PS apresenta proposta para manter apoios desportivos da 'Palavra Açores'

Socialistas alertam que os fins daqueles apoios podem ter "impacto direto" na "atividade desportiva

Seguir Autor:

Estádio de São Miguel
Estádio de São Miguel • Foto: Santa Clara

 O PS/Açores entregou esta terça-feira uma proposta na Assembleia de Regional para garantir a manutenção dos apoios desportivos conhecidos por 'Palavra Açores' e repor o financiamento a "iniciativas com interesse para a promoção turística".

"A iniciativa surge na sequência do anúncio do fim do apoio à 'Palavra Açores' e da suspensão dos apoios previstos no regime de financiamento público de iniciativas com interesse para a promoção do destino turístico Açores, situação que tem gerado forte incerteza junto de clubes, associações e entidades promotoras de eventos", adianta o PS em nota de imprensa.

Os socialistas alertam que os fins daqueles apoios podem ter "impacto direto" na "atividade desportiva, cultural e económica das várias ilhas" do arquipélago.

"A proposta socialista visa garantir estabilidade e previsibilidade aos clubes desportivos, associações e entidades promotoras de eventos, assegurando a continuidade de instrumentos essenciais para a promoção externa da região e para a dinamização das economias locais das várias ilhas", refere o partido.

O acionista da SAD do Santa Clara alertou na segunda-feira que é impossível manter o clube nos Açores caso termine o apoio da 'Palavra Açores', enquanto o presidente do Governo dos Açores se mostrou confiante de que será possível "encontrar soluções" com "equidade".

Citado na nota de imprensa, o deputado do PS no parlamento açoriano Russel Sousa considerou que a manutenção dos apoios é "fundamental para assegurar a presença contínua do nome Açores em contextos de elevada visibilidade nacional e internacional".

"Qualquer revisão dos modelos de financiamento deve ser feita com diálogo e previsibilidade, garantindo que não exista interrupção dos apoios enquanto não for definido um novo modelo", defendeu o deputado socialista.

Segundo notícias veiculas na imprensa regional, o Governo Regional vai terminar com o apoio da 'Palavra Açores' a partir da época 2026/27, o que poderá comprometer a presença de vários clubes açorianos nas provas nacionais.

Numa publicação nas redes sociais, o acionista maioritário da SAD do Santa Clara alertou para a importância do apoio conhecido por 'Palavra Açores' (por estar ligado à promoção turística), que concede, anualmente, um milhão de euros ao clube.

"A manutenção do apoio da 'Palavra Açores' ao Santa Clara é primordial para se manter as quatro equipas em São Miguel devido à insularidade e aos custos logísticos de se jogar em uma ilha. Caso ele não exista, é impossível manter o projeto na ilha e ele teria de ser transferido para o continente por motivos óbvios", escreveu Bruno Vicintin no Instagram, referindo-se às equipas A, B, sub-23 e juniores.

Questionado pela posição do Santa Clara, o presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) garantiu na segunda-feira que vai continuar a demonstrar "capacidade de diálogo" e de "entendimento" com os clubes.

"A complexidade das situações é muito intensa. Envolve muitos operadores na área do desporto e do futebol. Estamos empenhados em encontrar soluções", afirmou Bolieiro.

O PS/Açores, maior partido da oposição na região, marcou um debate de urgência sobre o fim daqueles apoios para o plenário deste mês da Assembleia Regional, que iria começar hoje, mas foi adiado para 24 de fevereiro devido ao mau tempo que afetou as ligações aéreas na região.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Santa Clara
Notícias
Notícias Mais Vistas