O presidente do Varzim, Lopes de Castro, disse terça-feira que o clube reclamou cerca de 12 mil euros pela transferência do futebolista Hélder Postiga do FC Porto para o Sporting.
A verba refere-se à compensação pela formação do futebolista e insere-se no mecanismo de solidariedade do regulamento FIFA sobre o estatuto e transferência de jogadores.
O Sporting pagou 2,5 milhões de euros por metade dos direitos desportivos do avançado português, mas, como Postiga saiu do Varzim para o FC Porto com apenas 13 anos, a percentagem a receber é de 0,5 por cento.
Há cerca de um ano, os poveiros tentaram que o mecanismo de solidariedade fosse aplicado à transferência do futebolista do FC Porto para o Tottenham, de Inglaterra, em 2003, e posterior regresso a Portugal, em 2004, mas a resposta foi negativa.
"A anterior direcção nada fez e o direito prescreveu. Contactamos os serviços jurídicos da FIFA, que nos informaram que o prazo limite é de 2 anos", afirmou Lopes de Castro.
O clube comprador, neste caso o Sporting, é o responsável directo pelo pagamento da compensação, mas a verba pode ser descontada ao valor a pagar ao emblema vendedor, dependendo do que seja acordado entre as partes.
Os poveiros prevêem arrecadar uma soma considerável para o seu orçamento à conta do mecanismo de solidariedade, já que também reclamam verbas similares pelas transferências de Milhazes e Geraldo.
Milhazes, que fez quase toda a sua formação ao serviço dos "lobos do mar", foi emprestado pelo Rio Ave ao Politehnica Timisoara, em Janeiro, sendo que o clube romeno decidiu adquirir o passe do jogador em definitivo, por um valor global de 400 mil euros.
O Varzim pretende ainda receber uma compensação pela formação de Geraldo, que se transferiu em 2007/08 do Paços de Ferreira para o AEK de Atenas, por 300 mil euros.
O presidente varzinista aguarda a mediação da Federação Portuguesa de Futebol neste caso, já que o clube grego contesta o valor da indemnização.
Em ambos as situações, a verba reclamada ronda os 12 mil euros, mas Lopes de Castro aguarda uma possível transferência de Bruno Alves (que jogou no Varzim até aos 17 anos), do FC Porto, para receber uma verba mais significativa.
"Se for pelos valores que têm vindo a público, entre 20 e 30 milhões de euros, será um excelente negócio para o FC Porto e para o Varzim", referiu o dirigente.
O mecanismo de solidariedade previsto no regulamento da FIFA indica que todos os clubes em que um futebolista tenha jogado, entre os 12 e os 23 anos, têm direito a receber uma parcela em futuras transferências, até um máximo de 3 por cento.
Defesa reencontra Benfica em ambiente hostil, após a polémica da Taça
Com 9 vitórias em 10 jogos, o Sporting está por cima, mas o técnico quer os pés assentes no chão
Preparado para recuperar lugar no ataque e alinhar no mínimo 60 minutos no dérbi. Benfica é o rival que mais vezes defrontou na carreira e dá-se bem como visitante
Jorge Faustino e Marco Ferreira antecipam qual pode ser a nomeação para o jogo entre Benfica e Sporting
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen