Primeiro teste oficial do novo treinador do Sp. Braga é amanhã frente ao Belenenses SAD
O primeiro teste oficial do novo treinador do Sp. Braga é já amanhã frente ao Belenenses SAD (18 horas), no Jamor. Esta sexta-feira, em conferência de imprensa de antevisão ao encontro, Rúben Amorim voltou a sublinhar que ficou à margem de toda a discussão em torno da sua qualificação para o cargo.
"Tentei isolar-me e foquei-me muito no trabalho. Queria estar à parte dessas notícias. Tive um problema, que foi público, quando fiquei castigado, e isso sim era um problema porque não podia treinar. Agora posso trabalhar e estou tão feliz e entusiasmado com tudo que [a polémica] me passou completamente ao lado. Não poder dar instruções em campo? Faz-me alguma confusão, tenho medo de me sofrer um AVC por estar parado (risos) porque preciso de me mexer enquanto estou no jogo, mas a equipa técnica está preparada e não vai haver qualquer problema", afirmou.
Relacionadas
O novo treinador dos minhotos considerou que a equipa, com Ricardo Sá Pinto, tinha "uma variação de rendimento muito grande e isso mostra uma fragilidade nos pontos fortes, porque apareciam num dia e, noutro, a baixa de rendimento era notória".
"Para mim é importante ganhar essa consistência, ou seja, não depender tanto da qualidade individual, indiscutível, dos jogadores, mas ter mais consistência para tirar mais partido dessa qualidade", disse.
O técnico não quis desvendar se o objetivo passa por alcançar o quarto ou o terceiro lugar, frisando que a prioridade passa por a equipa começar a sentir-se mais confortável com a responsabilidade de vencer.
"Quando não tinha, como na Liga Europa, por exemplo com o Wolverhampton, a quem ganhou e empatou, os jogadores sentem-se mais livres. O primeiro passo é criar esse à vontade porque em 95 por cento dos jogos o Braga entra a perder porque, para equipa grande, 0-0 é estar a perder e os jogadores ainda não têm essa maturidade que queremos criar", explicou.
No Sporting de Braga B e no Casa Pia, Rúben Amorim jogava num 3x5x2 e, na sua apresentação pública, disse que a matriz de jogo iria mudar.
"O sistema em si não é tão importante, mas queremos uma equipa que jogue um futebol positivo, que tenha a bola e seja forte quando não a tem. Acima de tudo, com 'fome', atitude e irreverência. O meu foco não é no sistema, mas nas ideias, na atitude, sábado veremos", disse.
Rúben Amorim admitiu ser um "jogo especial" por ser a sua estreia no comando técnico do Sporting de Braga e na Liga e pelo facto de ser contra uma equipa na qual jogou.
"É especial, mas percebi esta semana que a ansiedade é igual à que tinha no Casa Pia e no Braga B. A pressão que tenho é mais interior, não interessa onde estou, quero sempre ganhar, tenho uma pressão muito grande sobre mim, às vezes até exagerada, mas estou tranquilo porque conheço melhor os jogadores e tenho uma equipa de qualidade", disse.
O técnico disse que "o Belenenses SAD é uma equipa muito organizada, que varia entre 4x4x2 e 4x1x4x1".
"Sabemos que o André Sousa, que é um jogador importante, não pode jogar, mas acima de todo é uma é uma equipa organizada e muito tranquila porque entendo que a pressão está mais do nosso lado", disse.
Rúben Amorim não quis dizer quem será o jogador da equipa B que vai chamar ao plantel principal, mas frisou que será uma aposta constante trazer alguns jogadores da equipa que orientou até há bem pouco tempo.
O treinador disse ainda que quer "dar alguma estabilidade aos guarda-redes, seja ele qual for e dependendo do rendimento, que não é ter um erro num jogo".
"Temos as nossa ideias para guarda-redes, é uma posição na qual é importante dar estabilidade, a todos, mesmo para o que está na segunda opção. Acho que preferem um treinador que lhes diz que quando tiverem uma oportunidade vão ter estabilidade. O guarda-redes que jogar amanhã [sábado] vai saber que terá estabilidade", disse.
Sp. Braga, oitavo classificado, com 18 pontos, e Belenenses SAD, 14.º, com 15, defrontam-se a partir das 18 horas de sábado, no Estádio do Jamor, em Oeiras.
Ricardo Horta e Gabri Martínez fizeram os golos
Defesa-central atuou no Celtic e volta agora como adversário, ao serviço do Sp. Braga
Treinador do Sp. Braga espera que a sua equipa seja "valente" diante do Celtic
Treinador Brendan Rodgers apela ao diálogo entre as partes
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra