Atualmente o emblema é idêntico ao do Benfica: nos anos 60 os açorianos tornaram-se uma filial do clube da Luz
Os sócios do Santa Clara vão reunir-se em 26 de março, em assembleia-geral, para discutir uma proposta da direção para alterar o emblema do clube açoriano, anunciou esta sexta-feira a formação da Liga NOS.
Na convocatória, lê-se que a reunião irá contar com um ponto único na ordem de trabalhos: a "discussão e votação da proposta da direção" para a alteração dos estatutos, de modo a permitir a alteração do emblema do clube.
Em causa está uma proposta da direção liderada por Rui Cordeiro para a criação de um novo emblema.
O emblema proposto pela direção do Clube Desportivo Santa Clara (CDSC) baseia-se num brasão, que ostenta a bandeira dos Açores e onde predominam as cores vermelho e preto.
No centro do emblema proposto, encontra-se um animal (uma fusão entre um milhafre e um leão), um "símbolo da união do passado", uma vez que a primeira imagem do clube ostentava um leão.
"A elaboração de um novo emblema é assim fundamental para a afirmação do CDSC no futebol nacional e internacional. Uma marca que represente os ideias, objetivos e missão do clube", lê-se na proposta da direção dos açorianos.
Atualmente, o emblema do Santa Clara é idêntico ao do Benfica, uma vez que nos anos 60 os açorianos tornaram-se uma filial do clube da Luz e, apesar de o Santa Clara já não ter ligações formais ao Benfica, o emblema manteve-se.
Em 13 de setembro, foi anunciado que o Santa Clara, criara uma comissão para a alterar o símbolo do clube, uma alteração "fundamental" para a equipa açoriana ter uma "marca própria" e se "emancipar" de emblemas semelhantes.
"Foi eleita uma comissão para alteração do símbolo, que é um aspeto fundamental, no sentido de virar o Santa Clara para o futuro, um Santa Clara cada vez mais com uma marca própria, uma identidade própria e a representar cada vez mais e melhor os Açores", disse então o presidente da equipa açoriana, Rui Cordeiro.
Hoje, o Santa Clara vai defrontar o líder Sporting no estádio de Alvalade, às 20:45, em jogo da 22.ª jornada da I Liga de futebol.
Pela primeira vez titular contra o Tondela, australiano saiu ainda antes do intervalo
Dois golos em quatro minutos lançaram beirões e reação açoriana acabou por ficar curta
Beirões somam 3 pontos importantes
Hipótese de adiar o jogo para a próxima paragem das seleções chegou a estar em cima da mesa
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português