Tiago Margarido e o jogo com o Sporting: «Será extremamente difícil para nós»

Treinador do Nacional orgulhoso por completar 100 jogos no comando dos madeirenses em Alvalade

Seguir Autor:

Tiago Margarido antevê jogo difícil com o Sporting
Tiago Margarido antevê jogo difícil com o Sporting • Foto: LUSA

Com apenas 37 anos e na sua terceira temporada no comando técnico do Nacional, a duas últimos no principal escalão, Tiago Margarido vai fazer em Alvalade, frente ao bicampeão Sporting, o seu centésimo jogo a liderar os alvinegros. Uma marca que deixa naturalmente o técnico feliz e com um brilho nos olhos.

“Fazer 100 jogos só por si, é uma marca que me deixa orgulhoso enquanto treinador principal e à minha equipa técnica. São 100 jogos que felizmente são uma sequência de uma história bonita que estamos a construir aqui no Nacional, com a subida de divisão, com a manutenção na época anterior e a consequente estabilização do clube na 1.ª Liga. Isso só por si, já nos deixa extremamente orgulhosos, sabendo que nos tempos que correm não é fácil um treinador estar tanto tempo num clube, mas isso também demonstra a estabilidade que o clube vive e o apoio que a administração dá ao trabalho da equipa técnica, o que é um motivo de orgulho para nós”, disse Margarido. E quanto ao facto de esse feito acontecer frente aos leões: “O facto de ser um jogo contra o Sporting, sendo num estádio obviamente muito conhecido, sendo um dos grandes palcos do futebol português, é um momento especial para nós, mas encarar o jogo como sempre, com o objetivo de ganhar e com a nossa filosofia e no final podermos sair com pontos”.

Quando questionado se poderia definir em duas palavras este período da sua carreira, o treinador foi direto: “Fundamentalmente, um período da nossa vida enquanto equipa técnica extremamente feliz, portanto, felicidade e crescimento, pois está a ser aqui que nós estamos a crescer enquanto equipa técnica, por isso, escolhia as palavras felicidade e crescimento”.

Roubar pontos a um Sporting fortíssimo

A tarefa dos nacionalistas este domingo na Liga Betclic não é nada fácil, pois pela frente estará um Sporting que não quer perder pontos e está extremamente motivado pela qualificação obtida na Liga dos Campeões. Tiago Margarido sabe que terá pela frente um opositor fortíssimo.

“Vamos jogar contra uma equipa fortíssima, que está no top'8 na Liga dos Campeões, pois está apurada para a fase seguinte e quero desde já dar os parabéns às equipas portuguesas pela grande campanha que estão a fazer nas competições europeias. Esse apuramento só por si, já nos diz as dificuldades que vamos ter pela frente. O Sporting em casa tem sido bastante forte, tirando os jogos contra o FC Porto e o Sp. Braga, neste caso equipas consideradas como top'4 em Portugal. Contra as outras, em casa, ainda não sofreu nenhum golo em casa, tem uma média de 4-0  e marca há 32 jogos consecutivos, por isso, por tudo o que acabei de afirmar, será um jogo extremamente difícil para nós. Mas também temos as nossas valias, vamos tentar explorar os pontos menos bons do Sporting e temos crença que podemos tirar pontos de Alvalade”, afirmou.

Mesmo assim, perante uma poderosa equipa, Margarido promete ambição: “Pela nossa génese não vamos encarar o jogo com a perspetiva de estarmos recuados no campo, poderemos sim, pelo que poderão ser as incidências do jogo, ter que recuar por um ou outro momento, mas vamos tentar criar desconforto naquilo que é a construção do Sporting, procurar zonas de pressão nos espaços onde poderemos recuperar a bola com mais facilidade, sempre com um futebol positivo. Não podemos esquecer que o Nacional tem o sexto melhor ataque da Liga, sendo uma equipa que joga um futebol positivo, procurando jogar um futebol balanceado para a frente. Vamos tentar manter a mesma identidade, sabendo que o Sporting que pela sua qualidade, em alguns momentos nos vai empurrar para trás, mas isso faz parte do jogo”.

Suárez não fica atrás de Gyökeres

Para Tiago Margarido, o clube de Alvalade foi feliz na solução que encontrou para substituir o goleador Viktor Gyökeres. “Penso que o Sporting manteve o nível. O Gyökeres é um excelente jogador e foi extremamente importante naquilo que foi o bicampeonato do Sporting, mas o Luís Suárez pelo rendimento que está a ter até então, não está a ficar em nada atrás. Considero que ambos são fortíssimos, não sei discernir qual é o melhor, o que sei é que o Sporting fez muito bem a substituição do Gyökeres e continua fortíssimo”, disse.

Na primeira volta, o Sporting venceu na Choupana de forma folgada (1-4), numa partida que até foi o Nacional a marcar primeiro com um golo de Léo Santos, logo aos três minutos. Agora, o técnico nacionalista considera que em relação ao atual conjunto leonino, ao nível de dinâmica coletiva não se detetam grandes diferenças, o que muda são as peças.

Com a passagem conseguida na Liga do Campeões, Margarido considera que “o Sporting vem extremamente motivado, ainda há pouco tempo venceu o detentor da Champions League, o Paris Saint-Germain, agora com o Bilbau fez um excelente jogo e teve uma vitória justa, conseguindo o apuramento muito meritório. É uma equipa que está motivada, que não vai querer perder pontos no campeonato, contamos com uma dificuldade muito grande”.

Com o mercado de Inverno ainda em aberto, o treinador nacionalista já não espera receber mais jogadores: “Estou mais preocupado em não perder jogadores do que acrescentar jogadores à equipa, como tal, não espero presentes de ultima hora, como também não espero perder nenhum jogador”.

Por último, confirmou que o defesa Lenny Vallier vai a jogo, enquanto que o capitão João Aurélio, está em dúvida.

O plantel ainda realiza amanhã de manhã, no Estádio da Madeira, o derradeiro treino para a partida frente ao Sporting, seguindo viagem para Lisboa após a sessão de trabalho.

1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Nacional
Notícias
Notícias Mais Vistas