Críticas dos sócios ‘obrigam’ Conselho Geral a recuar
A controversa proposta do Conselho Geral do Sp. Braga de mudança de estatutos do clube, que iria a votos na assembleia-geral extraordinária deste sábado, acabou por não ir a sufrágio. Um dos pontos mais controversos tinha que ver com o ponto 2 do artigo 101.ª, onde se lê que "será mantida, direta ou indiretamente, a maioria do capital social" das sociedades desportivas onde o clube participe.
Ora, depois da intervenção inicial de António Salvador, dezenas de sócios manifestaram o seu desagrado com a possibilidade de mudança estatutária, nomeadamente pelo facto de o clube ficar em minoria na SAD. Salvador ouviu, respondeu mesmo a alguns associados que usaram da palavra na AG, ouviu aplausos, mas também assobios.
Relacionadas
Todavia, o líder da SAD minhota acabaria por propor ao Conselho Geral a retirada da proposta e suspender o escrutínio. Aquele órgão concordou e não haverá, ao contrário do que estava previsto, qualquer votação na generalidade e, consequentemente, mudança de estatutos no imediato.
Entretanto, o Sp. Braga divulgou no site oficial uma nota sobre o sucedido:
"O SC Braga informa que, durante a Assembleia Geral Extraordinária, realizada na manhã deste sábado na Arena SC Braga, o Conselho Geral do Clube decidiu retirar a proposta por si elaborada, que visava deliberar sobre a alteração dos Estatutos do Sporting Clube de Braga.
Esta tomada de decisão cumpriu-se após a auscultação das diferentes sensibilidades demonstradas pelos sócios durante o período aberto a questões e comentários, as quais levaram ao entendimento por parte do Conselho Geral de que grande parte dessas reflexões deveriam ser vertidas num esforço conjunto que visa o processo de alteração dos Estatutos do SC Braga, processo esse que o mesmo Órgão se propõe agora a aprofundar.
Refira-se que esta Assembleia Geral foi uma tremenda demonstração de vitalidade e associativismo, tendo contado com a presença de 1256 sócios, equivalentes a 9689 mil votos (7,72 por cento do universo total de sócios elegíveis para votar)."
[notícia atualizada às 14h20 com a nota do Sp. Braga]
Record ouviu conhecidos adeptos dos dragões após o duelo da 10.ª jornada
Minhotos tiveram 67 por cento
Médio entrou aos 62’ para o lugar de Grillitsch
Zalazar foi o elemento em foco
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Marcou e assistiu na vitória por 3-1 frente ao Instituto