Estatísticas provam que alvinegros estão melhores

Tiago Margarido prepara-se para defrontar referência Mourinho

Treinador Tiago Margarido
Treinador Tiago Margarido • Foto: Hélder Santos

Tiago Margarido está na sua terceira temporada a liderar o Nacional e os números que vem obtendo falam por si, provando que a equipa está melhor nesta altura da época, em relação à temporada passada. É neste cenário que o técnico está a preparar a receção ao Benfica, que vai chegar à Choupana motivado pela vitória na Liga dos Campeões. Sábado, Margarido vai defrontar aquela que é a sua principal referência: José Mourinho.

Se olharmos para a época passada, percebe-se que nesta altura os nacionalistas estão em clara vantagem em termos classificativos, pois são 10º classificados, enquanto em 2024/25 surgiam na 17ª posição ao fim de 11 jornadas. Esta melhoria é também traduzida em pontos, já que o onze de Margarido soma 12, mais quatro que na última época, pois conseguiram mais uma vitória (3 no total) e mais um empate (3), além de terem menos duas derrotas (5). Estes números dão consistência a uma melhoria importante, pois há cerca de um ano a equipa estava na zona de despromoção e atualmente está com uma vantagem de três pontos relativamente ao lugar de 'playoff', tendo ainda seis pontos de avanço para as posições que ditam a descida direta.

O técnico já por diversas vezes admitiu que, este ano, tem mais e melhores avançados. De facto, no capítulo dos golos, Tiago Margarido também tem motivos para estar contente, pois a sua equipa marcou mais cinco (11), além de sofrer menos dois (15). Os números demonstram uma maior solidez e um crescimento em relação às ideias que o treinador implementou.

Histórico com poucas vitórias

Tiago Margarido quer agora contrariar a história, que não joga nada a favor do seu emblema nos confrontos diretos com os benfiquistas. O melhor que o Nacional conseguiu nos últimos tempos foi um empate (1-1) obtido na Luz, em 2020/2021, enquanto na temporada de 2012/2013, no Estádio da Madeira, com Manuel Machado à frente da equipa, os alvinegros empataram a dois golos, perante o Benfica liderado por Jorge Jesus.

Para saborear um triunfo, os adeptos do Nacional têm de recuar mais no tempo, até 21 agosto de 2010, uma vez que derrotou (2-1) o Benfica de Jorge Jesus, sob o comando de Jokanovic. No ano anterior, também no Estádio da Madeira,  uma nova vitória, mas mais expressiva (3-1), com Manuel Machado ao leme e o espanhol Quique Flores no outro banco. Recuando ainda mais no tempo (2004), o técnico Casemiro Mior e os seus 'mágicos' da Choupana averbaram mais um triunfo (3-2), perante um Benfica liderado por José Antonio Camacho. Em 2002, sob o comando de José Peseiro, os nacionalistas também levaram a melhor (1-0) frente aos encarnados, então liderados por Jesualdo Ferreira, golo do brasileiro Serginho.

Por João Manuel Fernandes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Nacional
Notícias
Notícias Mais Vistas