Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Críticas dos sócios ‘obrigam’ Conselho Geral a recuar
Seguir Autor:
A controversa proposta do Conselho Geral do Sp. Braga de mudança de estatutos do clube, que iria a votos na assembleia-geral extraordinária deste sábado, acabou por não ir a sufrágio. Um dos pontos mais controversos tinha que ver com o ponto 2 do artigo 101.ª, onde se lê que "será mantida, direta ou indiretamente, a maioria do capital social" das sociedades desportivas onde o clube participe.
Ora, depois da intervenção inicial de António Salvador, dezenas de sócios manifestaram o seu desagrado com a possibilidade de mudança estatutária, nomeadamente pelo facto de o clube ficar em minoria na SAD. Salvador ouviu, respondeu mesmo a alguns associados que usaram da palavra na AG, ouviu aplausos, mas também assobios.
Relacionadas
Todavia, o líder da SAD minhota acabaria por propor ao Conselho Geral a retirada da proposta e suspender o escrutínio. Aquele órgão concordou e não haverá, ao contrário do que estava previsto, qualquer votação na generalidade e, consequentemente, mudança de estatutos no imediato.
Entretanto, o Sp. Braga divulgou no site oficial uma nota sobre o sucedido:
"O SC Braga informa que, durante a Assembleia Geral Extraordinária, realizada na manhã deste sábado na Arena SC Braga, o Conselho Geral do Clube decidiu retirar a proposta por si elaborada, que visava deliberar sobre a alteração dos Estatutos do Sporting Clube de Braga.
Esta tomada de decisão cumpriu-se após a auscultação das diferentes sensibilidades demonstradas pelos sócios durante o período aberto a questões e comentários, as quais levaram ao entendimento por parte do Conselho Geral de que grande parte dessas reflexões deveriam ser vertidas num esforço conjunto que visa o processo de alteração dos Estatutos do SC Braga, processo esse que o mesmo Órgão se propõe agora a aprofundar.
Refira-se que esta Assembleia Geral foi uma tremenda demonstração de vitalidade e associativismo, tendo contado com a presença de 1256 sócios, equivalentes a 9689 mil votos (7,72 por cento do universo total de sócios elegíveis para votar)."
[notícia atualizada às 14h20 com a nota do Sp. Braga]
Merheg, Barisic e Tiknaz passam a ser elegíveis nos oitavos de final da Liga Europa
Técnicos portugueses levaram o Sp. Braga a série de 6 jogos sem sofrer golos e espanhol tenta ser o próximo
Caroline Moller fez golo solitário. Minhotas desperdiçaram um penálti
Estudo desta semana do Observatório do Futebol coloca minhotos no 11.º lugar do ranking
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'