Artur Jorge: «Não nos resta outro caminho do que fechar a época da melhor forma possível»

Treinador do Sp. Braga aponta ao triunfo na final da Taça de Portugal diante do FC Porto

A carregar o vídeo ...
Artur Jorge: «Dessas três equipas, apenas duas ficaram à nossa frente. Se calhar não fomos nós que falhámos objetivos»

Artur Jorge fez este sábado a antevisão à final da Taça de Portugal, que vai opor Sp. Braga e FC Porto no Estádio Nacional. O técnico dos bracarenses mostrou confiança no triunfo, para "fechar a época da melhor forma possível".

"Reforço que é especial para todos, não só pelo que já passei num passado recente como adepto, mas também como atleta. Estar na possibilidade de disputar um troféu como treinador, deixa-me motivado. A equipa está com ambição alta, estamos confiantes e preparados para lutar pelo troféu amanhã e vencer o jogo", começou por referir Artur Jorge.

Sp. Braga vem fazendo das melhores épocas da história, pode ser uma taça mais importante do que para o FC Porto? Como se sente por conseguir chegar, pelo menos à final, e a lutar pelo campeonato quase até ao fim?

"Não acho que haja maior importante para uma ou outra equipa. Ambas as equipas vão lutar com determinação para ganhar. É expectável que seja um jogo, onde procuraremos do que conhecemos, de que forma vamos ser capazes de por em pratica o que trabalhamos e ser superiores. O objetivo, com a chegada com toda a justiça a esta fase, acreditamos que temos de fazer bem o nosso trabalho para conseguirmos, não só juntar mais um objetivo conseguido – o 3.º lugar foi um objetivo conseguido - mas estarmos presentes nas decisões finais das competições. Não nos resta outro caminho do que fechar a época da melhor forma possível. Sentimento? Extremamente gratificante. É uma época de afirmação onde consigo, sendo suportado por este jogadores que tornam tudo mais fácil, poder dizer que tem de haver justiça para que se possa reconhecer que o trabalho foi bem jeito, de forma a que possamos atingir os objetivos. Muito satisfeito com o sentimento de saber que o que foi a minha dedicação teve resultados e eles estão à vista e amanha poder falar da conquista que queremos ter contra o FC Porto."

Sp. Braga mais pragmático e menos com futebol atrativo? Como eram Artur Jorge e Sérgio Conceição na altura em que perdeu uma Taça de Portugal em 1998?

"Vou considerar referência ao futebol atrativo e de qualidade como um elogio, porque também me parece que sim. Pragmatismo leva-nos a conquistar troféus e amanhã não há margem de erro. Não podemos mudar as coisas de um dia para o outro, temos uma ideia bem definida de como queremos jogar. Importante podermos ser fiéis à nossa matiz, para que possamos não estar a fugir do que fizemos ou vamos fazendo ao longo da época. Final de 1998? Dizer que a distância entre as duas equipas era bem maior e mais uma vez foi uma final disputada de forma intensa e com maior favoritismo do FC Porto, porque era melhor equipa e nós tivemos o privilégio de poder cá vir. Era a única vez que vínhamos ao Jamor e era um jogo histórico e simbólico em termos de carreira. Como capitão estive muito feliz por participar nesse jogo."

FC Porto ainda é mais forte? Preparou equipa para tudo, até para penáltis?

"Fiz questão de realçar que a distância entre um clube e outro era maior, não em relação à capacidade da equipa no momento. Temos iguais condições de ganhar o jogo, não me parece que haja uma distância que possa qualquer criar tipo de favoritimos. Preparámos tudo, porque é importante ao longo da semana. Portanto estamos preparados para o que possa acontecer seja no 90 minutos, 120 ou nos penáltis."

Jogo mais importante da sua carreira?

"Não sendo o mais importante, tem um simbolismo muito forte. A minha família alugou um autocarro para terem a possibilidade de vir juntos e desfrutarem. Amanhã, de forma natural, vêm apoiar o pai, o marido e o filho. Espero ter cá muita gente, para além dos adeptos e aqueles que mais me dizem em termos emocionais. É a conquista de um título que, para mim, será o primeiro, o primeiro que posso conquistar. Saber que tenho uma equipa prearada, madura, capaz de, juntamente comigo, lutar por este troféu, deixa-me confiante. Lutar como fizemos no campeonato."

Tormena e Borja a 100%?

"Treinaram hoje."

Sp. Braga é apontado por muitos como o quarto grande. A taça é o objetivo que falta para isso?

"Precisamos de ganha muitas vezes, porque temos mais de 100 anos de historia e temos 3 Taças de Portugal. Temos um ciclo de vida mais curto do que Benfica, Sporting e FC Porto, com mais títulos conquistados e história mais longa nesses troféus. Temos uma história que nos catapultou para os lugares de cima há uns anos, de forma a poder ter o carimbo de qualidade. É isso que queremos continuar a fazer. Conquistado o troféu, vai-nos valorizar enquanto clube, mas o facto de não a conquistar não vai tirar-nos nada do que fizemos até agora. Temos um caminho longo a fazer, onde podemos ser fieis à determinação que temos mostrado esta época. Esta época batemos todos os recordes da história do Sp. Braga. É esse caminho que queremos evoluir para colocar Sp. Braga noutros patamares."

Já esperava este sucesso no início da época?

"No início estava esperançado e tive de me comprometer para que pudéssemos fazer uma época boa e isso seria sempre terminar no top-3 e estar nas decisões. É uma época plena em relação aos objetivos e que será amanhã completa se juntarmos mais um troféu."

É o último jogo de Ricardo Horta...

"Assim fico preocupado com os jogadores. Não sei, o que sei e que seremos todos iguais na luta para conquistar mais um troféu."

Entra mais nervoso agora ou em 1998?

"Prefiro dizer que Sp. Braga espero ter, porque foi com eles que trabalhei e preparei estes jogo e quero acreditar que estamos preparados para dar resposta amanhã. Foco é interno, dentro do que temos de fazer. O que temos de fazer está condicionado pelo FC Porto. Quero reduzir foco ao que é o Sp. Braga e confesso que amanhã posso entrar mais nervoso, porque tenho outra responsabilidade. Terei pela frente um grupo de trabalho e sou o líder que esta na frente do que possa acontecer. O que vou sentindo leva-me a pensar que assim seja."

Borja e Tormena em condições de entrar no onze? Sp. Braga venceu apenas um jogo com os grandes nos 90 minutos, terá que ter uma carta na manga?

"Dessas três equipas que me falou só duas ficaram a nossa frente e não fomos nos que falhamos objetivos. Os que nos ganharam não ficaram à nossa frente. Para mim, não é uma prova de confronto direto, é de consiatencia. Fazer 8 ou 9 pontos com as equipas que mencionou e ficar em 6.º ou 7.º lugar não é para mim opção. Borja e Tormena estão integrados com a equipa", concluiu.

Por Record
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Sp. Braga
Notícias
Notícias Mais Vistas