O confronto entre adeptos sexta-feira durante o Sporting de Braga-Famalicão (1-2) configura "a prática de crime" e exige intervenção do Ministério Público, segundo a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD).
"Da informação apurada até ao momento, o episódio terá tido origem num desentendimento entre uma família e alguns outros adeptos, todos do Sporting Clube de Braga, que acabou por escalar ao ponto de resultar em confronto físico", explicou hoje à Lusa o presidente da APCVD, Rodrigo Cavaleiro.
Os incidentes, já repudiados pelo Sporting de Braga, que pondera aplicar sanções, levaram a um detido e um ferido, e a imprensa desportiva difundiu imagens de adeptos em momento de agressão na reta final do encontro, o primeiro da Liga Betclic2023/24.
Questionado sobre a moldura legal e penal em torno do caso, Cavaleiro considera que "estará em causa a prática de crime, que exigirá necessariamente a intervenção do Ministério Público e dos tribunais judiciais".
"Poderá estar em causa o crime de ofensas à integridade física (praticadas em espetáculo desportivo, o que faz com que seja crime público) ou crime de participação em rixa", detalha, ressalvando que estes crimes dependem "do enquadramento que venha a ser dado pelo Ministério Público".
De resto, os adeptos identificados podem ser alvo de medidas de coação que os interdite de recintos desportivos até ao final do processo, e uma condenação final pode levá-los a pena de prisão de até quatro anos e uma acessória de interdição de até cinco anos.
A vitória do Famalicão em casa do Sporting de Braga, terceiro classificado da Liga Betclic 2022/23, foi a primeira partida disputada na nova edição do campeonato, gerando desde logo um caso mediático de violência nas bancadas.
Mexidas na estrutura dos escoceses em vésperas da receção ao Sp. Braga
Na quarta época em Braga, marcou os primeiros golos pelo clube, são já três e todos... de cabeça
Primeira parte notável dos minhotos, traída por distrações que podiam ter sido comprometedoras
As declarações de Carlos Vicens, técnico do Sp. Braga, depois do triunfo arsenalista (4-2) diante do Nacional, para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Avançado aproveitou ainda para elogiar Cristiano Ronaldo.
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador' é lançado este sábado em Olhão
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa