Milhares foram até Alvalade para enchente no bonito adeus a Manuel Fernandes, o eterno capitão do Sporting
Fiéis ao emblemático tema do universo leonino, 'Geração 70', que destaca os feitos de atletas do Sporting, com Manuel Fernandes à cabeça, milhares de adeptos – tanto do emblema leonino como de outros clubes – marcaram ontem presença no Estádio José Alvalade, onde em direção a um só local (o Hall VIP, onde ficou repousada a urna do mítico camisola 9) eternizaram ainda mais o legado da glória.
Foram mais de 13 horas de dedicatórias e testemunhos por parte de pessoas dos mais variados quadrantes e idades que disseram um último adeus ao Manel, com família e mais próximos do ex-avançado ali tão perto.
Relacionadas
O dia que se tornou numa autêntica romaria a Alvalade começou cedo. Logo pelas 9h00, já Tiago Fernandes, filho de Manel, e restantes familiares, além de Frederico Varandas, presidente do Sporting, acompanhado dos elementos da direção, de Hugo Viana e Rúben Amorim com a restante equipa técnica, estiveram ao lado da urna, numa cerimónia reservada, que contou com inúmeras figuras do universo leonino, como Luís Duque.
O impacto de Manel no desporto-rei ultrapassou mesmo gerações, tal como foi possível verificar a partir do momento em que as portas se abriram ao público. De miúdos a graúdos, vários foram deixando lembranças e coroas de flores num mural dedicado ao ex-avançado na Praça do Centenário, e não era caso para menos: é que antigo 9 foi ídolo geracional... e nacional.
Desde logo, tomando da palavra bem cedo, Frederico Varandas não esqueceu o peso da glória leonina. "É um dia difícil. Parte um dos melhores da nossa história, do Sporting. Fico eu e o Sporting de consciência tranquila, pelas homenagens que teve em vida. Sei que o Manel estaria muito feliz, como estaria hoje por ver esta multidão", assumiu o líder do clube, sem esconder a emoção, à imagem de Tiago, filho de Manel, que o presidente não deixou de acompanhar e apoiar no velório junto à urna.
"Queria agradecer a todos. A adesão foi fantástica, um sinal de que o meu pai foi uma figura importante na história do clube. O Sporting perde uma lenda, um ídolo, uma pessoa única. A nossa família perde uma referência e eu perco o meu melhor amigo", soltou, quase em lágrimas, Tiago, que hoje fará a derradeira despedida do pai e da lenda.
Sporting afina estratégia para o jogo com a Juventus
Adversário do Sporting visto à lupa
Triunfo claro dos leões por 3-0 (19-25, 18-25, 24-26)
Avançado sente que registou uma forte evolução em Alvalade
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Marcou e assistiu na vitória por 3-1 frente ao Instituto