Dos cinco "leõezinhos", Nauzet e Carlos Martins são os mais utilizados. Vasco Matos, em final de contrato com o clube de Alvalade, só recentemente começou a jogar. Chiquinho enfrenta a concorrência de Paulo Vida e Tomás ainda não actuou
DIAMANTINO Miranda, treinador do Campomaiorense, considera que os cinco jogadores – Tomás Pereira, Nauzet, Carlos Martins, Vasco Matos e Chiquinho – emprestados pelo Sporting ao clube raiano não estão bem preparados para a alta competição. Para o técnico, "esta falha tem atrasado" a inclusão de alguns dos "leõezinhos" na equipa que dirige.
"Pensava que estavam melhor preparados para a alta competição. Quando se forma uma equipa B é para se preparar os jovens que saem dos juniores para serem chamados a qualquer momento à equipa principal. Mas quase nenhum está apto. Apresentam lacunas a quase todos os níveis, grandes vícios e deficiências. Por serem jovens, demora mais tempo a corrigi-los", diz, sustentando que é um problema comum aos clubes que possuem equipas B.
Dos cinco atletas, Nauzet e Carlos Martins, a quem o técnico reconhece "talento", têm sido os mais utilizados. Diamantino não tem dúvidas: os dois médios têm valor para integrar o plantel leonino. "Sem querer meter a foice em ceara alheia, com outro tipo de motivação, seriam jogadores válidos para o Sporting."
Nauzet e Carlos Martins estão satisfeitos com a experiência no Alentejo e consideram que o Campomaiorense está a ser uma "aposta ganha". "Sou jogador do Sporting desde os 11 anos e precisava de outro desafio para ganhar maturidade e saber se estou ou não preparado para enfrentar a pressão", diz o português, de 19 anos. O espanhol, há três anos em Portugal, esteve no Lourinhanense, "satélite" leonino, e no Sporting B, antes de chegar à II Liga. "Para o Sporting e para mim, havia interesse em que saísse para uma equipa superior. A equipa B não é para jogadores da minha idade", sustenta Nauzet.
Os restantes três atletas têm enfrentado problemas. Tomás Pereira e Vasco Matos estão em final de contrato com o Sporting e ainda não foram contactados para renovarem. Ambos querem jogar e ajudar os raianos a regressarem à I Liga. Mas, devido a lesões, têm tardado a conquistar um lugar no onze. O defesa ainda não actuou, o esquerdino só recentemente começou a jogar. Com vida difícil, Chiquinho, que enfrenta a concorrência de Paulo Vida, está insatisfeito por não ser opção. Diamantino recomenda-lhe que mude a atitude nos treinos e nos jogos.
Bölöni elogiado
A política seguida pelo Sporting em apostar nos jovens incentiva os atletas cedidos ao Campomaiorense. Os futebolistas elogiam o treinador romeno Laszlo Bölöni, assim como o Centro de Formação e Estágio de Alcochete.
“É um treinador exigente e que sabe encaixar os jovens”, diz Carlos Martins. Relativamente à infra-estrutura de Alcochete, Chiquinho observa: “Senti a falta de um centro de estágio, pois treinava nos pelados. Vai proporcionar apoio escolar e uma prática constante do desporto”.
Avançado do Sporting nunca foi chamado às seleções jovens, mas a persistência deu frutos
Emblema da Arábia Saudita fez duas propostas junto do presidente do Sporting
Pais e atletas desde os sub-6 até aos sub-13 participaram inclusive numa ação de 'team building'
Cisão-fusão com nova empresa para potenciar receitas do recinto e do museu
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS