Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Advertisement Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:00

18 setembro

FC Kairat Almaty

FC Kairat Almaty

3.500 celebram centenário na relva de Alvalade

Cerca de 3.500 sportinguistas comemoraram esta noite o centenário do clube, num mega-jantar no relvado do Estádio José Alvalade, animado por comediantes e músicos, 36.525 dias após António Félix Júnior sugerir o nome Sporting Clube de Portugal.

"Sei que estão à espera há algum tempo que venha alguém dizer coisas sem sentido para vocês se rirem, mas o José Veiga não pôde vir", afirmou o comediante Aldo Lima, na primeira actuação da noite, provocando uma gargalhada entusiasmada do presidente leonino, Filipe Soares Franco.

O líder do Sporting negou quaisquer reforços para a equipa de futebol como presente de centenário do clube, até porque se trata "de uma festa do Sporting e não da SAD".

"O Mundo está a mudar, o futebol está a mudar, há muito mais competitividade, temos que estar mais atentos, mas o Sporting tem seguramente um bom futuro pela frente", disse Soares Franco.

Num grande desfile de glórias da agremiação e actuais e antigos dirigentes, entre os adeptos mais anónimos, juntos em convívio "verde-e-branco", Sá Pinto foi quem mais atenção provocou, requisitado por uma pequena multidão durante largos minutos para autógrafos e fotografias, entre as 350 mesas de 10 pessoas que ocupavam a quase totalidade do terreno de jogo de Alvalade.

"Foram 11 ou 12 anos de clube que me marcaram muito, mesmo fisicamente, mas valeu a pena. É um saldo claramente positivo. Foi aqui que me formei como homem e jogador. Passei aqui uma vida", disse o ex-internacional português, recusando revelar se já tem um posto na estrutura do futebol profissional do Sporting.

A festa começou ainda antes das 19:00, com um "cocktail" servido na praça da nova Porta 10A do complexo Alvalade XXI, o antigo atleta Fernando Mamede ou o ex-goleador Manuel Fernandes e o jovem médio João Moutinho foram dos mais acarinhados.

Dirigentes como Ernesto Ferreira da Silva e Carlos Freitas, os artistas João Braga e Lauro António ou o antigo responsável Dias Ferreira e o padre Vítor Milícias ou o presidente do Comité Olímpico Português, Vicente Moura, também marcaram presença.

"É um grande orgulho ser sportinguista. O sportinguismo está em grande força, em franco desenvolvimento. Já não estarei por cá nas comemorações do segundo centenário, mas o clube está pujante como nunca", previu Artur Agostinho, director do jornal do clube e antigo homem da TV e rádio, sócio há cerca de 60 anos, com um número "abaixo dos 500, com certeza".

O Sport Club de Belas passou a Campo Grande Football Clube, mas, por sugestão de António Félix Júnior, em 1 de Julho de 1906, passou a chamar-se Sporting Clube de Portugal. Entre os fundadores estão os irmãos António, José e Francisco Stromp, José Holtreman Roquette (José Alvalade), José Ferreira Roquette e Alfredo das Neves Holtreman (Visconde de Alvalade).

"É uma caminhada de peso. Desconfio que os fundadores de uma pequena instituição em 1906 não tinham a noção da grande instituição que estavam a criar. Estes 100 anos são só uma passagem e não um ponto de chegada. Acredito que o Sporting estará à altura nos próximos 100 anos", disse José Roquette, antigo presidente do clube e descendente dos fundadores.

O treinador do futebol profissional, Paulo Bento, não esteve presente, mas comunicou com a plateia através de telemóvel, desejando "mais 100 anos de sucesso, a começar já pela próxima época, com muitas vitórias".

"Espero que os sportinguistas entrem neste segundo centenário com vontade de atingir a glória, pelo esforço, devoção e dedicação. Ultrapassámos as 100 iniciativas desportivas, culturais e sociais em 366 dias bem preenchidos de comemorações, apesar de um cenário conturbado de eleições antecipadas e mudança de treinador de futebol", louvou Ernesto Ferreira da Silva, responsável pelas comemorações.

O programa da festa, algo atrasado face ao previsto, contemplava ainda uma actuação do comediante Marco Horácio, da banda Delfins, ao lado do fadista João Braga, entre outros músicos, mais intervenções por parte dos responsáveis e, pela meia-noite, a abertura de garrafas de champanhe e os "parabéns".

Seguia-se a apresentação dos novos equipamentos da equipa de futebol profissional, nova actuação dos Delfins e, finalmente, um espectáculo pirotécnico.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas