O clube encarnado esteve nos momentos mais marcantes da vida desportiva de Manuel Fernandes. Analisando o Benfica de hoje, considera que as constantes mudanças o têm prejudicam
18 DE ABRIL de 1976. Inauguração do Estádio São Miguel com o Sporting-Benfica. Aos 14 minutos de jogo celebra-se o primeiro golo marcado neste recinto desportivo. O homem que o marcou treina hoje em dia o Santa Clara e recorda com emoção a vitória leonina por 4-3.
“O primeiro aspecto que me vem à memória é o tempo que demorámos para chegar, uma vez que ficámos alojados em Ponta Delgada. Foi um jogo muito giro, pois foi a primeira vez que os dois rivais se defrontaram nos Açores e, para melhorar o espetáculo, tratou-se de um jogo sem pressão. As bancadas estavam manchadas de vermelho, dado que não havia muitos sportinguistas em São Miguel”, lembra.
Curiosamente, o primeiro contacto de Manuel Fernandes com os Açores deu-se em 1974, numa digressão com a CUF. Na altura também defrontou o Benfica, no Campo Jácome Correia, um pelado “duro e com muitas pedras”, como o classifica o técnico dos insulares. “Perdemos por 3-1, o Benfica tinha uma grande equipa e nós não tínhamos ninguém a apoiar-nos nas bancadas”, acrescenta. Apesar do desaire desportivo, a paixão pela terra ficou e mais tarde Manuel Fernandes não perdeu a oportunidade de passar férias nos Açores com a família, um lugar que descreve como “tranquilo”, ideal para a progressão de um jogador.
O Benfica esteve sempre presente na carreira do ex-internacional português. A sua estreia na I Divisão foi em 19 de Outubro de 1969, pela CUF, frente aos encarnados. Sobre este momento confessou: “Na altura o Benfica era o candidato nº 1 ao título. Tinha 18 anos e defrontei o Eusébio, Coluna, Simões e Torres. Tremi em campo, as pernas pesavam-me. Perdemos por 2-0 com golos do Eusébio. Foi uma estreia infeliz, ainda por cima numa altura em os jovens tinham poucas oportunidades”.
Sobre o actual Benfica, Manuel Fernandes faz um paralelismo com o Sporting do seu tempo. “Hoje em dia na Luz há uma grande ansiedade para ganhar. O mais importante é estruturar a equipa sem mudar radicalmente o plantel. Se mantiver os jovens valores e conseguir bons reforços, terá uma equipa fortíssima.”
Sempre conotado com o Sporting, Manuel Fernandes conquistou um povo com o coração encarnado. “Acima de tudo sou profissional. Este ano já tirei dois pontos ao Sporting e três ao FC Porto. Ao Benfica, vamos ver se o conseguimos.”
Defesa-central marcou primeiro golo pelos açorianos e no triunfo sobre o Casa Pia (1-0)
Central marcou aos 11’ e coroou boa entrada açoriana perante reação curta dos gansos
Treinador do Santa Clara após triunfo frente ao Casa Pia
Açorianos ascendem ao 15.º lugar
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Inter Miami, liderado pelo antigo internacional inglês e onde alinha o argentino, conquistou pela primeira vez a MLS
Antigo internacional alemão lançou discussão nas redes sociais
Avançado do Toluca brilha no México