SAD vilacondense crítica a alteração data da visita a Famalicão, da 7.ª jornada
Depois do FC Porto ter dirigido duras críticas à Liga Portugal na sequência da decisão unilateral de alterar o duelo com o Arouca, da 7.ª jornada da Liga Portugal Betclic, de 28 para 29 de setembro, devido à realização da Feira das Colheitas no município, esta quinta-feira foi a vez do Rio Ave manifestar igualmente o seu desagrado com o reagendamento do seu encontro com o Famalicão, da mesma ronda, que será agora disputado na data para a qual estava originalmente previsto o duelo entre os lobos e os dragões.
Em comunicado, a SAD do Rio Ave explica que foi informada pela Liga Portugal da intenção de antecipar a visita dos vilacondenses a Famalicão no dia 16 de setembro, alegando "a existência de um regime de excecionalidade que forçava a adiar o jogo FC Arouca vs FC Porto, para segunda-feira", tendo logo aí manifestado total e cabal desacordo para a alteração proposta".
"Uma nova alteração à calendarização previamente definida é manifestamente prejudicial ao nosso plano desportivo, porquanto estamos a dez dias da realização do jogo em causa e um microciclo já de si apertado é ainda mais agravado, pois realizamos agora três jogos em 9 dias, sendo dois deles fora de casa, consecutivos, com desigualdade de circunstâncias face ao nosso adversário", refere a SAD do Rio Ave, considerando que não está em causa "nenhuma excepcionalidade, mas sim a incapacidade da Liga Portugal em antecipar o problema e calendarizar as jornadas com o cuidado necessário e exigível".
Os vilacondenses lamentam ainda que não tenha havido disponibilidade, quer da Liga, quer do operador televisivo, para realizar os dois jogos na segunda-feira, dia 29 de setembro.
Eis o comunicado da SAD do Rio Ave na íntegra:
"Tendo a Rio Ave Futebol Clube – Futebol, SAD sido confrontada com uma alteração unilateral da calendarização do jogo Famalicão vs Rio Ave FC, da 7ª jornada da Liga Portugal Betclic, originalmente marcado para dia 29 de setembro, importa esclarecer o seguinte:
1. O Rio Ave FC, ao abrigo da regulamentação de proteção às equipas portuguesas que participam nas competições europeias, havia visto o seu jogo da 1ª jornada, com o SL Benfica, na Luz, adiado para 23 de setembro, uma terça-feira, algo que nos criou um microciclo de três jogos em pouco mais de uma semana, dado que se cumpre a 6ª jornada a 19 de setembro, frente ao FC Porto, e a 7ª jornada, diante do FC Famalicão, a 29 de setembro.
2. Esta calendarização foi concretizada e comunicada pela Liga Portugal a 5 e 6 de setembro, através dos comunicados de marcação de jogos e confirmação de horário, com os números 53 e 55, respectivamente.
3. No passado dia 16 de setembro, foi a Rio Ave FC SAD informada pela Liga da intenção de alterar a data da realização do jogo da 7ª jornada, antecipando-o para domingo, 28 de setembro, com o argumento da existência de um regime de excepcionalidade que forçava a adiar o jogo FC Arouca vs FC Porto, para segunda-feira.
4. A excepcionalidade apontada pela Liga, e alegadamente suportada pelo nr. 3 do Artigo 44 do Regulamento de Competições, diz respeito à suposta falta de condições de segurança para a realização do encontro FC Arouca vs FC Porto, uma vez que, no mesmo dia, se realiza a Feira das Colheitas de Arouca, um evento anual integrado nas festas da cidade e que se realiza desde 1944, nas proximidades do estádio. Evento esse que, refira-se, está anunciado há vários meses e há vários anos é motivo de atenção, relativamente à marcação dos jogos do FC Arouca na condição de visitado.
5. A Rio Ave FC SAD, desde logo, e diretamente ao Presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, manifestou total e cabal desacordo para a alteração proposta. Uma nova alteração à calendarização previamente definida é manifestamente prejudicial ao nosso plano desportivo, porquanto estamos a dez dias da realização do jogo em causa e um microciclo já de si apertado é ainda mais agravado, pois realizamos agora três jogos em 9 dias, sendo dois deles fora de casa, consecutivos, com desigualdade de circunstâncias face ao nosso adversário. Por outro lado, entende a Rio Ave FC SAD que não nos encontramos perante nenhuma excepcionalidade, mas sim perante a incapacidade da Liga Portugal em, mediante os dados que são por todos conhecidos, há vários anos, relativamente a esta Feira e às consequências da mesma na marcação de jogos em Arouca, antecipar o problema e calendarizar as jornadas com o cuidado necessário e exigível.
6. Não houve, quer da Liga Portugal, quer do operador televisivo, qualquer disponibilidade para, por exemplo, realizar os dois jogos em causa na segunda-feira, dia 29 de setembro, utilizando os blocos horários devidamente previstos em regulamento.
7. Cabe à Liga Portugal assumir as suas responsabilidades por tão caricata situação, ao expôruma indústria de tão grande dimensão à fragilidade de se condicionar em virtude da realização de uma Feira, prevista no tempo e no espaço, há tempo mais que suficiente para que tudo isto fosse profundamente evitável. A Rio Ave FC SAD espera que, futuramente, a Liga Portugal faça das palavras atos e concretize, efectivamente, os valores que manifesta defender, particularmente o da credibilidade, para que tenhamos, de facto, competições de excelência e que episódios como este, com claro prejuízo para as sociedades desportivas, não se repitam."
Vilacondenses terão de pagar 421 euros
SAD vilacondense crítica a alteração data da visita a Famalicão, da 7.ª jornada
Técnico lembra que os vila-condenses já mostraram disponibilidade para ajudar quem joga na Europa
Técnico do Rio Ave tem dois desafios de alto nível pela frente, diante do FC Porto e do Benfica
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano
Novo contrato deve ser oficializado em breve
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais