Herói cativa adeptos

Herói cativa adeptos
Herói cativa adeptos • Foto: Luís Vieira

A fantástica temporada da equipa liderada por Jesualdo Ferreira está a ajudar uma associação a combater um problema antigo na cidade dos Arcebispos: os bracarenses que gostam do clube, mas que são adeptos do Benfica e Sporting. "Queremos lutar contra o biclubismo que há muito está enraizado na nossa cidade", justificou Ricardo Amorim, um dos rostos do Movimento Independente e Cultural dos Adeptos Braguistas (MICAB). Numa semana de derby com o rival Vitória de Guimarães, e já a pensar na recepção ao Benfica, o tema foi aflorado com uma certa pertinácia.

Aliás, até o próprio presidente se manifestou desgostoso com a adesão da cidade às campanhas do clube. A presente época ainda não tinha começado e já António Salvador se mostrava crítico ao deparar-se com a diminuta compra de lugares anuais: "Fico triste, pois aqui ao lado há um clube mais pequeno [V. Guimarães] que o nosso que vendeu o quádruplo das cadeiras." Nessa altura, estavam vendidas cerca três mil e o Vitória, depois de uma época degradante, atingia as dez mil.

Os defensores do MICAB desenvolvem ainda o sítio "superbraga" e conseguiram, anteontem, contar com a "agradável e preciosa" presença do treinador do Sp. Braga num jantar com dezenas de fervorosos bracarenses. Jesualdo Ferreira, qual herói, foi recebido em apoteose e procurou ajudar à causa. E logo ele que nunca recebeu grande aceitação dos bracarenses. Mas agora a conjuntura é outra: o Sp. Braga é líder e pode entrar na luta pelo título. E, atenção, mantém-se na Taça de Portugal. Maduro e farto de conviver com estas emoções, Jesualdo encarou o encontro com a mesma tranquilidade que tem abordado a liderança.

No jantar, estiveram presentes cerca de 80 membros. Todos "braguistas"? Não! Alguém, de surdina, quebrou um segredo. "Há ali um que é águia. Nós aceitamos, porque a filha é 100 por cento 'braguista'. Mas ele acabará por ser só do Braga", justificou-se. Durante os convívios, é distribuído um questionário sobre a história do Sp. Braga e no final, para premiar o verdadeiro adepto, o vencedor recebe uma camisola oficial. Artur Monteiro, director executivo, está quase sempre presente.

Para fomentar aquilo que definem de "braguismo", o grupo de adeptos tem promovido várias iniciativas. A mais recente decorreu no dia em que o clube festejou o 84º aniversário, com uma exposição dos desenhos do concurso "Braga-O meu Clube". Existem outros projectos, como o lançamento de um CD e um livro.

Embora não sejam consideradas iniciativas oficiais do Sp. Braga, os responsáveis pelo MICAB e o sítio "superbraga" têm a permissão da SAD para usarem a imagem do clube. Na prática, têm acesso a informação do clube e este autoriza, quando se justifica, a presença de atletas, técnico ou outros quadros da SAD nos seus eventos.

V. Guimarães não necessita de campanhas

Em Guimarães, é lógico, também há vitorianos que gostam de outros clubes. A verdade é que a questão não atinge a dimensão de Braga, daí não serem precisas campanhas similares para cativar os adeptos que têm uma segunda preferência. Basta, inclusivamente, atentar para os treinos do plantel em que há dias com centenas de associados. Nos jogos, então caem as dúvidas. Por exemplo: o Estádio D. Afonso Henriques registou no final da primeira volta da competição uma média de 15 mil espectadores por jogo. Melhor, só mesmo Benfica, Sporting e FC Porto. E até nos jogos fora de casa, os vitorianos costumam promover significativas invasões.

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