Dois anos bastaram para que a ascensão ao escalão principal, sob o comando de Pedro Gomes, se consumasse, seguindo-se uma descida, e o regresso, em força, para três anos consecutivos a namorar a qualificação europeia. “As duas equipas de Mourinho Félix (1981/82 e 1983/84) estão entre as melhores de sempre do Rio Ave. Se a primeira conseguiu um brilhante 5.º lugar, a segunda chegou à histórica final da Taça”, assevera Mário de Almeida. O capitão Duarte não hesita em fazer a sua escolha: “A equipa de 1981/82 é a que considero mais marcante. Tínhamos um grande guarda-redes, uma defesa sólida, um meio-campo de grande qualidade, e uma dupla de atacantes velozes, o Pires e o Álvaro, que nos tornavam extremamente perigosos no contra-ataque.
Faltava-nos um avançado de referência. Estou convencido que se o N’habola (grande goleador do Rio Ave entre 1982 e 1984, período em que apontou 32 golos em 60 jogos na 1.ª Divisão) estivesse nessa equipa tínhamos dado luta aos 3 grandes!” A época 1981/82 ficou marcada pelo primeiro triunfo rioavista sobre o Benfica, curiosamente o primeiro adversário que o Avenida recebera, em 1979, na divisão maior. Um golo de Pires aniquilou o então campeão nacional, em vésperas de prélio europeu, o que motivou a presença de um espião do Bayern Munique. Instando a comentar as incidências do jogo, o emissário bávaro referiu: “O Benfica perdeu, mas neste campo e contra este adversário qualquer equipa perdia.” Eram os Mourinhos de trabalho e a sua fortaleza da Avenida.
Jogo será disputado no Estádio da Luz
Médio faz a defesa da qualidade da nova juventude do Rio Ave
Lateral grego defende capacidade competitiva do balneário
Vilacondenses triunfaram por 4-1 no Complexo Francisco Carvalho
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense