Vilacondenses ficam à espera do resultado do Casa Pia
O Rio Ave venceu este domingo fora o Sporting da Covilhã, por 1-0, na 33.ª jornada da Liga Sabseg e pode festejar a subida à Liga Bwin, caso o Casa Pia não vença.O golo de Pedro Mendes, aos 46 minutos, mantém os 'leões da serra' no lugar de 'playoff' de despromoção, sem conseguirem evitar já a descida direta e adiam a decisão para a última jornada, frente ao Estrela da Amadora.
As duas formações, à procura da vitória - os nortenhos para garantirem o regresso ao primeiro escalão e os serranos para fugirem à descida de divisão -, protagonizaram uma primeira metade jogada com intensidade, disputada e com oportunidades de golo para ambas as equipas.
Os vila-condenses iniciaram a partida com grande fulgor e criaram ocasião soberana para marcar logo aos 15 segundos quando, a passe de Gabrielzinho, Aziz obriga Léo Navacchio a defesa apertada em cima da linha.
No segundo minuto de jogo foi Tiago Moreira a desviar o remate de Pantalon e pouco depois Joca, de fora da área, testou também a atenção do guardião serrano.
Ao quarto de hora os 'leões da serra' reagiram, equilibraram o encontro, tornaram-se mais rematadores e podiam ter inaugurado o marcador.
Primeiro, um atraso displicente de Pantalon a Jhonatan fez a bola rasar o poste do Rio Ave. Aos 16 minutos Rui Gomes serviu Kukula, o avançado rematou com o pé esquerdo, mas o guarda-redes visitante defendeu e, na recarga, Jean Felipe atirou às malhas laterais.
Aos 20 minutos, de canto, Rui Gomes meteu a bola na cabeça de Helitão, que atirou a poucos centímetros da barra.
Antes do descanso foi a formação de Luís Freire a criar perigo, mas por duas vezes a intervenção de Léo impediu Pedro Mendes de finalizar.
No reatamento os vila-condenses entraram a marcar, aos 46 minutos. Aproveitando um passe errado de Helitão, Costinha assistiu Pedro Mendes, que, em zona frontal, rematou certeiro de primeira.
A jogar com a defesa mais subida, o Rio Ave, mais confiante, foi gerindo os momentos do jogo e não permitiu grandes veleidades ao Covilhã, com dificuldade em chegar à área adversária com perigo.
Aos 74 minutos, Vítor Gomes introduziu a bola na baliza serrana, mas estava em posição irregular.
Nos descontos, já com os vila-condenses a jogarem com menos um, devido a lesão de Ronan, e com Helitão na frente do ataque, o central podia ter empatado, mas o cabeceamento saiu ao lado e o marcador não se alterou.
Na última jornada o Rio Ave defronta o Chaves, também na corrida à subida de escalão, que no domingo joga com o Estrela da Amadora e pode ficar a um ponto.
Jogo realizado no Estádio Santos Pinto, na Covilhã, Castelo Branco.
Sporting da Covilhã-Rio Ave: 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Pedro Mendes, 46 minutos.
Equipas:
- Sporting da Covilhã: Léo Navacchio, Tiago Moreira (Arnold, 62), André Almeida, Helitão, Lucas Barros, Tembeng (Camilo, 62), Gilberto, Jean Felipe (Tamba, 77), Rui Gomes, Felipe Dini (Ryan Teague, 83) e Kukula.
(Suplentes: Bruno Bolas, Jaime Simões, Jorge Vilela, Ryan Teague, Arnold, Fabrice Tamba, Jorginho, Perea e Camilo).
Treinador: Leonel Pontes.
- Rio Ave: Jhonatan, Costinha, Arderllan Santos, Renato Pantalon, Pedro Amaral, Guga (João Graça, 64), Vítor Gomes, Joca (Ronan, 83), Gabrielzinho, Pedro Mendes (Ukra, 83) e Aziz (Zé Manuel, 64).
(Suplentes: Leo Vieira, Hugo Gomes, Fabrice Olinga, Ronan, Amine, Alhassane, Ukra, João Graça e Zé Manuel).
Treinador: Luís Freire.
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo a Costinha (31), Tiago Moreira (58), Helitão (71), Kukula (75).
Assistência: Cerca de 3.000 espectadores.
AYR // NFO
Lusa/Fim.
David Maside nas nuvens após vitória histórica sobre os vilacondenses (3-2) na 3.ª eliminatória da Taça
Técnico grego pediu desculpa aos adeptos após a derrota (2-3) com o Sintrense na 3.ª eliminatória da Taça
Triunfo por 3-2 em jogo da 3.ª eliminatória
Médio alemão parte para o jogo com as boas sensações das meias-finais de 2024/25
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua