Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:00

22 outubro

Marselha

Marselha

Bryan Ruiz: Criativo ou segundo avançado

"O seu forte não é a recuperação de bola", reconhece o técnico costa-riquenho...

Bryan Ruiz: Criativo ou segundo avançado
Bryan Ruiz: Criativo ou segundo avançado • Foto: luís manuel neves

Há duas posições que Bryan Ruiz pode ocupar no sistema de jogo a que Jorge Jesus vai moldar o Sporting. Como segundo avançado, nas costas do ponta-de-lança, ou como criativo, na zona central do terreno, descaído sobre a direita. Esta é a convicção de Javier Delgado Prado, técnico que seguiu os primeiros passos do atacante na equipa principal do Liga Alajuelense.

"Quando Bryan começou na equipa atuava como avançado. O nosso sistema era um 4x4x2, com dois avançados fixos na área. Era um dos dois. Depois, lesionou-se e, quando regressou, recuou no terreno e passou a jogar como segundo avançado e creio que essa é hoje a posição indicada para ele", argumenta Prado, pormenorizando: "Estou a falar de um segundo avançado com mobilidade. Não de um avançado fixo, que até pode recuar e atuar nos dois do meio-campo. Como criativo. Como recuperador, não. O seu forte não é a recuperação da bola."

Então, qual é o forte de Bryan Ruiz? Javier Prado dispara: "O seu forte é criar condições para que a bola passe por ele, é ter a bola para servir os avançados ou, no caso do Sporting, que vai atuar com extremos, para servir os extremos.A jogar pelo meio, como segundo avançado."

Muito técnico

Não é necessário insistir muito com o técnico que chegou a ser apontado como assistente do selecionador da Costa Rica, Paulo Wanchope, para que este se desfaça em elogios em relação ao futebolista que treinou antes deste se mudar para a Europa.

"Bryan é um jogador muito técnico, tem uma técnica muito apurada, que tem sido uma aliada dele ao longo de toda a carreira.Precisa de jogadores que possam dar-lhe apoio, de recuperadores que possam dar-lhe a bola, para ele trabalhar", sublinha o ex-técnico do Real España, das Honduras, acrescentando: "Trata-se de um jogador muito inteligente, que procura os espaços para evitar a pressão dos adversários."

Esta procura dos espaços faz com que, por vezes, surja descaído sobre os corredores, mas essa não é seguramente a sua principal arma, admite o treinador costa-riquenho.

Javier Prado: «Vai encaixar bem no vosso tipo de futebol»

Javier Prado treinou o Liga Alajuelense entre 2003 e 2006. Ou seja, chegou ao comando técnico do clube 27 vezes campeão da Costa Rica um ano depois de Bryan Ruiz e deixou o cargo um ano antes de este transferir-se para a Europa. Por isso, conhece como poucos as qualidades do mais recente reforço do Sporting e não tem dúvidas em afirmar que sentirá como peixe na água em Portugal. "Vai encaixar bem no vosso tipo de futebol. Tenho visto diversos jogos de Portugal e destaco a elevada qualidade técnica dos vossos jogadores. São muito técnicos, à semelhança de Bryan Ruiz", argumenta o técnico, de 46 anos, reconhecendo que a passagem por Inglaterra pode ter enriquecido o internacional costa-riquenho do ponto de vista físico, mas não no aspeto técnico. "Ele estava em Inglaterra, onde se joga um futebol mais físico. Em Portugal, onde o futebol é mais técnico vai encaixar melhor", reforça o treinador que, atualmente, se encontra sem clube.

Aliás, ao longo da conversa que manteve com Record, Prado mostrou-se, além de disponível, satisfeito por ver um jogador que ajudou a formar no início da carreira a dar um passo rumo a um nível competitivo mais elevado. Ruiz pode saltar da 2.ª divisão inglesa para a Champions League.

Quatro ganham novo concorrente

• Apesar de ser encarado como o substituto de Nani no plantel verde e branco, não será aos extremos que Bryan Ruiz irá fazer mais sombra. Tendo por base a opinião de Javier Delgado Prado, jogadores como João Mário, Adrien, Tanaka ou Montero terão muito mais a perder do que Carrillo, Carlos Mané ou Capel, quando o internacional pela Costa Rica for integrado. É que no 4x4x2 de Jesus, os dois primeiros formarão a linha central, ao lado de William Carvalho, e os dois últimos lutarão por uma vaga nas costas de Slimani.

Jesus sabe bem o que fazer com ele

• O modelo de jogo que Jorge Jesus vai implantar no Sporting é em tudo semelhante àquele que permitiu ao Benfica ganhar os últimos dois campeonatos. É pois natural que o novo técnico dos leões tenha perfeita consciência de qual a utilização a dar a um elemento com as características do costa-riquenho. É que, a meio da aventura encarnada, o técnico verde e branco tentou contratar Bryan Ruiz. O negócio não se concretizou, pois o PSV antecipou-se e o atacante optou pela Holanda, onde já se destacara ao serviço do Twente.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas