O treinador natural de Mirandela chegou ao Sp. Braga pela primeira vez em abril de 2003...
Jesualdo Ferreira concretizou o regresso ao banco do Sp. Braga, sete temporadas depois de ter deixado o Minho para ingressar no Boavista. O técnico que na temporada passada orientou o Sporting é o escolhido por António Salvador para dirigir um clube que ele próprio ajudou a elevar e a colocar na rota dos primeiros lugares da Liga portuguesa.
O treinador natural de Mirandela chegou ao Sp. Braga pela primeira vez em abril de 2003, depois de ser despedido do Benfica em novembro do ano anterior. Jesualdo sucedeu ao espanhol Fernando Castro Santos e tinha a missão de salvar o clube da descida de divisão. Terminou a época em 14.º, com apenas 2 pontos acima da zona de despromoção.
Relacionadas
No entanto, no ano seguinte o Sp. Braga terminou no 5.º posto, conseguindo o treinador qualificar os arsenalistas para as competições europeias, onde os arsenalistas já não iam desde 1998/99 (Taça das Taças). Nos dois anos seguintes, Jesualdo Ferreira terminou ambos no 4.º posto, com destaque para a época 2004/05, onde chegou a intrometer-se na luta pelo título, terminando a 7 pontos do campeão Benfica, depois de ter estado no 3.º posto a 1 ponto da liderança quando faltavam apenas 5 jornadas para o fim do campeonato.
Jesualdo começava aí o ciclo de afirmação do Sp. Braga no futebol português, tendo elevado o clube ao estatuto de quarto grande. O técnico português saiu de Braga no final da temporada de 2005/06 rumo ao Bessa, onde esteve muito pouco tempo, pois acabou por ser o escolhido pelo FC Porto para suceder a Co Adriaansen. Contudo, a contribuição deixada na cidade dos Arcebispos foi enorme.
Após a saída de Jesualdo passaram pela formação minhota Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves, Manuel Machado e Jorge Costa, mas nenhum conseguiu igualar o impacto causado pelo professor. Só quando Jorge Jesus ruma a Braga em 2008/09, o clube recupera o estatuto das épocas anteriores. Apesar de ter terminado o campeonato no 5.º posto, colocou a equipa a praticar bom futebol e chegou mesmo aos oitavos-de-final da Liga Europa, onde caiu aos pés do PSG.
No ano seguinte, Domingos conduziu a equipa ao 2.º lugar e lutou pelo título até ao fim com o Benfica, confirmando finalmente todo o potencial de um projeto que havia sido iniciado pelas mãos de Jesualdo Ferreira. Ao feito do antigo internacional português junta-se o 3.º posto alcançado por Leonardo Jardim em 2011/12 como os únicos que conseguiram superar o sucesso atingido por Jesualdo. Um legado que o técnico, certamente, vai querer retomar.
Arsenalistas fixaram valor nos 25 euros depois de verem recusado acordo para ingressos a 10 euros
É o jogador de campo mais utilizado por Vicens e brilha como poucos na Liga a nível do passe
Sem ter conseguido precaver saída do jovem extremo no mercado de verão, jovem promessa vai ter mais protagonismo
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense