Treinador do Sporting falou do jogo com o Famalicão agendado para amanhã em Alvalade (20H30)
Rúben Amorim fez este sábado a antevisão ao jogo com o Famalicão, partida da 30.ª jornada da Liga Bwin agendada para amanhã, às 20H30, em Alvalade.
É importante vencer e iniciar uma série de vitórias até ao final?
Relacionada
"Obviamente é sempre importante criar uma sequência de vitórias e não interessa a altura da época em que estamos. Queremos voltar um bocadinho ao normal do que sempre fizemos, não tivemos muitas oportunidades para ter essa sensação, e terminar com essa sensação é uma obrigação e um dos objetivos.Também é importante não sofrer golos, tivemos uma sequência boa, e depois de repente sofremos aqui alguns golos e era importante não voltar a sofrer contra uma equipa que, quanto a mim, foi a que mais melhorou após o Mundial. Tem um treinador que desde a primeira passagem pelo Famalicão teve tempo para treinar sem a habitual rotação de jogadores no Famalicão e está a mostrar toda a competência que tem. Os jogadores são muito talentosos e nós já fomos buscar alguns lá. É uma equipa muito moralizada, melhorou muito, está entre os jogos da Taça de Portugal mas ainda tem objetivos neste campeonato, assim como nós. É um jogo difícil, um bom teste para nós, com dinâmica, e nós queremos dar sequência à vitória em Guimarães".
Como motiva os jogadores?
"Explicando aos jogadores o processo em que estamos inseridos, nós já falámos e debatemos muito esta época, não antigimos os objetivos e estamos prestes, digamos assim, a não atingir os objetivos mínimos. Todos os jogadores sabem, o staff sabe, mas também sabemos que daqui a cinco jornadas começa tudo outra vez e temos que aproveitar cada minuto para melhorar a nossa equipa. Temos um processo que podemos melhorar, demonstrámos muitas vezes durante esta época que temos uma equipa com potencial mas com várias lacunas, e nada melhor que aproveitar todos os jogos para melhorar essas lacunas. Os jogadores sabem que estão a lutar por objetivos...ainda não acabou a época e eles têm de pensar no futuro. Eles são jogadores jovens, do Sporting, com conttratos longos por isso isto não acaba aqui. A única forma de motivá-los é fazê-los ver que a vida de jogadores de futebol é sempre corrida e daqui a cinco jornadas acaba e temos de estar num ponto muito melhor para começarmos a próxima época da melhor forma".
Tem o apoio da direção e adeptos. O clube está diferente?
"Deve ser estranho até para vocês que até já andam há mais anos nisto, deve ser muito estranho para vocês, e é muito estranho para mim...é estranho de lidar pois não estamos à espera disso. Sempre tiveram um treinador que quando ganhou e esteve por cima nunca alimentou uma saída e sempre quis ficar cá, e agora estou a ter o outro lado da moeda e estou a ser correspondido. Mas eu não tenho ilusões nenhumas, já falámos sobre isso e não vamos falar sobre o que se passou esta época. O treinador gastou os creditos todos esta época e isto não dura para sempre, é o outro lado da moeda. Sempre tiveram um treinador que mesmo com sonsagens de outros clubes nunca abri a porta ou nem a deixei entreaberta, e estou a receber o mesmo tratamento por parte dos adeptos. Toda a gente diz que o treinador é muito teimoso, que embica é certas coisas e há muita gente a não concordar, mas eles sabem que eu dou tudo e defendo-os de tudo, estou a ser correspondido. Até é dificíl para mim lidar, não é normal num clube grande como o Sporting que anda numa roda viva ter esta estabilidade... é um sinal de maturidade do clube e um bom sinal para mim pois facilita-me a vida".
Pelo que acabou de dizer podemos dizer que é certa a sua continuidade? "Já faeli sobre isso e ainda agora fizemos as contas e vou falar com vocês mais 15 vezes, eu falei na semana passada e nada mudou. Eu acho que expliquei bem a situação, e o que posso dizer é que temos uma grande responsabilidade e queremos ganhar este jogos, a minha ideia não mudou e expliquei a semana passada. O nosso objetivo é vencer o proximo jogo".
Mas já tem meses de trabalho realizado. Não teme perder esse trabalho?"Já disse o quie tinha a dizer nesse aspeto. Volto a dizer que não quero estragar o trabalho todo que foi feito aqui. Obviamente eu gosto muito de cá estar, é muito óbvio, e um dia que saia do Sporting vou ter muita pena. Mas não é esse o caso, não mudou nada".
Sobre o facto de ter mais jogos agora no Sporting que no Benfica. Sente-se mais realizado onde? "Mais realizado no Sporting. São momentos diferentes da carreira, tenho um suceso diferente aqui que não tive no Benfica, e não tenho qualquer problema em dizer isto como treinador do Sporting, foi um sonho de criança e toda a gente o sabe. É como ter dois amores, um primeiro mais irracional e primitivo, e depois um que nos realiza e que nos completa, é a melhor maneira de explicar. Nunca pensei estar aqui, mas profissionalmente foi de longe a melhor coisa que me aconteceu. Vou já dizer que não estou a dizer que sou do Sporting desde de pequenino, que mudei certos sentimentos, estou a dizer que a forma de realização no Sporting foi algo inesperado e que mudou a minha vida...o Sporting mudou a minha vida na fase em que está".
Diomande pode ganhar mais experiência e o Chermiti vai ficar?
"O Chermiti fará parte do nosso plantel, agora se terá a companhia de um ou dois vocês vão discutir isso. Eu sempre vois disse que precisávamos de mais um avançado (ri). O Chermiti tem coisas muito básicas no jogo, ele tem um potencial tão grande e há coisas que precisa de tempo para trabalhar, e eu não quero que ele vá para lado nenhum, quero que ele esteja perto de nós, e se o treinador estiver cá vai ser jogador da equipa principal do Sporting. O Diomande tem de melhorar certas coisas do seu jogo mas o estatuto não vai aumentar pois aqui ninguém tem estatuto de titular indiscutível, já provámos isso. Vão jogar os melhores mas aqui ou ali sou capaz de meter algum jogador para testar para a próxima época".
Pondera deixar jogadores para a equipa B que está em perigo de descer? "Em relação ao Çelikkaya prejudicámo-lo tantas vezes...O Dario, tal como o Chermiti é um jogador que temos de estabilizar mais na equipa principal, mas vai à equipa B. O Fatawu a mesma coisa, precisamos de ver o Fatawu na equipa principal para testar mais para a próxima época mas vai à B eles sabem que têm de ajudar a equipa B assim como a B nos ajudou no campeonato durante as muitas lesões que tivemos. Tivemos essa atenção pois o principal foco no Spporting é a equipa B ajudar a A, mas agora há um contributo da equipa principal de tentar ajudar a equipa B".
Está preparado para a saída de mais jogadores?
"Do núcleo duro, dos que têm sido...O Pote, o Nuno Santos...Também têm saído muito. Se houver muita rotação temos de criar uma ligação diferente. Se no primeiro ano estava toda a gente contra nós foi muito fácil criar essa ligação entre todos pois estávamos contra toda a gente, e agora é mais difícil. Temos que manter os jogadores e criar ligações entre eles, e esse é o nosso objetivo. Manter o maior número de jogadores e, como disse logo na primeira época, o principal não é ir buscar jogadores mas manter os nossos. O meu papel é tentar manter o plantel, mas não sei o que vai acontecer. Vamos ver".
Avançado não conseguiu estar presente da gala da Liga Portugal Awards, mas deixou uma mensagem em vídeo
Treinador do Sporting recebeu esta quarta-feira o prémio Melhor Treinador da Liga Portugal Betclic 2024/25
Novo tapete verde será híbrido tal como o novo piso instalado no Estádio José Alvalade
Diogo Martins, avançado dos sub-23, entrou em Gestão no ISEG com média de 17,6. "Abdiquei de tempo com os meus amigos", explica a Record
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos