Vilacondenses ficam à espera do resultado do Casa Pia
O Rio Ave venceu este domingo fora o Sporting da Covilhã, por 1-0, na 33.ª jornada da Liga Sabseg e pode festejar a subida à Liga Bwin, caso o Casa Pia não vença.O golo de Pedro Mendes, aos 46 minutos, mantém os 'leões da serra' no lugar de 'playoff' de despromoção, sem conseguirem evitar já a descida direta e adiam a decisão para a última jornada, frente ao Estrela da Amadora.
As duas formações, à procura da vitória - os nortenhos para garantirem o regresso ao primeiro escalão e os serranos para fugirem à descida de divisão -, protagonizaram uma primeira metade jogada com intensidade, disputada e com oportunidades de golo para ambas as equipas.
Os vila-condenses iniciaram a partida com grande fulgor e criaram ocasião soberana para marcar logo aos 15 segundos quando, a passe de Gabrielzinho, Aziz obriga Léo Navacchio a defesa apertada em cima da linha.
No segundo minuto de jogo foi Tiago Moreira a desviar o remate de Pantalon e pouco depois Joca, de fora da área, testou também a atenção do guardião serrano.
Ao quarto de hora os 'leões da serra' reagiram, equilibraram o encontro, tornaram-se mais rematadores e podiam ter inaugurado o marcador.
Primeiro, um atraso displicente de Pantalon a Jhonatan fez a bola rasar o poste do Rio Ave. Aos 16 minutos Rui Gomes serviu Kukula, o avançado rematou com o pé esquerdo, mas o guarda-redes visitante defendeu e, na recarga, Jean Felipe atirou às malhas laterais.
Aos 20 minutos, de canto, Rui Gomes meteu a bola na cabeça de Helitão, que atirou a poucos centímetros da barra.
Antes do descanso foi a formação de Luís Freire a criar perigo, mas por duas vezes a intervenção de Léo impediu Pedro Mendes de finalizar.
No reatamento os vila-condenses entraram a marcar, aos 46 minutos. Aproveitando um passe errado de Helitão, Costinha assistiu Pedro Mendes, que, em zona frontal, rematou certeiro de primeira.
A jogar com a defesa mais subida, o Rio Ave, mais confiante, foi gerindo os momentos do jogo e não permitiu grandes veleidades ao Covilhã, com dificuldade em chegar à área adversária com perigo.
Aos 74 minutos, Vítor Gomes introduziu a bola na baliza serrana, mas estava em posição irregular.
Nos descontos, já com os vila-condenses a jogarem com menos um, devido a lesão de Ronan, e com Helitão na frente do ataque, o central podia ter empatado, mas o cabeceamento saiu ao lado e o marcador não se alterou.
Na última jornada o Rio Ave defronta o Chaves, também na corrida à subida de escalão, que no domingo joga com o Estrela da Amadora e pode ficar a um ponto.
Jogo realizado no Estádio Santos Pinto, na Covilhã, Castelo Branco.
Sporting da Covilhã-Rio Ave: 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Pedro Mendes, 46 minutos.
Equipas:
- Sporting da Covilhã: Léo Navacchio, Tiago Moreira (Arnold, 62), André Almeida, Helitão, Lucas Barros, Tembeng (Camilo, 62), Gilberto, Jean Felipe (Tamba, 77), Rui Gomes, Felipe Dini (Ryan Teague, 83) e Kukula.
(Suplentes: Bruno Bolas, Jaime Simões, Jorge Vilela, Ryan Teague, Arnold, Fabrice Tamba, Jorginho, Perea e Camilo).
Treinador: Leonel Pontes.
- Rio Ave: Jhonatan, Costinha, Arderllan Santos, Renato Pantalon, Pedro Amaral, Guga (João Graça, 64), Vítor Gomes, Joca (Ronan, 83), Gabrielzinho, Pedro Mendes (Ukra, 83) e Aziz (Zé Manuel, 64).
(Suplentes: Leo Vieira, Hugo Gomes, Fabrice Olinga, Ronan, Amine, Alhassane, Ukra, João Graça e Zé Manuel).
Treinador: Luís Freire.
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo a Costinha (31), Tiago Moreira (58), Helitão (71), Kukula (75).
Assistência: Cerca de 3.000 espectadores.
AYR // NFO
Lusa/Fim.
Capitão foi utilizado em todos os 15 jogos da temporada, mas vai cumprir suspensão
Águias com vitória folgada no duelo da 13.ª jornada da 1.ª fase do campeonato de futsal
Oumar Camara volta a marcar e dá triunfo aos minhotos, que se aproximam dos lugares desejados
Vila-condenses sentem-se prejudicados em vários jogos, o mais recente frente ao Vitória
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo