Rui Pinto aponta a esquema fraudulento relacionado com acionista da SAD do Sp. Braga

Ligações da Sundown Investments Limited em causa

• Foto: Getty Images

Rui Pinto denunciou este sábado na rede social X um alegado esquema fraudulento, que cataloga como uma "verdadeira fábrica de faturas falsas", relacionado com um dos acionistas da SAD do Sp. Braga. Em causa estão as relações societárias da Sundown Investments Limited, que detém 17,04% da SAD arsenalista.

"O Relatório e Contas da SAD do Sporting de Braga, datado de 23 de Setembro de 2024, e aprovado pelos associados, identifica Ivan McOwens como terceiro maior acionista da SAD. Sucede que o senhor McOwens, fã dos Spurs e do ENAD, faleceu um ano antes, em 22 de Outubro de 2023. A sociedade gestora da Sundown Investments Limited, apenas informou a Companies House em 27 de Fevereiro de 2024 de que, desde o dia 22 de Outubro, Ivan McOwens já não seria o director da Sundown. E substituiu-o por Trevor Read, presença habitual nas estruturas Londrinas. Também a 27 de Fevereiro, informou que o senhor McOwens teria a 1 de Setembro deixado de ser o "beneficiário efectivo" da Sundown, no que muito provavelmente terá sido uma manobra realizada à posteriori para salvaguardar o real beneficiário efectivo de possíveis complicações", começa por contextualizar Rui Pinto.

O responsável pelo 'Football Leaks' prossegue, apontando o dedo a João Carlos Sampaio de Almeida. "Neste momento, inexistem na Companies House quaisquer informações sobre qual será o novo "beneficiário efectivo", mas há um detalhe de particular interesse. A 9 de Agosto de 2024 surgiu como accionista a Imagic Service Ventures LLP, com sede na Colúmbia Britânica, Canadá. A utilização de sociedades na Colúmbia Britânica, como forma de ofuscar o verdadeiro beneficiário efectivo, é obra de João Carlos Sampaio de Almeida, antigo consultor da Premier/PIC, e especialista em Gestão e Consultoria Fiscal (Cédula n.º 16079 na Ordem dos Economistas). João Almeida herdou o know-how dos irmãos Queiroz e Castro, que através da Premier/PIC criaram uma verdadeira fábrica de faturas falsas, desmontada a partir de 2005 com a Operação Furacão. O novo e aperfeiçoado esquema apresentará várias semelhanças, desde logo a sua dimensão colossal, ramificações que se estendem desde Portugal, Reino Unido, Austria ou Hong Kong, para além da clientela, em que se destacam conhecidas personalidades do nosso futebol", publicou, concretizando assim: "Concluindo, isto é apenas mais um caso manifestamente revelador da total ineficácia das nossas autoridades judiciárias e de regulação. E de um futebol Português sempre tão pródigo em peripécias e impunidade."

De notar que, à data da elaboração do referido relatório e contas de 2023/24, o registo comercial da Sundown Investments Limited mantinha-se inalterado, com a SAD arsenalista, à falta de outra comunicação por parte da empresa, a cingir-se à publicação da informação de que Ivan McOwens era o beneficiário da mesma.


1/8

O Relatório e Contas da SAD do Sporting de Braga, datado de 23 de Setembro de 2024, e aprovado pelos associados, identifica Ivan McOwens como terceiro maior acionista da SAD. Sucede que o senhor McOwens, fã dos Spurs e do ENAD, faleceu um ano antes, em 22 de Outubro de 2023 pic.twitter.com/Sr5r91DVTH

Por Record
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Sp. Braga Notícias
Notícias Mais Vistas