Treinador dos açorianos acredita que conjunto precisa de "criar valores internos muito fortes"
O novo treinador do Santa Clara, Vasco Matos, prometeu este domingo "muito rigor" e "muito trabalho", alertando para a competitividade da Liga Sabseg e defendendo que o clube açoriano precisa de "criar valores internos muito fortes".
"O nosso principal objetivo neste momento é organizar e tomar boas decisões. É percebermos que tem de ser com muito rigor e muito trabalho. Não estamos a olhar para o teto. Temos de construir a base da casa e os pilares. Isso é fundamental", declarou, durante a apresentação como treinador do Santa Clara para a temporada 2023/24, que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Relacionadas
Questionado sobre um regresso do clube à Liga Bwin, Vasco Matos, ex-adjunto de Filipe Martins no Casa Pia, afirmou que o Santa Clara tem de "ambicionar ganhar muitos jogos", mas reiterou a necessidade de "criar uma dinâmica de trabalho e de valores".
"Na 2.ª liga sabemos que há 10 ou 12 equipas que querem subir de divisão. Obviamente que o Santa Clara, pelo seu histórico, é um clube que tem de ambicionar ganhar muitos jogos e, se ganharmos muitos jogos, estamos próximos da subida", assinalou.
E acrescentou: "Depois de uma época conturbada, agora temos, primeiramente, de olhar para dentro e fazer um trabalho muito grande. Criar valores internos muito fortes. Se criarmos esses valores, ficamos mais perto de ganhar jogos. Isso, para mim, é a grande preocupação".
O novo treinador dos açorianos, que foram despromovidos aos segundo escalão na última edição da 1.ª Liga, alertou que a "qualidade não ganha jogos sozinha", realçando que em "primeiro lugar" está o "coletivo".
Vasco Matos enalteceu a dimensão do Santa Clara, que "representa os Açores e a sua diáspora" e prometeu "muita humildade e muito foco no trabalho", porque "só assim é possível ganhar".
"Primeiro, para mim é claro: temos de formar um bom grupo. Temos de ter uma grande união e valores internos muito fortes. A 2.ª Liga é um campeonato, todos nós sabemos, difícil", vincou.
O técnico afirmou que o plantel foi "bem construído", mas admitiu a necessidade de contratar um "homem-golo".
"Falta ali mais à frente. Toda a gente está à procura do homem-golo. Estamos a ver. Não nos queremos precipitar. Há características de que não vamos abdicar", apontou.
Para a temporada 2023/24, os açorianos contrataram os médios Bruno Almeida (que assinou em definitivo pelo clube), MT (que renovou o empréstimo) e Klismahn, os centrais Luís Rocha, Sidney Lima, Sema Velásquez e Pedro Pacheco e os laterais David Bruno e Miguel Pires.
O Santa Clara vai alinhar na Liga Sabseg em 2023/24 sob a liderança do treinador Vasco Matos (ex-adjunto do Casa Pia), após cinco temporadas consecutivas no principal escalão.
Equipa de Vasco Matos expectante quanto à resposta dos moçambicanos sobre Geny Catamo
Médio defensivo de 18 anos faz parte da equipa de juniores dos açorianos
Organismo manteve data do jogo com o Arouca poucos dias depois da receção ao Sporting
Avançado brasileiro de 26 anos chega aos Açores
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura