Presidente da MAG da SAD leonina abordou conclusões da reunião magna e como o novo capítulo pode abrir portas a uma entrada estrangeira minoritária
O Sporting viu ter lugar na noite desta terça-feira a Assembleia-Geral da SAD leonina, que foi realizada no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, e na qual foram votadas com 99,98% dos votos a favor três pontos na reunião magna: a conversão da recompra de VMOCS por parte da SAD leonina, o que permitiu ao clube passar a deter 88% do capital social; a antecipação da conversão até à data de 15 de fevereiro; e a aprovação do lançamento de um empréstimo obrigacionista no valor máximo de 50 milhões de euros até ao final do ano.
No final da reunião da SAD, que contou com a presença de 13 acionistas, um deles precisamente o clube de Alvalade, o presidente da Mesa da Assembleia-Geral da SAD dos verdes e brancos, Bernardo Ayala, abordou as conclusões sobre a discussão que teve lugar esta noite no José Alvalade e contou, segundo o próprio, com várias perguntas e respostas "dentro da normalidade".
Relacionadas
Desde logo, tal como o próprio Sporting deixou claro recentemente no momento em que informou acerca da recompra das VMOCS ao Novo Banco, o que permite aumentar a participação do clube para 88% no capital social da SAD, esta operação abre portas à possibilidade de existir no futuro a entrada de um investidor externo minoritário no capital social, sendo que o Chelsea, liderado por Todd Boehly, é um dos conjuntos interessados nessa hipotética participação. Mediante este cenário, Bernardo Ayala não quis abrir muito o livro, mas deixou clara a importância que poderia ter um investidor minoritário.
"Não foi discutido hoje, não fez parte dos trabalhos de hoje e não houve nenhuma pergunta sobre esse tema. É evidente que, a partir do momento em que o clube é detentor de 88% do capital social, há um conjunto de coisas que podem ser feitas com mais facilidade. Há uma margem que o clube passou a ter de utilização de todo o seu capital, designadamente na busca de um investidor estratégico, sem que o clube perca o controlo da SAD. Os 88% permitem de facto fazer muita coisa, sem perder o controlo da SAD. Teremos de aguardar para ver quais serão os próximos passos do conselho de administração. Abre-se um novo horizonte, nomeadamente na busca de parceiro estratégica, assim quando o conselho de administração considere que seja o melhor momento. Foi um passo absolutamente essencial", garantiu o líder da MAG da SAD leonina, especificando ainda a maneira como decorreram os trabalhos na reunião magna.
"Tivemos 3 pontos na ordem dos trabalhos. Os dois primeiros respeitavam o prazo de conversão de VMOCS, a antecipação para entre hoje e 15 de fevereiro, e ambos os pontos foram aprovados por maioria, com 99,98% da votação. E o terceiro ponto da ordem dos trabalhos foi a aprovação de um empréstimo obrigacionista, também aprovado por 99,98%. A Assembleia foi um sucesso, com todos os pontos aprovados. Decorreu tudo dentro da normalidade", apontou.
Criativo de 27 anos assinalou marca de 53 assistências pelo clube de Alvalade
Comportamento dos adeptos custou caro aos leões
Técnico dos 'bês' leoninos perspetivou duelo da 8ª jornada da 2ª Liga
Extremo do Sporting recordou os principais momentos vividos em Alvalade após chegar aos 100 jogos
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus