Treinador dos arsenalistas antevê dificuldades no jogo com o Rio Ave
Eliminado da Taça de Portugal na última quarta-feira, o Sp. Braga centra-se em absoluto na Liga Betclic. O discurso de Carlos Carvalhal relativamente à entrada dos minhotos na luta pelo título mantém-se e o técnico prefere valorizar o que tem sido feito ao longo da temporada.
Jogo com o Rio Ave
"No campeonato vamos numa sequência boa, fizemos 19 pontos em 21 possíveis e fora de casa somos das melhores equipas, temos sido incómodos para os adversários. Vamos para um campo que me diz muito, difícil, com uma massa associativa apaixonada a apoiar, um bom treinador, que é forte em casa. Vamos ter dificuldades, mas vamos procurar os três pontos, porque o nosso percurso recente leva-nos a ter essa confiança de poder somar os três pontos."
Eliminação deixou marcas?
"A equipa vem de uma vitória para o campeonato, com seis vitórias e um empate nas últimas sete jornadas. Esta é uma prova diferente e não belisca absolutamente nada, estamos focados no campeonato, tínhamos falado já deste jogo com os jogadores, que este era também um jogo importante e estamos focados nele, com a confiança no nosso passado recente no campeonato e de que caímos de pé na Taça de Portugal."
Rio Ave forte em casa. Como contrariar?
"Mesmo com a derrota com o Sporting não tem perdido em casa. Temos respeito pelo Rio Ave, pelo seu treinador e esse respeito leva-nos a encarar o jogo com humildade, foco e muita ambição. Sabemos que vai ser difícil, mas também contamos com os adeptos."
Queixas dos clubes relativamente ao VAR quando a época vai entrar na reta final…
"A pergunta é pertinente, atual, ando nisto há muito tempo e, por isso, escuso de fazer qualquer comentário. Não quero saber, apenas me foco no meu caminho, no Rio Ave. Esse é o meu futebol, num dia em que isso não acontecer vou para casa. A pergunta tem uma intenção e nem preciso de dar resposta. Vamos entrar numa situação delicada, à volta dos jogos, mas limito-me a preparar a minha equipa para tentar ganhar jogos."
A equipa parece ‘curta’. Não podia estar a ombrear com os três grandes se houvesse mais investimento?
"Estamos aqui desde o início da temporada, já tivemos conferências de imprensa em que estávamos em sexto lugar. Se estamos nesta classificação, é porque houve um crescimento grande da equipa. Recordo que no meu segundo ano [na segunda passagem pelo Sp. Braga], houve uma sangria muito grande, saíram o Paulinho, o Esgaio, o Fransérgio e outros, depois floriram outros jogadores, como o Rodrigo Gomes, que saiu para Inglaterra [Wolverhampton]. Estamos a viver um ciclo idêntico, tentámos potenciar ao máximo dos jogadores, como o Bruma, por exemplo, que acabou por ter uma rentabilidade para o clube, tendo em conta a idade dele [30 anos]. Há é o objetivo de chegar o mais acima possível."
Se houvesse mais investimento não podia estar a lutar pelo título?
"Se calhar podemos pensar de outra forma, que o Sp. Braga tem uma grande equipa técnica e que, com os recursos que tem, consegue fazer chegar a equipa onde está e com a pontuação que tem. Isso é de valorizar. Não só da equipa técnica, como dos jogadores, porque temos de dar mérito aos jogadores".
Ponto de situação dos lesionados
"O Niakaté já está a 90 por cento, mas não vai ser convocado. Na primeira semana o Zalazar poderá reintegrar os trabalhos. O Vitor Carvalho está a correr e também daqui a uma ou duas semanas deve estar aí. Na próxima semana estaremos com os jogadores todos."
Trio de avançados participou em apenas oito dos 24 golos na época
Arsenalistas fixaram valor nos 25 euros depois de verem recusado acordo para ingressos a 10 euros
É o jogador de campo mais utilizado por Vicens e brilha como poucos na Liga a nível do passe
Sem ter conseguido precaver saída do jovem extremo no mercado de verão, jovem promessa vai ter mais protagonismo
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense