Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:00

22 outubro

Marselha

Marselha

03/04/2023

O futebol "muito bom" do Sporting, o "nojo" dos processos do Benfica e a venda de jogadores: tudo o que disse Varandas

Presidente do Sporting abordou a atualidade leonina e do futebol português numa entrevista ao canal do clube

22:30 03.04.2023

O resumo da entrevista a Frederico Varandas

Numa entrevista à Sporting TV essencialmente dividida em dois blocos, Frederico Varandas analisou a atualidade do Sporting mas também os processos judiciais com que o Benfica está a contas. O presidente leonino admitiu que a "falta de regularidade" tramou a luta pelo título mas manifestou confiança em ainda chegar aos lugares de acesso à Liga dos Campeões e em ir mais longe na atual Liga Europa.

Sobre a cobiça em Rúben Amorim, mostrou-se satisfeito por considerar que tal comprova que tem havido um bom trabalho em Alvalade e manifestou, mais uma vez, a intenção de continuar a contar com este treinador. Sobre as finanças, Varandas destacou o crescimento do Sporting noutros parâmetros além das vendas, o que permitirá no futuro estar menos dependente da alienação de passes.

Relativamente aos casos no Benfica, o líder verde e branco usou mesmo a palavra "nojo" para se referir a casos como E-Toupeira ou Saco Azul, ao mesmo tempo que lamentou a decisão do Ministério Público em, no caso César Boaventura, não ter colocado a SAD encarnada como arguida. E avisou Rui Costa: "não basta dizer que é diferente".

A finalizar, condenou a "agressão bárbara" a Jubas. Leia tudo na íntegra em baixo:

22:04 03.04.2023

Varandas e a agressão a Jubas: «Foi algo bárbaro, surreal»

Agressão a Jubas?

"Disse que o tema está em altas nas redes sociais, não sei o que é altas nem baixas redes sociais... Acho que é um dos problemas, o Mundo está a mudar e muitas pessoas ligam muito ao que são as redes sociais. Ligo ao que os sócios pensam, uns nem têm redes, outros têm mas nem sócios são. Graças a Deus eu tenho essa higiene mental. Infelizmente higiene mental não teve a pessoa que agrediu de uma forma bárbara… Estou-me a rir mas não tem piada nenhuma. É assunto surreal onde simplesmente um senhor, que pelos vistos estava alcoolizado e convidado numa empresa que tem um camarote, agrediu o Jubas. Por isso esse senhor, como qualquer outro que pratique violência, não tem espaço para estar num recinto desportivo. O Sporting vai agir e atuar internamente. Felizmente o colaborador – e vou dar aqui uma grande tristeza a muitos jovens, mas o Jubas tem uma pessoa lá dentro - está bem. Vai apresentar queixa na polícia e tem todo o nosso apoio."

22:02 03.04.2023

Varandas: «Ex-presidente do Benfica disse-me para ter cuidado porque não ia durar muito tempo. Ainda aqui estou, ele não está»

- Diz-se que o Sporting não tem força suficiente para mudar o futebol português. É errado?

"Não sei… Lembro-me que o ex-presidente do Benfica disse-me para ter cuidado porque não ia durar muito tempo como os outros. Ainda aqui estou, ele não está. A força, acima de tudo, vem de nós, de não termos medo, de não temos telhados de vidro, ajuda muito. E ter coragem. Chegámos aqui com uma missão quase hercúlea, fizemo-la. Esta época desportivamente está a correr menos bem, mas nos últimos 4 ou 5 anos ganhámos mais do que nos últimos 20. Mas mais importante do que a vitória é a dignidade que foi devolvida ao Sporting e isso sente-se no sócio do Sporting. É a minha e a nossa missão. Vamos fazer o possível para que se sintam dignos, tenham muito reconhecimento no seu Sporting e obviamente sejam felizes."

Pub
21:58 03.04.2023

Varandas: «Sinto que a arbitragem está muito melhor»

Confiança na arbitragem?

"Sinto que está muito melhor. No caso e-toupeira, um vice da arbitragem, de 2011 a 2016, Ferreira Nunes, foi como testemunha no e-toupeira no tribunal. Falou do caso Paulo Gonçalves, admitiu que recebeu bilhetes para ir ver o Dortmund-Benfica, que Paulo Gonçalves lhe pagou o hotel e achou normal porque não ia pedir a pessoas do Benfica. Vai a tribunal dizer que acha normal que o Benfica lhe pague a estadia do hotel. Demonstra o estado de podridão a nível do dirigismo da arbitragem. Acredito que eram vítimas de como estava dirigido o Conselho de Arbitragem. O Sporting luta por uma arbitragem independente e livre."

"Ainda este ano propusemos medidas básicas, como o banco da equipa da casa não ficar atras do fiscal de linha. Sabemos o que se fazer. Curiosamente o Benfica e FC Porto recusaram. Tento criar a maneira para não pressionarem um árbitro. Isto obriga a uma reforma a sério do desporto, mas a nossa arbitragem tem de ser livre e autónoma. Não acho que seja limpo que um candidato se queira candidatar à presidência da FPF e depois escolha o presidente do Conselho de Arbitragem. Não quero que haja condicionamento. O presidente do CA deve ser escolhido pelos árbitros. O que vejo hoje é que há um CA que tem árbitros melhores e outros que cedem à pressão ou menos… normal. Mas não há um conselho de arbitragem totalmente puro. Era fácil chegar aqui e vir que estamos a perder por causa do árbitro. Não estamos a perder por causa dos árbitros. Quero os árbitros responsabilizados. Se têm medo não podem andar aqui. Defendemos que sejam bem pagos, tenham a melhor formação possível e que seja uma arbitragem independente dos clubes. Como é feito nas melhores ligas do mundo. Basta copiar os bons exemplos e é preciso coragem."

21:57 03.04.2023

Sporting como assistente nos processos do Benfica e uma comparação com a Juventus

- O Sporting constituiu-se como assistente nestes processos?

"Sim, o Sporting é assistente em todos os processos, exceto neste do Saco Azul, porque uma vez que neste momento a acusação é apenas de fraude fiscal e não corrupção desportiva, o Sporting não se pode constituir assistente."

- É impossível acontecer em em Portugal o que aconteceu com a Juventus?

"Não quero aqui responder e desmoralizar milhões de pessoas que se levantam todos os dias e lutam todos os dias para tentar chegar ao final do dia de cabeça erguida e tentar subir na vida. Quero acreditar que neste país a Justiça funciona, que não tem medo do impacto do clube ser grande ou pequeno, seja Benfica, FC Porto ou Sporting. Quero acreditar que a Justiça se faz lá fora. Quando olhamos e vemos a Premier League eu vejo centenas de comentadores a dizer que ‘aquilo é que a liga’, mas não tem César Boaventura, não tem Paulo Gonçalves, não tem presidentes a corromper árbitros. Aquela liga é limpa. Não vale a pena preocuparmo-nos com direitos de centralização quando assobiamos para o ar e temos corrupção do pior do que há no futebol português. Quero acreditar que a Justiça tem força e coragem para fazer. Se o país não acredita na sua própria Justiça é muito difícil crescer aqui e ver os meus filhos crescerem aqui."

21:54 03.04.2023

«Acredito que Rui Costa não soubesse o que se passava, mas agora sabe. E não basta dizer-se que é diferente»

- Nota diferenças em relação à liderança de Rui Costa?

"Acredito que o presidente Rui Costa não se tivesse envolvido e não sabia do que se passava, mas agora sabe. Penso que muito mais importante do que aquilo que dizemos é o que fazemos. Não basta dizermos que somos diferentes, temos de o mostrar. E muitas vezes são estas decisões ou não decisões, que nos marcam para a vida. Penso que independentemente do momento, esteja-se a ganhar ou perder, é preciso demonstrar com atos que somos diferentes. Discordo do presidente Rui Costa quando disse, num discurso qualquer há poucos meses, a apelar a todos os benfiquistas para se manterem imunes a todo este ruído exterior. Não é ruído exterior, é ruído bem interior e ensurdecedor. Não basta dizer que pensa o lado do bem, é preciso demonstrar. O que é preciso? O presidente Rui Costa sabe."

"Para nós, vamos para 117 anos de história, os valores são muito importantes. Desde a fundação, em 1906, é a nossa matriz, os valores. Quando o Sporting ameaçou desviar-se desses valores não precisou do MP, da Polícia Judiciária. Resolveu o seu próprio problema. Os sócios mobilizaram-se, falaram e decidiram. É um grande orgulho ver como o Sporting é regido sobre uma matriz de valores. Para o sócio do Sporting os valores interessam. Interessa que o seu presidente não tenha escutas a corromper árbitros com prostitutas. Interessa que o seu presidente não seja apanhado em escutas a escolher um árbitro para uma final da Taça. Interessa que na administração da sua SAD não haja sacos azuis de 1 milhão de euros. O sócio quer ganhar, mas mais do que ganhar é a forma como se ganha. E eu, enquanto presidente do Sporting, admito que prefiro nunca ter de ganhar do que ganhar com estes esquemas. É assim que o Sporting é, é assim que eu sou. Há uma linha da qual o Sporting nunca se vai desviar. Queremos um futebol limpo, que o Sporting não seja favorecido, mas também não podemos simplesmente assobiar para o lado e fingir que as coisas não acontecem."

Pub
21:51 03.04.2023

Varandas sobre o saco azul e casos do Benfica: «É um nojo não diferente do Apito Dourado»

Frederico Varandas comenta o Saco Azul do Benfica:

"No caso do Saco Azul temos um clube onde há um esquema falso de faturas para libertar mais de 1M€ em cash. Para emprestar de um amigo do anterior diretor financeiro do clube. Depois há pagamentos para um árbitro então ainda no ativo, Bruno Paixão. Para quê 1M em cash? A Benfica SAD vai ser acusada de evasão fiscal. Mas para quê que era o dinheiro? Que a investigação não fique pela evasão fiscal. Ainda recentemente tivemos um clube, a Juventus onde foram retirados 15 pontos por evasão fiscal. Não foi por corrupção desportiva, pela qual desceu em 2006. Por manipulação de dados financeiros e evasão fiscal foram retirados 15 pontos e todos os administradores suspensos. O Sporting foi obviamente, e não interessa quem era o presidente da altura, uma das principais vítimas deste esquema criminoso. Desportivamente e do ponto de vista financeiro. O Sporting não se contenta e vai lutar na justiça por isto. Isto é um nojo, não há outra forma de o classificar. Um nojo não diferente do Apito Dourado, um nojo que não pode ter lugar no futebol português e que a justiça tem de limpar."

"Espero que não haja clubite na justiça e não tenham medo. Não pode. Porque há 20 anos vemos uma das maiores vergonhas da justiça desportiva e não só. Continuamos a fingir que não existiram… aquelas escutas são reais. E há um presidente de viva voz a corromper árbitros e polítivos. Não haverá um juiz que respeite e me faça convencer isto. Não vou mudar de opinião, seja condenado 2/3 vezes. Aquele senhor jamais poderia dirigir o que fosse do ponto de vista desportivo. Passado 20 anos, estamos a passar pelos pingos de chuva num caso vergonhoso."

- Sobre a época 2015/16, era a estes casos que se referia em 2018?

"Isso foi na altura da campanha eleitoral. O que o Sporting sabia era o que hoje se sabe lendo a acusação, era o que os jogadores diziam. Não era difícil chegar lá. O Sporting era assistente do processo e cumpre o segredo de justiça. Sabia-se o que se passava, que os jogadores foram chamados. Cumprido o segredo de justiça, colaborando sempre e respeitando, aguardámos pela acusação mas infelizmente não concordamos com ela."

21:47 03.04.2023

Varandas: «No e-toupeira é extremamente difícil dizer que não é pior»

Diferenças entre caso Boaventura e E-toupeira?

"No e-toupeira é extremamente difícil dizer que não é pior. Paulo Gonçalves é condenado por corromper funcionários judiciais para obter informações. Paulo Gonçalves era assessor jurídico, braço direito de Luis Filipe Vieira, estava nas reuniões da Liga, circulavam emails da cumplicidade de Paulo Gonçalves até com César Boaventura. Uma das razões alegadas pelo Ministério Público é que César Boaventura não ocupava nenhum cargo na SAD do Benfica. Sobre Paulo Gonçalves nem isso o MP pode dizer. Paulo Gonçalves foi condenado considerando que corrompia funcionários judiciais sem a administração do Benfica saber. Ainda vi uma noticia há pouco tempo no Expresso de que Edgar Costa foi aliciado por outro agente para perder um jogo num Marítimo-Benfica. O que leva um jogador de futebol a prestar declarações deste teor ao procurador e PJ? Tiveram coragem de o fazer. Nenhum jogador faria isto contra um Benfica, FC Porto, Sporting se não fosse verdade. Para além do e-toupeira, temos um caso que ainda tem de ser julgado. Mas tudo o que vem aí é altamente preocupante."

21:35 03.04.2023

Varandas sobre César Boaventura: «Ministério Público está a acusar o mensageiro mas não está a acusar o mentor»

A acusação a César Boaventura e não à Benfica SAD.

"Comecemos pelo caso recente de César Boaventura. Com todo o respeito que o Ministério Publico nos merece, não concordamos com a acusação. Ou melhor, concordamos com tudo o que está lá, mas entendemos que falta uma peça central do puzzle. Ou seja, o MP está a acusar o mensageiro mas não está a acusar o verdadeiro mentor e beneficiário de todo este esquema de crime organizado. Como tal, não é uma decisão tomada a quente, mas sim por todo o nosso gabinete jurídico: vamos pedir a abertura da instrução deste caso. Analisámos com muito cuidado todo o processo e de facto analisamos que o próprio MP reconhece que Boaventura tinha uma relação de grande confiança e proximidade com Luís Filipe Vieira, que falavam constantemente quer por telefone, quer SMS’s sobre assuntos do futebol e de outro tipo.

Também constatamos que o MP refere que César Boaventura tenta corromper 4 jogadores e que se os jogadores fizessem o que ele tinha oferecido, ia despender 480 mil euros. O MP considera que Boaventura, num hobby pessoal, sente-se na disponibilidade de gastar 480 mil euros para a sua equipa ganhar. Não faço ideia se queria que o Benfica vencesse o campeonato… Na cabeça de qualquer pessoa isto não faz sentido. Custa a acreditar que um empresário esteja na disposição de gastar 480 mil euros para o Benfica vencer um jogo. Inclusive há uma escuta em que Boaventura diz a um jogador que o próprio presidente ‘está na disposição de te oferecer 40 mil euros se fizeres isto, isto e isto’ - isto está na acusação, diz mesmo o nome do presidente do Benfica. Achamos que neste processo o mensageiro está acusado, o principal beneficiário, neste caso Luís Filipe Vieira e a Benfica SAD, não estão. Achamos que é um erro, esperamos que seja corrigido. Isto é apenas um processo de vários que estão na ordem do dia."

Pub
21:28 03.04.2023

Varandas: «Hugo Viana já teve convites para ir para as melhores ligas da Europa. Recusou»

- Renovou com Amorim num dos piores momentos da época. É sinal de que o projeto está acima de tudo?

"É um sinal que tomamos decisões no que acreditamos e não no ruído ou o no que as pessoas acham ou deixam de achar. Acreditamos muito no processo de trabalho, quando falo neste reconhecimento não é só o treinador e jogador. O Hugo Viana é uma peça fundamental neste processo. Ele vai ficar chateado, mas vou dizer: o Viana já teve convites para ir para as melhores ligas da Europa. Recusou. Ao contrário de outras pessoas que supostamente têm convites e são publicitados, ele é ao contrário. Tenho muito orgulho nesta estrutura. Não é por estarmos numa fase má de resultados mas a qualidade estava lá, jogávamos bem. É acreditar no processo de trabalho. Hoje temos um processo feito por pessoas de muita qualidade na academia, departamento de performance, área técnica…."

21:27 03.04.2023

Varandas sobre vendas e investimento: «Estamos a caminhar para depender menos da venda de jogadores»

- Formação ou investimento maior na próxima época?

"O Sporting não vai alterar a sua estratégia, a nossa forma de gerir o clube. O que sabemos fazer melhor é produzir jogadores. o primeiro mandato ficou marcado pelo investimento na Academia, tivemos de a requalificar e apetrechar das melhores pessoas. Hoje estou mais do que descansado. Não olho para o lado e invejo nenhuma academia. O investimento está aí, estamos pela primeira vez na final four da Youth League, tivemos na última convocatória dos sub-20 11 jogadores, esse é o caminho. Nem todos chegarão À equipa A, vão ter de pedalar muito, sabem da exigência do treinador, mas os que chegarem é porque merecem. Esse é o caminho do Sporting."

- Vender jogadores nucleares?

"O Sporting está numa posição bastante diferente do que estava quando chegámos em 2018. A forma como temos negociado e vendidos os jogadores não tem nada a vender. Chegámos com a corda ao pescoço, os nossos adversários sabiam. Foi muito complicado. Hoje não estamos assim, fruto do rumo de estabilidade que delineamos. Estamos numa posição mais confortável. Não é por acaso que 5 das maiores vendas da história do Sporting foram feitas neste mandato. O Sporting tem crescido. Obviamente que quando os jogadores saem é porque têm de sair. Ninguém tem prazer em vender, não é só o treinador, o jogador e o adepto que quer ganhar, o presidente quer ganhar. Sei que não é uma decisão popular. A necessidade de vender é do futebol português, o que não vai mudar, neste modelo de associativismo, nós, Benfica e FC Porto. Sabemos bem as receitas que temos, os custos que temos. É jogar com o equilíbrio."

- Receitas não dão margem para segurar jogadores fundamentais?

"O nosso trabalho é isso que temos feito, as dificuldades que muitas vezes não são visíveis para o adepto. Gostaria que há 10 anos, a administração que aqui estava tivesse investido não só na equipa, como nas infraestruturas na modernização do clube. Infelizmente não se fez e os nossos rivais fizeram e bem. Temo-lo feito de há 4 anos para cá de forma equilibrada e sustentada. Seria fácil para mim meter as receitas que temos e investir na equipa A. Era ótimo para mim porque era mais fácil ganhar amanhã, mas não é o melhor para o Sporting. Nunca vamos fazer o que é melhor para nós, mas sim o que é melhor para o Sporting. E o melhor é esta gestão. Ter de investir numa loja verde online nova, numa nova megastore. Fez com que o Sporting cresça de receitas e batermos recordes de receitas de merchandising, recorde de receitas de quotização, este ano posso dar a novidade: batemos o recorde de bilhética e gameboxs juntas num ano, na segunda época com maior assistência em Alvalade (a primeira foi 2019/20). O Sporting tem crescido como clube. É desafiante para quem gere ter de meter ovos não só no futebol como em áreas que vão fazer o Sporting crescer para depois não ter de vender jogadores."

- Consolidação da visão estratégica está patente no último Relatório e Contas?

"É esse trabalho de consolidar financeiramente o clube que temos de continuar a definir e decidir por esta estratégia. É por aqui que temos de continuar a percorrer o caminho. Estes resultados são fantásticos e encorajadores, mas obviamente não podemos agora virar a agulha e achar que está tudo bem, porque não está. Temos um trabalho para fazer. Nessa análise financeira também temos um aspeto importante da continuação da redução do passivo. Reduzimos em cerca de 24 milhões de euros o passivo, o que fizemos sempre exceto em período de Covid. Demonstra o trabalho de consolidação. Não estamos aqui para ganhar medalhes e recordes financeiros, estamos para ganhar. Mas só é possível ganhar com esta estabilização financeira. Quando analisamos e ficamos contentes com estes valores, é um trabalho de centenas de colaboradores do Sporting, mas há um peso importante do futebol. Jamais se conseguiria esta recuperação financeira sem o trabalho e mérito do treinador, diretor desportivo e todo o staff."

Frederico Varandas e o projeto, nomeadamente obrigatoriedade de venda de jogadores para equilibrar resultados:

"Estamos a potenciar as nossas receitas e o orçamento precisa de receitas. Mas as receitas extraordinárias da Champions têm o peso. Se não vier a Champions, terá de vir mais num valor acima de vendas. O Sporting está muito mais bem preparado para ficarmos sem Champions, apresentamos resultados financeiros na linha do ano anterior, resultados operacionais melhores, este ano os segundos melhores de sempre. Isto demonstra que o Sporting está cada vez mais equilibrado a nível de custos e receitas. E a caminhar para depender cada vez menos de vendas dos jogadores. Acreditamos que só existe financeiro se houver sucesso desportivo. Mas também só haverá sucesso desportivo se houver sucesso financeiro. Se num ano decidirmos fazer um esforço enorme, não vender nada, ficar à pele com salários em atraso, no ano a seguir desbaratamos a equipa toda devido ao fair play financeiro. Se nao estivermos na Liga dos Campeões podemos precisar de vendas. O Sporting está mais bem preparado se ficar sem Champions. Ao termos resultados operacionais melhores, estamos a caminhar para depender menos de vendas. Mas ainda não estamos lá, temos de consolidar o nosso caminho. Só existe sucesso financeiro com sucesso desportivo. O facto de termos, após seis anos, resultados positivos é prova do caminho das pedras que passámos e da sustentabilidade da SAD para competir e isso é importante para o fair-play financeiro."

21:24 03.04.2023

Varandas sobre Bellerín: «É jogador do Sporting até final desta época e depois tomaremos decisões»

Mercado? Existem posições definidas para reforçar?

"Obviamente a época tem sido preparada há já bons meses. Não vou revelar aqui. São decisões tomadas entre treinador, Hugo Viana e administração. Obviamente vamos tomar decisões para respeitar os interesses do treinador e diretor-desportivo."

Questão do futuro de Bellerín?

"É jogador do Sporting até final desta época e depois tomaremos decisões."

Pub
21:23 03.04.2023

Varandas e a vitória sobre o Arsenal no Emirates: «Jogo que marca uma geração»

Varandas sobre os jogos com Arsenal e agora com a Juventus:

Arsenal?

"Falando como adepto, é daqueles jogos que ficam para a história do Sporting. A elimnar provavelmente uma das melhores equipas do momento no mundo, lider incontestável, melhor equipa da Premier League, a melhor liga do mundo, mas é eliminado com muita categoria. O Sporting já eliminou equipas com muito sofrimento e sorte, mas aqui, percebo que possa ser tendencioso, mas acho que nos dois jogos fomos melhores do que o Arsenal. O jogo em Londres é uima jornada épica, jogar olhos nos olhos nos 90 minutos, ter mais posse de bola, só o City o conseguiu fazer, e depois um golo extraordinário que fica para história da carreira do Pote, do sporting, das competições europeias. Um golo lindo, fantástico. Ua segunda parte impressionante, com estádio cheio. É daqueles jogos que marca uma geração. Tenho muito orgulho."

Juventus?

"O adepto falante diz: eliminam o Arsenal, podemos eliminar a Juventus, claro que sim. O presidente e a pessoa que analisar vê um adversário fortíssimo, se não lhe tivessem retirado 15 pontos era o líder isolado da Serie A, uma equipa que nos últimos 3 meses encarrilou e tem estado cada vez mais forte, recuperou alguns jogadores que estavam em baixo de forma. É um adversairo fortíssimo ,com muito mais responsabilidade que o Sporting, teoricamente muito mais forte do que o Sporting, com um orçamento muito superior, com quem o Sporting vai competir como competiu com o Arsenal."

Possível objetivo na Liga Europa e acesso à Liga dos Campeões?

"A espinha encravada que ficou de não passar aos oitavos da Champions, foi muito merecido passar esta eliminatória contra a Liga Europa. Acredito que o Sporting tem todas as condições de terminar em lugar de acesso à champions. Acho que seria justo. Não digo que jogamos o melhor futebol da liga, mas o Sporting joga muito bem futebol e seria injusto. Não acredito que não se qualifique para os lugares da Champions."

21:16 03.04.2023

Varandas e o interesse inglês em Amorim: «Não vejo nenhum treinador na Liga portuguesa tão cobiçado quanto o nosso»

Varandas e o futuro de Amorim, dado o interesse inglês:

"O meu treinador é uma pessoa inteligente, olha para trás, vê que o Sporting esteve 19 anos para ser campeão. Se ganhar 2 campeonatos em 6 anos é positivo. Também sei que ao dizer isso, todos os dias compete para ser campeão. É uma qualidade que tem. Cria essa exigência para si próprio e por vezes ultrapassa os limites dessa exigência. Faz uma exigência racional do que seria melhor para o clube. Sei que quando chegou, rejeitava que ia ser campeão nacional. Tem a sua estratégia, mas concordo com a sua análise racional. Conto com amorim, tem contrato assinado até 2026, sei que ainda agora está associado à lista de mais um tubarão europeu. É sinal de que estamos a fazer alguma coisa bem. Não vejo nenhum treinador na Liga portuguesa ser tão cobiçado como nosso treinador. Não vejo tantos jogadores serem apontados a Inglaterra. Não vejo tantos clubes, tais como acima de nós, com tanto interesse em treinador e jogadores. Fico muito contente, orgulhoso por isso. O Rúben Amorim é dos melhores treinadores do Mundo, fez crescer muito o Sporting na qualidade de jogo e indiretamente o clube. Fico contente por esse reconhecimento internacional. Se tivesse receio com o que vou perder… tenho de dar valor ao que tenho. Fico feliz por ver o meu treinador feliz no Sporting. Tem feito crescer o Sporting, como diz está num grande clube europeu. Passou por momentos que nunca tinha vivenciado, sentiu isso pela primeira vez esta época e fico muito contente por ele e esse reconhecimento é merecido."

21:08 03.04.2023

Varandas e a prestação europeia do Sporting: «Tivemos os 'oitavos' da Champions na mão»

Varandas e a prestação europeia do Sporting, nomeadamente a Champions

"Houve, claro, infelicidade, mas eu tento ser sempre muito frio, deixar de lado o meu lado de adepto, emocional, nas verdadeiras análises. Percebo a frustração de todos. É óbvio que tivemos os oitavos de final mais uma vez na mão. Espinha encravada? Ficou. Quando disputamos dois jogos contra uma equipa fortíssima como o Marselha e vemos-nos impossibilitados de competir por erros nossos, nos dois jogos a ficar mais de 70 minutos a jogar com 10 jogadores é de condenar. Em casa com o Frankfurt custou, estávamos a vencer e houve ali um lance decisivo que matou o jogo. Tenho de estar orgulhoso do que os meus jogadores e treinador fizeram. A responsabilidade não era nossa. Passámos para a Liga Europa - infelizmente tem tido só de nome, poderíamos dizer que estávamos na Champions League com os adversários que eliminámos e que temos pela frente."

Pub
21:06 03.04.2023

Varandas elogia Rúben Amorim: «Somos uma equipa grande a jogar»

Varandas e a influência de Rúben Amorim:

"A chegada do nosso treinador fez crescer o clube para outro patamar. Acredito onde vou jogar que o Sporting pode ganhar, não tenho qualquer dúvida. O Sporting joga como equipa grande. Temos uma ideia de jogo muito definida que não muda - detalhes técnicos à parte. Somos uma equipa grande a jogar, uma equipa dominadora que se instala no meio-campo adversário - jogando em casa ou fora não alteramos. Foi uma mudança de paradigma em relação a um passado recente e deve-se ao nosso treinador e aos seus jogadores. Há uma qualidade de jogo inegável e que me deixa acima de tudo seguro do presente e do futuro. Fomos campeões há dois anos, muito competentes e e eficazes; no ano a seguir jogámos muito bem futebol e fizemos o mesmo número de pontos e não chegou; este ano faltam-nos 8 jogos e se os ganharmos todos podemos ser felizes."

21:03 03.04.2023

Varandas sobre a época no futebol: «Internamente pecámos por falta de regularidade»

Frederico Varandas faz balanço sobre a época no futebol

"A nossa época tem sido irregular nomeadamente no plano interno, onde pecámos por falta de regularidade. É justo reconhecer que a nossa qualidade futebolística, de jogo, e que apresentamos em campo não se coaduna com o lugar na classificação. Não é a qualidade que faz justiça à classificação. São os pontos. E infelizmente não fomos eficazes em jogos no início da época e pagámos caro. Onde teríamos e fomos muito melhores do que os adversários, não fomos eficazes e isso aconteceu 1,2,3 vezes. O futebol acontece e, não só não fomos eficazes, como sofremos no jogo corrido e que foi injusto. Fez-nos distanciarmos no início dos rivais. Vejo uma ideia de jogo muito semelhante nestes 3 anos. Jogamos melhor e mais como equipa grande."

"Está demonstrado nos jogos mais difíceis, empatámos 2-2 com o nosso rival, nos jogos de maior dificuldade, com equipas da premier league, uma eliminámos, contra outra empatámos e ganhámos em casa. Ganhámos 3-0 com uma equipa fortíssima da Bundesliga. Perdemos cá não só com infelicidade, mas um erro grande da arbitragem. Não fomos regulares. Temos um líder na liga que tem sido competente. Um justo líder que ganha mesmo jogos em que não está tão bem. Não tivemos essa eficácia e pagámos caro. O objetivo é chegar à Champions, o campeonato é muito difícil e acreditamos que é possível chegar a esses lugares."

19:10 03.04.2023

Frederico Varandas em entrevista

A renovação de Neto, o momento da equipa, o assédio inglês a Rúben Amorim ou os processos judiciais que envolvem o Benfica deverão estar entre os temas abordados esta noite por Frederico Varandas, em entrevista à Sporting TV. O presidente dos leões vai responder às perguntas do canal do clube, às 21 horas. Siga aqui em direto!

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting
Notícias
Notícias Mais Vistas