O golo apontado ontem por Marcos Rojo ao Nacional (2-1) correu o Mundo e chegou aos olhos do seu antigo treinador na seleção argentina, Sergio Batista. Em declarações exclusivas a Record, o agora treinador do Shanghai Shenhua (China) deixou rasgados elogios ao seu antigo pupilo na alviceleste e mostrou-se confiante na total afirmação do defesa emAlvalade.
“O golo dá mais confiança ao Marcos [Rojo] e isso é importante para o seu futuro em Portugal e no futebol europeu. É bom que ele se sinta confortável num clube tão grande como o Sporting. Não tenho dúvidas de que vai continuar a marcar golos, algo que já fazia com alguma regularidade nos seus primeiros tempos no Estudiantes de La Plata”, recordou Sergio Batista, completando: “Chegou esta época a um grande clube e, como é normal neste tipo de situações, ainda está à procura do seu espaço. Sei que a temporada não está a correr bem ao Sporting, mas com maior tranquilidade no grupo o Marcos [Rojo] ainda vai mostrar muitas coisas boas em Portugal.”
Duelo com... Ronaldo
A carreira do camisola 15 verde e branco está intimamente ligada a Sergio Batista. Foi o agora treinador do Shanghai Shenhua que lançou Rojo na seleção argentina em 2010, permitindo que o defesa, de 23 anos, aumentasse a sua cotação internacional, trocando o Estudiantes pela SpartakMoscovo (Rússia), na temporada 2011/12.
“Lembro-me que o convoquei primeiro para a seleção local, mas fiquei imediatamente muito impressionado com as suas qualidades. Nesse sentido, não tive dúvidas em promover a sua estreia na seleção principal com apenas 20 anos, curiosamente num jogo frente a Portugal e a... Cristiano Ronaldo”, recordou o treinador argentino, analisando a exibição do então lateral no frente-a-frente com o craque do Real Madrid: “Mostrou muita personalidade nesse jogo. E depois disso consolidou o lugar na equipa e não o largou mais. Rojo é um jogador com muitíssimo futuro e com um bom presente.”
O golo apontado ao Nacional foi o primeiro de Rojo com a camisola leonino e valeu 3 importantes pontos rumo ao objetivo Liga Europa. Refira-se que, esta época, o polivalente defesa argentino contabiliza 30 presenças pelo Sporting.
«Liga perfeita para crescer»
Na opinião de Sergio Batista, Portugal apresenta-se como o sítio ideal para Marcos Rojo continuar a crescer. “Há vários argentinos que se sentem muito bem em Portugal e isso é importante. Trata-se de um campeonato interessante e representar clubes como Sporting, Benfica ou FCPorto ajuda-os a evoluir enquanto jogadores. É a Liga perfeita para Rojo continuar a crescer”, sublinhou o ex-selecionador argentino.
Um defesa todo-o-terreno
Rojo atua como central no Sporting e como lateral-esquerdo na seleção argentina, uma situação que não surpreende Batista: “Pode jogar num sistema de três defesas, como central puro ou como lateral. É muito forte fisicamente, sobe bem no terreno e sabe gerir os tempos de jogo. Tem ainda muita margem de manobra”, garantiu.
Conselho de administração da SAD tem direito a prémios pelo sucesso desportivo e financeiro
Presidente destaca a conquista do bicampeonato e da Taça de Portugal
Leões comunicou à CMVM todos os números da temporada passada
O jogo está agendado para quinta-feira (18 de setembro) às 20h00
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Primeiro-ministro visitou seleção de atletismo antes da participação no Mundial
Interrogatório do Hungria-Portugal
Extremo podia estar de saída do Burnley para o Besiktas