Abel Ferreira integrou o 5º painel do World Scouting Congress, que se encontra a decorrer esta terça-feira, no qual foi questionado sobre as dificuldades colocadas pelo mercado de inverno naquilo que é a estabilidade do plantel.
Assumindo que não gosta particularmente dessa janela de transferências, o técnico do Sp. Braga defendeu que o segredo "de uma boa época passa por uma boa planificação", razão pela qual acredita que o referido mercado devia servir apenas para "pequenos ajustes".
"O segredo de uma boa época está no início, naquilo que são as escolhas do treinador, do scouting e do presidente. Eu pessoalmente não gosto muito do mercado de janeiro porque entendo que os clubes, sobretudo os portugueses de média dimensão, dificilmente têm recursos para acrescentar qualidade à equipa. Acredito ser difícil em dezembro trazer mais qualidade do que a que existe. E, claro, existem também as questões de dinâmica de grupo. Até o elemento novo se adaptar, até conseguir integrar-se, é um processo complicado. O ano passado tivemos um mercado de janeiro tranquilo, porque a indicação que foi dada aos jogadores foi para darem o melhor aqui porque queríamos manter o mesmo grupo", referiu, frisando, de seguida, que no caso de reajustes, deve existir uma aposta naquilo que é a formação.
"Uma estrutura como o Sp. Braga tem neste momento 7 elementos da equipa B que fazem parte da principal e tem equipa B e equipa de sub-23. Se acreditamos que o futuro é apostar na formação, criando condições para daqui a 4 anos termos jogadores de referência, temos de o fazer, temos mostrar que acreditamos neles. Olhem o caso do Tiago Sá. Eu antes de olhar para fora tenho de olhar para dentro. Tenho de contratar com critério, não para queimar os jogadores que tenho", apontou.
Sem ter conseguido precaver saída do jovem extremo no mercado de verão, jovem promessa vai ter mais protagonismo
Saída de Roger para o Al Ittihad oficializada esta sexta-feira
32 M€ de montante fixo e 2,5 M€ por objetivos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United