Gorby, o Mundial e... dois amores: «Ainda não decidi»

Médio nasceu em França, mas tem raízes no Haiti e os dois países estarão no Campeonato do Mundo do próximo ano

Gorby no treino desta terça-feira dos minhotos
Gorby no treino desta terça-feira dos minhotos • Foto: SC Braga

Gorby é um dos valores em ascensão do Sp. Braga 2025/26, ao ter conseguido cimentar o seu estatuto no onze de Carlos Vicens desde bem cedo e com influência na manobra da equipa tanto com bola, como sem ela. O médio, de 29 anos, está orgulhoso da forma como tem crescido na equipa, numa época que vai terminar com o Campeonato do Mundo, onde estarão presentes França e... Haiti.

O jogador é natural de Paris, mas tem raízes haitianas e é natural que o seu nome seja cogitado para uma eventual chamada à seleção das Caraíbas. Nesta altura, ainda assim, não tem uma decisão formada, focando-se apenas no trabalho diário com a camisola do Sp. Braga.

"Ainda não decidi. Estou completamente concentrado no Sp. Braga, estamos em novembro e o mais importante para mim é continuar a ter um bom desempenho no Sp. Braga. Mas aproveito para felicitar França e Haiti pelo apuramento para o Mundial. Estou concentrado no clube e em tentar dar o meu melhor no campo", afirmou, em declarações à DAZN. 

Ainda assim, mostra-se feliz com o feito do Haiti. "Fiquei muito feliz, mesmo pela minha família. Nasci em Paris, mas tenho raízes haitianas, fico feliz por eles. E acima de tudo porque o que acontece lá, neste momento, é complicado. A qualificação trouxe muita alegria ao povo haitiano", sublinhou.

O camisola 29, está "feliz com o arranque de época" no plano individual. "Tenho a confiança do treinador e da equipa técnica e tento fazer o melhor para mostrar no campo essa confiança. Temos um grupo muito bom e estou contente por estar a fazer tantos jogos", referiu, ele que foi utilizado em 26 dos 27 jogos disputados pelos guerreiros. 

Gorby destacou a aprendizagem diária com João Moutinho - "é um privilégio e uma oportunidade, é uma lenda em Portugal", disse - e a forma como o Sp. Braga aposta nos jovens talentos. "Não têm medo de os pôs a jogar, muitos jovens da formação saem e evoluem nos melhores campeonatos, como o Trincão, o David Carmo, o Rodrigo Gomes, o Vitinha... São exemplos e esforças-te por fazer o mesmo", apontou.

Com contrato em vigor até junho de 2028, Gorby está protegido por uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. 

Por André Gonçalves
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Sp. Braga
Notícias
Notícias Mais Vistas