Clube de Alvalade quer ainda introduzir mudanças na disposição dos bancos de suplentes
O Sporting leva esta terça-feira à Assembleia Geral da Liga um conjunto de propostas que pretendem, na perspetiva dos leões, ser um contributo para melhorar o futebol português.
Em causa está a introdução de alterações cirúrgicas mas de forte impacto nos diferentes regulamentos em vigor, desde as competições à disciplina, passando também pela arbitragem.
Relacionadas
Suspensões no tempo certo
Um dos temas que faz parte do pacote de medidas do Sporting, sabe Record, está relacionado com o cumprimento de castigos. O clube de Alvalade quer acabar, de vez, com as suspensões cumpridas em tempo de férias, situação que tem sido recorrente ao longo dos últimos anos.
Nesse sentido, os responsáveis leoninos estão a propor hoje no Porto que as suspensões passem a ser cumpridas obrigatoriamente entre a data do primeiro e do último jogo oficial de cada época. Dito de outra forma, querem que deixe de contar para efeitos de cumprimento de sanções por período de tempo o intervalo que medeia entre o último jogo oficial de uma temporada e o primeiro da seguinte, isto é, as férias. O objetivo será, antes de mais, credibilizar a disciplina.
No limite, a título de exemplo, uma suspensão de 30 dias que começasse a contar 15 dias antes do fecho oficial de uma época só ficaria cumprida 15 dias após o início da nova campanha. Se a proposta for aprovada, ainda terá de ser ratificada pela FPF, por se tratar de um ponto do regulamento de disciplina.
Áudios como prova
Outra proposta que faz parte da apresentação do Sporting na AG da Liga, e que se transformou numa causa do clube ao longo dos últimos meses, tem a ver com as comunicações das equipas de arbitragem. Os leões têm sido acérrimos defensores do acesso aos áudios nomeadamente em recursos de castigos para o Conselho de Disciplina. Agora querem que o tema seja debatido na Assembleia Geral da Liga, sabendo que, em caso de aprovação, terá também de se ratificado pela Federação, por dizer respeito, neste caso, ao regulamento de arbitragem.
Em concreto, apurou Record, os leões pretendem que a gravação das comunicações da equipa de arbitragem, incluindo do vídeo-árbitro, possa ser utilizada para prova em sede de procedimento disciplinar. O artigo que o Sporting vai submeter à apreciação e votação na AG da Liga prevê ainda que cada clube possa requerer o acesso às referidas comunicações exclusivamente nos jogos em que participou; ou seja, só poderia pedir as gravações das conversas entre os árbitros nos seus jogos, em cada jornada, e não nos jogos de terceiros. Para que se perceba melhor, não seria o Sporting solicitar as comunicações dos árbitros em partidas do Benfica ou do FC Porto em que não estivesse envolvido.
Os verdes e brancos entendem ainda que as gravações poderiam ter como fim a avaliação dos próprios elementos da equipa de arbitragem, bem como a formação dos agentes de arbitragem.
Troca nos bancos
Uma terceira ideia que o Sporting quer ver discutida esta terça-feira pela Liga depende apenas da aprovação dos clubes (dispensa ratificação na FPF), pois insere-se no quadro do regulamento de competições.
O emblema leonino considera que seria importante tomar medidas para minimizar a pressão das equipas da casa sobre a arbitragem e para isso vai propor na AG a mudança de localização dos bancos de suplentes: a equipa visitante passaria a ocupar o banco situado do lado do árbitro assistente número 1.
Gala que distinguiu personalidades do universo Sporting realizou-se no Hotel Sheraton, em Lisboa
Nas eleições de março do próximo ano
Presidente do Sporting recebeu o galardão de dirigente do ano nos Prémios Stromp
Capitão dos verdes e brancos recebeu prémio de futebolista do ano, mostrando-se ambicioso rumo à conquista da terceira Liga consecutiva
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'