Técnico elogia equipa de Rúben Amorim, mas garante que o Rio Ave vai lutar pela vitória
Luís Freire espera um desafio muito difícil frente ao Sporting, que apelidou de "melhor equipa da Liga". O técnico do Rio Ave lembra que os leões têm ganho a "quase toda a gente", "cilindrando até alguns adversários", mas garantiu que os vila-condenses estão prontos para ir à luta.
Ideias para um grande desafio: "Falou de uma palavra chave: desafio. Desafio, oportunidade. O Sporting tem feito um muito bom campeonato. Tem sido a melhor equipa. Ataque muito finalizador, equipa com muita capacidade ofensiva, defensivamente estáveis. Estará moralizada. Sabemos do poderio, mas é uma oportunidade para mostrarmos qualidade, mostrarmos junto do nosso público que o fator casa é importante. Vamos ter muita gente a apoiar. Temos sido fortes em casa e acredito que somos competitivos contra adversários de alto gabarito. Acredito que vamos ter a nossa equipa a saber o que é o jogo, a saber o que o Sporting faz, a saber o que tem de fazer para se adaptar durante o jogo. Vamos trabalhar para surpreender o Sporting."
Estratégia para travar ataque do Sporting: "Olhamos smpre para todos os adversários, com os pontos fortes que têm. O Sporting tem muitos pontos fortes. A capacidade ofensiva é muito alta. Já defrontámos equipas que estavam em primeiro lugar e que são fortes. Acredito que temos a lição bem estudada, sabemos do poderio do Sporting, ofensivo e defensivo, mas também acredito que os jogadores vão querer mostrar capacidade e qualidade. É uma oportunidade para nós. Olhamos para o Sporting com o máximo respeito, mas o Rio Ave também vai querer ganhar o jogo."
Mais soluções desde janeiro: "O Rio Ave teve um período largo onde teve um grupo de jogadores muito fechado, na perspetiva de trabalharmos com os mesmos jogadores há muito tempo. Entraram 10 jogadores há 20 dias. Dá mais soluções, mas dá trabalho para os integrar. Vamos estudar as melhores soluções para sermos mais imprevisíveis, com mais planos. Dá um leque de soluções maiores. Temos capacidade de mudar até ao longo do jogo e tornarmo-nos diferentes ao longo do jogo."
Jogo de Alvalade: "Jogar em Alvalade, perder 2-0… não discutimos o resultado porque nunca entrámos no jogo. Não discutimos o resultado. O Sporting ganhou com mérito. Ao contrário de outros jogos, em que estivemos dentro do resultado. Mas agora é um momento diferente. Jogo em casa, temos de fazer o que está trabalhado. Trabalhámos muito esta semana. Não é todos os dias que temos a oportunidade de jogar contra quem está em primeiro ou em segundo. Temos pouco a perder. O Sporting tem ganho quase a toda gente e cilindrado. Tem 3 golos de média. É uma oportunidade para nos pôr à prova e nos puxar para cima."
Estratégia para o jogo: "Nós estamos preparados durante o jogo para responder a várias coisas, até o próprio vento e a própria chuva. Estamos preparados para isso. Temos a nossa resposta. Ainda hoje estávamos a contar com vento e chuva. Esta semana houve campo bom e mau. Estamos preparados. Se vai mexer com o plano ou não, veremos. Temos muitos jogos com o Sporting nos últimos dois anos. Não é difícil perceber o que vamos fazer. Não vamos desviar-nos muito do que somos. Vamos discutir o jogo."
Baixas: "Todos fazem falta, todos são importantes estando disponíveis. Não estando esses jogadores, todos procuram trabalhar bem. Acredito em quem vai entrar e em quem vai entrar a seguir, a confiança é máxima. São sérios, preparam-se para dar boas repsostas. Amanhã vão surgir oportunidades e só será positivo, mesmo para a equipa ter essa oportunidade para vários jogadores que querem mostrar-se muito."
Adrien Silva e penálti falhado em Famalicão: "O Gyokeres falhou com o Young Boys, é uma situação normal que acontece a quem bate. Em relação à outra pergunta, o Adrien está cada vez mais próximo de jogar mais tempo, assim ele trabalhe bem e eu vá entendendo que é a melhor solução. Veio há 20 e poucos dias, fez 20 minutos contra o Famalicão. Está disponível, convocado, logo veremos. Está-se a integrar bem, com boa energia, com boa atitude. Vai continuar a ajudar muito."
Amorim leva plano A e plano B para vento e chuva: "Não pus o foco todo nisso, o foco não está só no vento e na chuva. Apanhamos isto tanta vez. Para nós é mais um jogo, sabemos como são as condições, amanhã pode estar ou não estar. À hora do jogo logo se verificará. Estamos preparados para vento, chuva, sol… Sol não vai estar que é de noite..."
Jogo em atraso da 1.ª jornada
Treinador grego diz que é um privilégio poder defrontar o técnico encarnado
As declarações do treinador do Rio Ave após a derrota com o FC Porto
FC Porto dominador em Vila do Conde soma a sexta vitória em outras tantas jornadas da Liga
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas