A exibição de Matheus contra o Benfica colocou o jovem guarda-redes do Sp. Braga...
A exibição de Matheus contra o Benfica colocou o jovem guarda-redes do Sp. Braga no centro das atenções. Aos 22 anos, feitos apenas em julho, o brasileiro parece destinado a altos voos e quem o conhece bem não tem dúvidas em validar a sua candidatura, num futuro não muito distante, a uma vaga no escrete.
"Acredito que vai chegar à seleção brasileira. É muito jovem e ainda pode amadurecer bastante e consolidar-se como um guarda-redes de alto nível, a exemplo do que sucedeu com o Diego Alves. Pode seguir um caminho semelhante, tendo em Portugal uma porta de entrada para se afirmar e depois, possivelmente, rumar a outro campeonato europeu graças ao seu potencial", salienta a Record Moacir Júnior, o último treinador que orientou Matheus no América Mineiro antes da partida do guardião para o Minho.
Para o técnico que acompanhou a evolução do agora número 1 da baliza arsenalista nunca existiram dúvidas sobre a sua projeção entre os postes. "O Matheus é um guarda-redes que despontou mostrando muita força e personalidade. Apesar da sua idade, tinha 21 anos quando o orientei, sempre se impôs. Basta recordar que fez a sua estreia pelo América defrontando o Palmeiras, em São Paulo, tendo conduzido a equipa a uma vitória. Nas adversidades sempre demonstrou muita personalidade. Quando se colocou a possibilidade da mudança para Portugal, acreditei que poderia ser feliz. Tem tudo para ser um grande guarda-redes do futebol mundial", assevera quem o conhece na perfeição.
Mesmo quando o assédio do Sp. Braga se intensificou Moacir Júnior nunca sentiu que Matheus tivesse ficado perturbado pela perspetiva de uma alteração tão radical numa fase prematura da carreira, passando da Série B do Brasileirão para potencial titular de um clube com aspirações na liga portuguesa. "Na verdade, para um jogador brasileiro na idade dele, jogar na Europa é a concretização de um sonho. Quando a situação surgiu e foi colocada a questão à nossa equipa técnica, todos achámos que estava preparado e que era o momento de enfrentar esse desafio. Fomos da opinião de que deveria avançar e estávamos certos de que iria surpreender, repito, devido à personalidade e força que o caracterizam", reforça o ex-treinador do América Mineiro.
A terminar, Moacir Júnior elogia um aspeto particular das qualidades do agora camisola 92 do Sp. Braga. "Ele é muito forte nas saídas de baliza. Tem um alcance muito grande e consegue intercetar a bola num ponto mais alto do que é normal", revelou, acrescentando esse detalhe, para o qual a elevada estatura (1,90m) é determinante, à agilidade entre os postes que ficou patente contra o Benfica.
Vitorianos ficam com a maior fatia, de 4.910 euros
Avançado fez 19 anos na semana passada, nasceu na Colômbia mas é internacional pelo Líbano
Avançado do Sp. Braga terá de ser operado a fratura no quinto metatarso do pé direito
FC Porto e Sp. Braga venceram e 3 das 4 equipas holandesas perderam
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam