Silaidopoulos e as notícias sobre a sua saída do Rio Ave: «Não gasto a minha energia com isso...»

Treinador focado no que consegue controlar e não em "rumores ou histórias"

Seguir Autor:

Sotiris Silaidopoulos
Sotiris Silaidopoulos • Foto: LUSA/EPA

Assim que começou a conferência de imprensa de antevisão de Sotiris Silaidopoulos à partida com o Moreirense, agendada para esta segunda-feira (20H15), o treinador foi confrontado com as notícias desta semana sobre o cenário de saída do comando técnico do Rio Ave. O grego, de 47 anos, não valoriza "rumores e histórias", diz que não gasta a sua "energia com isso", mas não foi esclarecedor quando Record perguntou se irá manter-se em funções após o jogo com o Moreirense: "Não é uma pergunta para mim."

Silaidopoulos abordou ainda o momento da equipa, acredita no processo que tem sido desenvolvido apesar das dificuldades inerentes à perda de elementos importantes (lesões ou transferências), revelou que Cesary Miszta voltará "em breve" aos treinos e que Brandon Aguilera será operado esta semana.

Notícias sobre estar de saída: "É normal no futebol, quando vives momentos difíceis, surgirem rumores e histórias, em que muitas não são verdade. Não gasto a minha energia com isso. Estou muito focado na equipa, nos jogadores, e em como vamos ganhar o jogo. Toda a minha energia está aí. Essas coisas não me afetam, já estive em situações assim no passado e a resposta foi sempre a mesma: trabalho duro, paciência e foco nas coisas que controlo."

Se será jogo decisivo para seu futuro: "Questão típica... Se reparar na 1.ª volta contra o Moreirense, lembra-se quantos pontos somámos? [Derrota por 3-1] Se vencermos estes 3 pontos será exatamente a mesma coisa. Há 13 jogos pela frente, 39 pontos em disputa. Há mais futuro pela frente. E sou sempre positivo e não olho para as coisas dessa forma."

Se continuará no Rio Ave após o jogo de 2.ª feira: "Não é uma questão para mim..."

Notícias poderão provocar instabilidade? "Acredito que, vendo esta semana, penso que essas notícias até nos ajudam, a sério, a estarmos mais próximos, mais conectados, mais unidos. Sinto a energia dentro do grupo e que estão mesmo motivados para responder amanhã. Percebemos a situação e queremos dar uma resposta. Mas o que sinto pelos treinos e comportamento dos jogadores é que estamos todos juntos e a lutar pelo mesmo objetivo e isso é muito importante para mim."

O que espera ver da equipa após 4 derrotas seguidas e sem golos marcados: "É verdade que não marcámos golos, temos trabalhado muito duro nos treinos, coletiva e individualmente, para criar situações para marcar golos. Todos têm de perceber que estamos a criar uma nova equipa. Estamos sem 6 jogadores do início da época, muito importantes, que ajudavam a marcar golos e a assegurar pontos. Agora temos novas entradas no plantel, talvez tenhamos de ajustar a forma de jogar, a tática, para encontrar de novo formas de criar perigo e marcar golos. Os novos jogadores estão a adaptar-te muito rápido, e isso é importante. Mas temos de fazer isto o mais rápido possível, pois temos de marcar golos para vencer jogos."

Uma espécie de pré-época: "É o que tenho dito à equipa. Somos uma nova equipa. Não temos o Miszta, Aguilera, André Luiz, Clayton, Panzo, mesmo o Athanasiou... Eram titulares na primeira metade da época. Sem o André e Clayton é uma forma totalmente diferente de jogar, explorar espaços e chegar ao último terço. Agora com novas entradas, jogadores que nos podem ajudar e trazem qualidade. Estamos num bom caminho e esperamos que amanhã seja um bom dia para nós."

Análise ao Moreirense, equipa em crescimento: "É um bom exemplo de estabilidade e é o que precisamos aqui também, em vários aspetos. É uma equipa muito bem organizada, com boa intensidade, sempre competitiva em todos os jogos, jogadores de bom nível. Temos de estar focados e melhorar muito nas áreas, a atacar e a defender, temos de ser mais atentos e consistentes. Os detalhes vão decidir quem vence. Mas quero ver boa mentalidade, personalidade, determinação em conquistar os 3 pontos."

Necessidade de esforço extra por parte da equipa: "Há muitas coisas que a equipa técnica e treinador podem fazer... Trabalhamos muito, analisamos muitas situações, mostramos vídeos de como evoluir. É um bom momento de respondermos e mostrar do que somos capazes. Eu acredito muito nesta equipa, temos jogadores talentosos, todos os ingredientes para termos uma melhor segunda volta. Não podemos destruir tudo. Se ganharmos ao Moreirense, teremos 3 pontos, os mesmos que tínhamos quando enfrentámos este adversário na 1.ª volta [após 3 empates] e acabámos com 20 pontos a 1.ª volta, com 4 jogos em que sofremos golo nos últimos minutos, se não teríamos mais pontos. Temos desenvolvido jogadores, vendemos jogadores, é um processo novo e é muito desafiante para mim, para a equipa e para o clube encontrar a forma."

Ponto de situação do Miszta: "Está a correr muito bem. Falei com ele ontem, ele está muito melhor, penso que em breve voltará aos treinos, não sei se será dentro de uma semana ou duas, mas em breve voltará aos treinos e penso que terminará a época normalmente, com a equipa."

Aguilera: "Vai ter a sua operação esta semana. Estamos todos com ele, é um jogador muito importante para nós e uma pessoa importante no balneário. Só tem de focar depois na recuperação e voltar mais forte."

João Graça pode ser solução na ausência de Aguilera: "É o exemplo perfeito de um jogador para ter num plantel. É tão trabalhador nos treinos e tão positivo, mesmo quando não tem o tempo de competição que merece. Já lhe disse que é dos melhores exemplos de um jogador profissional que já vi na minha carreira toda. Claro que tem a experiência e conhecimento, pode ser opção para nós, claro."

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Rio Ave
Notícias
Notícias Mais Vistas