pode haver a tendência de olhar para os números, com um golo sofrido e tendo o melhor ataque, mas é mais a qualidade de jogo da equipa e a velocidade que o grupo impõe. Têm a capacidade de ser uma equipa versátil, que sabe sair longo, assim como curto, portanto são muito competentes. É a equipa mais competente do campeonato, se a classificação assim o diz, temos de respeitar. Vai ser um jogo onde, em momentos, não vamos conseguir ser a equipa que queremos ser sempre e vamos ter de ser a equipa que o FC Porto nos permitir ser. Acaba por ser normal, dada a qualidade do adversário. Vamos arranjar espaço onde ferir o FC Porto em determinados momentos. Têm uma pressão muito boa no campo todo, portanto vamos buscar um bocadinho ao jogo em Alvalade, onde também fomos pressionados em todo o terreno. Com a devida estratégia, vamos arranjar um bom jogo amanhã."
Jogo em Nottingham? Se eu estivesse no lugar do treinador do FC Porto, trabalharia sobre essas fragilidades, é o que fazemos aqui.
Treinador do Moreirense
O Nottingham e o Benfica foram as únicas equipas que mantiveram o FC Porto a zeros, procurou inspirar-se na estratégia defensiva desses jogos? "Sim e não, porque, de certa forma, é bom perceber que determinadas estratégias funcionam, mas os jogadores e a equipa são diferentes, o Moreirense não vai ter esses jogadores. Por outro lado, também sentimos que o FC Porto pode ter alguma fragilidade, isso pode dar-nos umas luzes do que tentar. No entanto, se eu estivesse no lugar do treinador do FC Porto, trabalharia sobre essas fragilidades, é o que fazemos aqui. Temos a nossa estratégia, de acordo com a nossa própria equipa, independentemente de já ter acontecido perderem ou não, não podemos afastar-nos das nossas características. Trablhámos bem e estamos preparados."
Com duas derrotas consecutivas, a confiança dos jogadores pode afetar este jogo? "Por ser com o FC Porto, julgo que não vá ter. No momento em que ganhámos consecutivamente, vim aqui fazer o exercício de que as vitórias não nos podiam influenciar em demasia, também devemos fazer o contrário. Vou sempre posicionar os cinco maiores clubes da 1ª Liga num patamar diferente, é quase como jogar dois campeonatos. Honestamente, trabalhamos para que isto não pese, olhámos para o jogo com o Fafe e tiramos as nossas próprias ilações, percenendo o processo. Vamos ter de sair da nossa zona de conforto, mas isso é positivo, porque nós também queremos ser uma equipa muito versátil para ter várias armas à nossa disposição."
Lesionados. "Temos o Kiko Bondoso. O Schettine também está em dúvida, mas temos treino de manhã, vamos ver se estará disponível."
Treinador do Moreirense ciente de que os azuis e brancos ainda sentem a derrota em Nottingham, mas fala em "estratégia" individual para o adversário
Ponta-de-lança luta pela vaga com Yan Lincon
Guarda-redes volta ao onze, mas sofreu sempre golos diante dos dragões
Extremo não recupera de lesão e jogador cedido pelo Sporting deve continuar na ala canhota
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS