São seis possíveis esquemas para cumprir as restantes 10 jornadas do campeonato
Depois da UEFA ter adiado o Campeonato da Europa para 2021, o que abre espaço à conclusão dos campeonatos nacionais interrompidos devido à pandemia coronavírus, o Sp. Braga já avançou com propostas muito concretas junto da Liga para a realização das jornadas que faltam da Liga NOS 2019/20.
Na verdade, os minhotos já estavam a trabalhar nestas possíveis soluções desde a semana passada mas, assim que a UEFA tomou posição no dia de ontem, fizeram chegar à Liga seis possíveis calendarizações.
Relacionadas
No primeiro caso, o mais optimista, o regresso aos treinos seria a 19 de abril, à competição a 3 de maio, a última jornada a 7 de junho e a final da Taça de Portugal a 14 de junho. Os restantes casos andam uma semana para a frente, sendo que na quarta proposta a final da Taça teria de ser em julho e na quinta e sexta propostas até a última jornada da Liga teria de ser já em julho.
Esta hipótese levanta uma questão relacionada com, por exemplo, os contratos dos profissionais do futebol, já que a temporada oficial termina a 30 de junho. Mas na opinião do Sp. Braga, tem de ser a Liga e FPF a acautelarem este tipo de situações em devido tempo. Um debate que também deve envolver o Sindicato de Jogadores.
Em todas as propostas de calendarização do Sp. Braga, são previstas duas semanas de preparação entre o regresso aos treinos e o regresso à competição. As cinco primeiras jornadas seriam cumpridas de forma condensada, com jogos ao fim-de-semana e a meio da semana, gerando depois uma semana limpa que permitirá uma correta recuperação dos jogadores, antes de iniciar o derradeiro ciclo de cinco jornadas, igualmente com desafios à semana e fim-de-semana.
Este trabalho do Sp. Braga, iniciado na semana passada, insere-se na premissa defendida pelo clube, de que têm de ser criadas todas as condições para que se termine o campeonato. Um conjunto de cenários delineado perante a imprevisibilidade em torno da propagação do coronavírus, que colocou novos problemas à sociedade em geral e, por consequência, ao futebol.
Este será um tema em debate na reunião entre clubes, agendada para esta quinta-feira, por vídeoconferência.
Médio já teve propostas para sair, mas todas foram recusadas pela SAD com base na crença de que vai ser importante
Extremo do Sp. Braga marcou hoje pelos sub-21 e falou do novo clube
Trio de avançados participou em apenas oito dos 24 golos na época
Arsenalistas fixaram valor nos 25 euros depois de verem recusado acordo para ingressos a 10 euros
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS