Atualmente o emblema é idêntico ao do Benfica: nos anos 60 os açorianos tornaram-se uma filial do clube da Luz
Os sócios do Santa Clara vão reunir-se em 26 de março, em assembleia-geral, para discutir uma proposta da direção para alterar o emblema do clube açoriano, anunciou esta sexta-feira a formação da Liga NOS.
Na convocatória, lê-se que a reunião irá contar com um ponto único na ordem de trabalhos: a "discussão e votação da proposta da direção" para a alteração dos estatutos, de modo a permitir a alteração do emblema do clube.
Em causa está uma proposta da direção liderada por Rui Cordeiro para a criação de um novo emblema.
O emblema proposto pela direção do Clube Desportivo Santa Clara (CDSC) baseia-se num brasão, que ostenta a bandeira dos Açores e onde predominam as cores vermelho e preto.
No centro do emblema proposto, encontra-se um animal (uma fusão entre um milhafre e um leão), um "símbolo da união do passado", uma vez que a primeira imagem do clube ostentava um leão.
"A elaboração de um novo emblema é assim fundamental para a afirmação do CDSC no futebol nacional e internacional. Uma marca que represente os ideias, objetivos e missão do clube", lê-se na proposta da direção dos açorianos.
Atualmente, o emblema do Santa Clara é idêntico ao do Benfica, uma vez que nos anos 60 os açorianos tornaram-se uma filial do clube da Luz e, apesar de o Santa Clara já não ter ligações formais ao Benfica, o emblema manteve-se.
Em 13 de setembro, foi anunciado que o Santa Clara, criara uma comissão para a alterar o símbolo do clube, uma alteração "fundamental" para a equipa açoriana ter uma "marca própria" e se "emancipar" de emblemas semelhantes.
"Foi eleita uma comissão para alteração do símbolo, que é um aspeto fundamental, no sentido de virar o Santa Clara para o futuro, um Santa Clara cada vez mais com uma marca própria, uma identidade própria e a representar cada vez mais e melhor os Açores", disse então o presidente da equipa açoriana, Rui Cordeiro.
Hoje, o Santa Clara vai defrontar o líder Sporting no estádio de Alvalade, às 20:45, em jogo da 22.ª jornada da I Liga de futebol.
Equipa de Vasco Matos expectante quanto à resposta dos moçambicanos sobre Geny Catamo
Médio defensivo de 18 anos faz parte da equipa de juniores dos açorianos
Organismo manteve data do jogo com o Arouca poucos dias depois da receção ao Sporting
Avançado brasileiro de 26 anos chega aos Açores
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam