Rio Ave despede-se de Ukra com vídeo emotivo

Várias figuras do clube vila-condense, como Alexandrina Cruz, Luís Freire, Vítor Gomes e Jhonatan falaram do avançado

A carregar o vídeo ...
Rio Ave despede-se de Ukra com vídeo emotivo

O Rio Ave partilhou, através das suas redes sociais, um vídeo emocional em que várias figuras de proa dos vila-condenses abordaram as suas experiências pessoais com Ukra, mediático avançado que se retirou recentemente dos relvados.

"É facil falar dele, pelo que é genuino e brilhante na forma de estar na vida. Mas também é difícil, porque tantos elogios podem soar pouco real. É tudo verdade e ele é mesmo uma pessoa muito especial", começa por dizer a presidente do clube rioavista, Alexandrina Cruz, para abrir a homenagem.

Luís Freire, técnico da equipa, acompanhou a mesma linha de dedicatória e partilhou a maneira como Ukra melhorava qualquer estado anímico do plantel, mesmo em maus momentos. "Lembro-me de uma vez, em que já nao ganhávamos há cinco ou seis jogos e eu, para descontrair a equipa, disse que tínhamos de treinar os festejos. O Ukra, à sua maneira, decidiu logo que seria o Haka com a sua equipa, decidiu logo. Aquilo deu-nos um espírito muito interessante para mudar o 'mood', vincou o treinador, de 38 anos: "O Ukra teve um papel fundamental para mudar o ambiente quando era preciso. Espero que nunca mude."

De facto, o timoneiro da formação de Vila do Conde descreve o ex-jogador como aquele que o "marcou mais na carreira". "Na perspetiva de ter atingido palcos tão grandes, tão altos e ter a humildade que tem. Muitas vezes andou ao meu lado no banco de suplentes, a motivar e a levantar o espírito dos jogadores. Foi sempre para ajudar o Rio Ave e isso é impagável. Já teve tanto no futebol português e está a terminar de uma forma muito bonita. É o melhor jogador que um treinador pode ter ao seu lado", garantiu. 

Desde o treinador adjunto, Augusto Gama, que acompanhou Ukra "desde miúdo", nos escalões de formação do Rio Ave, até Marco Carvalho, diretor-geral dos vila-condenses, várias entidades do emblema rioavista descrevem Ukra como o "jogador perfeito" e não esquecem o impacto no clube, incluindo as partidas. 

"O Ukra e as partidas são um sinónimo. Os colegas estão a trabalhar num aparelho e ele vai lá mexer na intensidade. Também vamos entrando no espírito dele, mas temos de estar atentos porque ele é perigoso, até quando entra no departamento médico", revelou em tom de brincadeira José Teixeira, fisioterapeuta da formação verde e branca há cerca de dez anos: "Teve algumas lesões, algumas de outros tempos e outras passagens. É um guerreiro. Nunca o vi triste, desanimado, a pensar que podia ser o fim ou que podia ser o pior que lhe aconteceu. E uma coisa é certa, houve quem recuperasse das lesões de forma melhor por causa dele. Está sempre divertido e puxa sempre pelo melhor que as pessoas têm."

Espírito refletido na mensagem que os colegas de equipa Jhonatan e Vítor Gomes, dois dos capitães do Rio Ave, entregaram.

"Dou-te os parabéns pela linda carreira que construíste. É um momento que os jogadores nunca gostam, sentem falta das rotinas. Mas foi uma carreira linda, de sucesso e sei que vais fazer falta ao futebol, mas tenho a certeza que estás feliz com a família e desejo-te o melhor", revelou diretamente o guardião brasileiro, enquanto Vítor Gomes definiu Ukra de forma mais sucinta: "É um jogador que todas as equipas deviam ter no plantel."

Por João Albuquerque
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Rio Ave Notícias
Notícias Mais Vistas