O presidente do Varzim, Lopes de Castro, disse terça-feira que o clube reclamou cerca de 12 mil euros pela transferência do futebolista Hélder Postiga do FC Porto para o Sporting.
A verba refere-se à compensação pela formação do futebolista e insere-se no mecanismo de solidariedade do regulamento FIFA sobre o estatuto e transferência de jogadores.
O Sporting pagou 2,5 milhões de euros por metade dos direitos desportivos do avançado português, mas, como Postiga saiu do Varzim para o FC Porto com apenas 13 anos, a percentagem a receber é de 0,5 por cento.
Há cerca de um ano, os poveiros tentaram que o mecanismo de solidariedade fosse aplicado à transferência do futebolista do FC Porto para o Tottenham, de Inglaterra, em 2003, e posterior regresso a Portugal, em 2004, mas a resposta foi negativa.
"A anterior direcção nada fez e o direito prescreveu. Contactamos os serviços jurídicos da FIFA, que nos informaram que o prazo limite é de 2 anos", afirmou Lopes de Castro.
O clube comprador, neste caso o Sporting, é o responsável directo pelo pagamento da compensação, mas a verba pode ser descontada ao valor a pagar ao emblema vendedor, dependendo do que seja acordado entre as partes.
Os poveiros prevêem arrecadar uma soma considerável para o seu orçamento à conta do mecanismo de solidariedade, já que também reclamam verbas similares pelas transferências de Milhazes e Geraldo.
Milhazes, que fez quase toda a sua formação ao serviço dos "lobos do mar", foi emprestado pelo Rio Ave ao Politehnica Timisoara, em Janeiro, sendo que o clube romeno decidiu adquirir o passe do jogador em definitivo, por um valor global de 400 mil euros.
O Varzim pretende ainda receber uma compensação pela formação de Geraldo, que se transferiu em 2007/08 do Paços de Ferreira para o AEK de Atenas, por 300 mil euros.
O presidente varzinista aguarda a mediação da Federação Portuguesa de Futebol neste caso, já que o clube grego contesta o valor da indemnização.
Em ambos as situações, a verba reclamada ronda os 12 mil euros, mas Lopes de Castro aguarda uma possível transferência de Bruno Alves (que jogou no Varzim até aos 17 anos), do FC Porto, para receber uma verba mais significativa.
"Se for pelos valores que têm vindo a público, entre 20 e 30 milhões de euros, será um excelente negócio para o FC Porto e para o Varzim", referiu o dirigente.
O mecanismo de solidariedade previsto no regulamento da FIFA indica que todos os clubes em que um futebolista tenha jogado, entre os 12 e os 23 anos, têm direito a receber uma parcela em futuras transferências, até um máximo de 3 por cento.
Documentário da época histórica vai ser lançado brevemente com imagens e testemunhos inéditos
Médio termina segunda pausa FIFA com mais de 1.304 oficiais; central chega com problema físico e está em dúvida para a Taça de Portugal
Extremo do Sporting foi titular e saiu ao minuto 73
Embalado após boa exibição, com uma assistência, pela Grécia, reforço ataca o P. Ferreira. Luis Suárez regressará ‘à queima’ e abre-lhe a via... verde
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo