Leões foram punidos por tarjas acima das dimensões sem que tenham sido determinadas as medidas exatas...
São 14.303 euros em multas, ou 14.609 euros se juntarmos Hugo Viana à fatura: o Conselho de Disciplina voltou a ter mão pesada com o Sporting, em resultado de ocorrências no jogo da jornada passada com o Estrela da Amadora, em Alvalade.
A maior fatia do bolo, conforme se percebe pelo mapa de castigos sumários publicado na tarde desta quinta-feira, está relacionada com o "uso de engenhos explosivos ou pirotécnicos", totalizando 9.560 euros. A saber, pela deflagração de 7 potes de fumo, 5 tochas incandescentes, 6 flashlights e 2 petardos.
Tarjas acima da dimensão… a olho
Pela entrada no estádio de tarjas "com dimensões superiores à legalmente permitida" a SAD leonina foi condenada a pagar 1.275 euros. Em causa estão dois tifos com as mensagens ‘Per Firenze’ e ‘Forza Ragazzi DUXXI’, ambos exibidos fora da ZCEAP.
Curiosamente, como se depreende da informação disponível, a multa foi aplicada… a olho, sem que tenha sido determinada a dimensão exata das referidas tarjas, como descreve o próprio relatório do delegado da Liga e "demais esclarecimentos prestados pelo próprio". "No âmbito dos esclarecimentos solicitados cumpre informar que, não sendo possível aferir a dimensão exata das tarjas referidas, as mesmas teriam medidas superiores às regulamentas (1m x 1m)", lê-se no mapa de castigos sumários.
Ação não autorizada, cânticos para o rival e atraso
De resto, o Sporting foi ainda multado em 1.530 euros por ter feito uma "ativação comercial" de um patrocinador "no círculo central do relvado, com recurso a um sofá de esferovite (com 3 metros de altura), um rádio de esferovite ( com 2 metros de altura) e uma porta do mesmo material (com 3 metros de altura), no período após o final do aquecimento dos jogadores e durante a entrada das equipas em campo." "Ação esta que tinha sido solicitada à Liga Portugal e indeferida. Mais se informa que a referida ação não condicionou o início do jogo", explica o delegado ao jogo, citado pelo Conselho de Disciplina.
Os cânticos "Benfica é m****" e "Quem não salta é lampião", entoados durante a flash interview e nos instantes finais do jogo, custaram aos cofres leoninos mais 714 euros. A fatura fica completa com 1.224 euros de multa por um atraso de 3 minutos no início da 2.ª parte.
Nuno Santos, Debast e João Virgínia marcaram presença na cerimónia e falaram à Sporting TV
Neto foi suspenso por 30 dias por insultos e ameaças no final do jogo; três dirigentes dos açorianos envolvidos
Leões juntaram pedido de providência cautelar para impedir fecho do setor A17, por queixa do FC Porto após o clássico
O extremo Yeramay é a prioridade da direção sportinguista na próxima janela de mercado
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Extremo natural de Alverca atua há duas temporadas no Ottawa Atlético
Documentário de dois episódios com uma perspetiva inédita sobre as horas decisivas para os negócios do futebol
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher