Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Associação Nacional de Treinadores de Futebol considera que José Manuel Antunes atacou "gratuitamente" o treinador leonino
Seguir Autor:
A Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) emitiu um comunicado repudiando as declarações proferidas por um comentador televisivo que acusou Rui Borges de não ter "nível intelectual para ser treinador de um grande clube".
O comentador visado é José Manuel Antunes que, no canal 'V+', afirmou sobre o treinador leonino: "Não é propriamente a figura de taberneiro, mas é uma pessoa que não tem nível intelectual para ser treinador de um grande clube".
Recordando o currículo de Rui Borges, a ANTF declara considera a declaração gratuita, e garante que ofende "toda uma classe profissional".
Leia o comunicado na íntegra:
"ANTF repudia comentários que afrontam a dignidade do treinador Rui Borges
Porto, 7 de novembro de 2025
A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol vem, por este meio, manifestar o seu repúdio pelos comentários recentemente proferidos num canal televisivo contra o treinador do Sporting CP, Rui Borges, que visam colocar em causa a sua competência profissional afrontando simultaneamente os valores fundamentais da dignidade e do respeito na nossa profissão.
“Não é propriamente a figura de taberneiro, mas é uma pessoa que não tem nível intelectual para ser treinador de um grande clube”. A frase, proclamada num programa de crítica especializada em futebol, num canal nacional aberto, vem na sequência de outras semelhantes, de autores diversos, e fez-se a propósito de um treinador campeão nacional, com praticamente dez anos de carreira, que atravessou e respeitou todos os níveis de formação específica exigidos para a prática da sua atividade.
Tal afirmação, consideramos, surgiu de forma absolutamente gratuita, curiosamente, numa semana em que o treinador acabaria elogiado pelo italiano Luciano Spalleti: “O treinador Rui Borges, apesar de jovem, é competente e sabe pôr a equipa a jogar muito bem”.
O comentador em causa desconhece, porventura, que ser treinador de futebol implica trabalhar com pessoas, gerir emoções e tomar decisões… sob pressão, o que exige elevada capacidade intelectual e emocional. Reduzir o papel de um treinador à falta de “capacidade intelectual” é faltar ao respeito a toda uma classe profissional, cujo rigoroso processo formativo exige investimento pessoal, conhecimento, estudo permanente e aturada investigação.
Os ‘Rui Borges’ do desporto nacional respondem onde realmente importa: no trabalho, na competência, na experiência, na exigência, na gestão do grupo e na mentalidade vencedora que os seus clubes exigem.
A ANTF reafirma o seu compromisso na defesa de todos os treinadores, promovendo a excelência técnica, o fair-play e o reconhecimento da função que desempenham. A profissão de treinador merece ser exercida em ambiente de respeito, ponderação e segurança.
Seguimos focados no essencial, porque alguns preferem o ruído nós preferimos o futebol.
Obrigado"
Duelo entre FC Porto e Sporting no Dragão tem apito inicial marcado para as 20h45 desta segunda-feira
De Rui Silva a Pote, leões apresentam-se (quase) na máxima força no Dragão. Simões faz companhia a Hjulmand
Centenas de sportinguistas 'empurraram' bicampeões para jogo importante. Fumos, cânticos e várias tarjas pintaram imediações do Estádio
Processo disciplinar avançará caso este adepto seja sócio do clube
Italiano, que esteve nos gunners em 2013/14, diz quase ter tido um ataque de pânico
As declarações do treinador do FC Porto após o desaire no Dragão Arena (40-35)
Avançado luso-angolano está cedido pelo Tromso ao Al Ahly e já se estreou na Cahampions africana
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£