Eventual omissão de relato no caso da ofensa a Everton na final da Allianz Cup
O Conselho Disciplina arquivou um processo de inquérito instaurado a 8 de fevereiro e remetido à Comissão de Instrutores da Liga no dia seguinte, que tinha por objeto uma alegada omissão de relato por parte da equipa de arbitragem de Manuel Mota, no caso da ofensa de Nuno Santos a Everton, na final da Allianz Cup, realizada a 29 de janeiro.
O processo disciplinar ao jogador do Sporting continua de pé e aguarda conclusão. O arquivamento comunicado esta semana pelo CD diz respeito apenas ao inquérito à alegada omissão da equipa de arbitragem.
"Concluída a instrução do processo, cuja direção e encerramento é regulamentarmente da competência da Comissão de Instrutores da Liga, esta última remeteu o processo ao Conselho de Disciplina no dia 08.03.2022, contendo proposta de arquivamento atenta a inexistência de prova de qualquer ilícito disciplinar. No dia 15.03.2022, decidiu o Conselho de Disciplina arquivar o processo de inquérito em face da inexistência de indícios da prática de qualquer ilícito disciplinar pela equipa de arbitragem, sendo a prova produzida coerente com a probabilidade de os elementos da equipa de arbitragem não terem percecionado a factualidade que não foi não relatada. Acresce que, nos termos do Protocolo VAR, a utilização de 'linguagem' ofensiva, injuriosa ou grosseira não é apta, ao contrário de uma 'ação' de idêntico teor, a provocar a intervenção do VAR em caso de incidentes não assinalados merecedores de cartão vermelho direto", explicou o Conselho de Disciplina.
O incidente ocorreu na final da Allianz Cup, entre Sporting e Benfica, disputada a 29 de janeiro, e que terminou com a vitória dos campeões nacionais por 2-1. Num momento de maior tensão, como é percetível pelas imagens televisivas, Nuno Santos ofendeu Everton, chamando-o de "filho da p...", uma reação que levou à instauração do processo disciplinar.
[Notícia atualizada quinta-feira 17/3 às 16h30]
Internacional sofreu toque no último treino dos verdes e brancos e, tal como Geny, também ficará de fora da visita a Famalicão
Queixas musculares riscam o camisola 10 dos verdes e brancos da convocatória
Conselho de Arbitragem da FPF atribuiu "muito satisfatório" ao árbitro e "satisfatório" à videoarbitragem
Conversas em andamento para 'blindar' um dos futebolistas mais carismásticos entre a nação verde e branca
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Sem opção de compra