Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Advertisement Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:00

18 setembro

FC Kairat Almaty

FC Kairat Almaty

Dimas completa 200 jogos

Com cinco camisolas diferentes, o lateral-esquerdo do Sporting foi construindo uma carreira que, apesar da algumas quedas no escalão secundário, o conduziu a Itália, onde conquistou por duas vezes o "scudetto"

Dimas completa 200 jogos
Dimas completa 200 jogos

DA ACADÉMICA ao Sporting vai uma distância de treze anos no percurso de Dimas Manuel Marques Teixeira, nascido em Joanesburgo, na África do Sul, a 16 de Fevereiro de 1969 (31 anos). O técnico Vítor Manuel, actual treinador do Salgueiros, foi o responsável pelo aparecimento do jovem lateral-esquerdo no principal escalão do futebol português: a 27 de Setembro de 1987, Dimas actuou durante 75 minutos na visita a Elvas (1-1).

Mas a primeira época terminou mal, pois a Académica acabou despromovida. Depois de duas temporadas no escalão secundário, o jogador regressou ao campeonato primodivisionário, então com a camisola do Estrela da Amadora. Só que, uma vez mais, Dimas não conseguiu contribuir para evitar a descida de escalão e também o Estrela foi despromovido.

Nova mudança de ares levou Dimas até Guimarães, onde permaneceu duas épocas com a camisola do Vitória, até que o interesse do Benfica lhe conferiu maior notoriedade e o primeiro troféu: a Taça de Portugal, conquistada em 1995/96 (vitória sobre o Sporting por 3-1). Em 96/97 surgiu a oportunidade de uma carreira internacional, através da Juventus liderada por Marcello Lippi, e Dimas seguiu para Turim, sagrando-se campeão nacional por duas vezes pelo clube "bianconero".

As outras duas aventuras no estrangeiro (Fenerbahçe e Standard Liège) não foram coroadas de êxito e, após o Europeu, Dimas voltou a Portugal para representar o Sporting, clube pelo qual completará no domingo, ante o Boavista, o seu 200º jogo no principal escalão do futebol português.

Bicampeão italiano pela Juventus

Na temporada de 1996/97, o defesa-esquerdo deixou o Benfica depois de ter cumprido apenas oito encontros com a camisola encarnada, rumando a Itália para representar a Juventus. Aqui permaneceu até 98/99, conquistando por duas vezes o título italiano (96/97 e 97/98) e efectuando 39 encontros na Série A.

Pouco feliz na Turquia

Após os sucessos ao serviço da Juve, o internacional português abandonou Itália, deslocando-se para o futebol turco e passando a representar o Fenerbahçe. Na equipa turca, Dimas alcançou o melhor resultado em termos de golos obtidos no campeonato (quatro), mas, depois de 24 desafios na principal competição, saiu para a Bélgica.

De passagem no futebol belga

Como futebolista do Standard Liège, o actual jogador do Sporting apenas participou em 13 encontros do campeonato, pelo que a sua passagem pelo futebol belga foi quase efémera. De qualquer das formas, foi ainda nessa qualidade que Dimas participou na fase final do Euro-2000 com a selecção portuguesa pela qual soma 43 jogos.

Os treinadores

Vítor Manuel: "O Dimas era ponta-de-lança nos juniores e, quando subiu a sénior, houve um lateral-esquerdo (salvo erro, o Germano) que se lesionou e não tínhamos ninguém para a posição. Ele era canhoto, alto e dono de um excelente pé esquerdo, pelo que tentámos a adaptação. Às vezes, temos sorte e acertamos. Por isso, é uma felicidade muito grande ter contribuído um pouquinho para a grande carreira nacional e internacional do Dimas, um jogador a quem o sucesso não subiu à cabeça, que continua a ser de uma humildade extrema."

Manuel Fernandes: "O Dimas, quando foi treinado por mim, no E. Amadora, era um miúdo, mas era um miúdo com grande aptidão para aquela posição. Era um lateral-esquerdo que subia muito bem, que aparecia de surpresa e dispunha de uma enorme margem de progressão. Para além disso, era um jovem com muita ambição. Por isso, não é para mim uma surpresa que tenha atingido um lugar de tanto destaque. Senti logo nele grandes qualidades e que tinha condições para impor-se no futebol português."

Marinho Peres: "Fui buscá-lo ao Estrela da Amadora para o V. Guimarães, onde, rapidamente, se tornou o melhor jogador da equipa. Trata-se de um lateral-esquerdo muito bom, daquele tipo de jogador extremamente habilidoso. Tanto assim é que conseguiu chegar ao futebol italiano e à Juventus. Cruza bem, tem excelente compleição física e ainda pode dar uma ajuda no meio-campo."

QUEM É QUEM

Nome: Dimas Manuel Marques Teixeira

Idade: 31 anos (16 de Fevereiro de 1969)

Naturalidade: Joanesburgo (África do Sul)

Altura: 1,86 m

Peso: 78 kg

Posição: Defesa-esquerdo

Estreia na I Liga: “O Elvas”-Académica (1-1), em 27/9/87

Treinador que o lançou: Vítor Manuel

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting
Notícias
Notícias Mais Vistas