Com cinco camisolas diferentes, o lateral-esquerdo do Sporting foi construindo uma carreira que, apesar da algumas quedas no escalão secundário, o conduziu a Itália, onde conquistou por duas vezes o "scudetto"
DA ACADÉMICA ao Sporting vai uma distância de treze anos no percurso de Dimas Manuel Marques Teixeira, nascido em Joanesburgo, na África do Sul, a 16 de Fevereiro de 1969 (31 anos). O técnico Vítor Manuel, actual treinador do Salgueiros, foi o responsável pelo aparecimento do jovem lateral-esquerdo no principal escalão do futebol português: a 27 de Setembro de 1987, Dimas actuou durante 75 minutos na visita a Elvas (1-1).
Mas a primeira época terminou mal, pois a Académica acabou despromovida. Depois de duas temporadas no escalão secundário, o jogador regressou ao campeonato primodivisionário, então com a camisola do Estrela da Amadora. Só que, uma vez mais, Dimas não conseguiu contribuir para evitar a descida de escalão e também o Estrela foi despromovido.
Nova mudança de ares levou Dimas até Guimarães, onde permaneceu duas épocas com a camisola do Vitória, até que o interesse do Benfica lhe conferiu maior notoriedade e o primeiro troféu: a Taça de Portugal, conquistada em 1995/96 (vitória sobre o Sporting por 3-1). Em 96/97 surgiu a oportunidade de uma carreira internacional, através da Juventus liderada por Marcello Lippi, e Dimas seguiu para Turim, sagrando-se campeão nacional por duas vezes pelo clube "bianconero".
As outras duas aventuras no estrangeiro (Fenerbahçe e Standard Liège) não foram coroadas de êxito e, após o Europeu, Dimas voltou a Portugal para representar o Sporting, clube pelo qual completará no domingo, ante o Boavista, o seu 200º jogo no principal escalão do futebol português.
Bicampeão italiano pela Juventus
Na temporada de 1996/97, o defesa-esquerdo deixou o Benfica depois de ter cumprido apenas oito encontros com a camisola encarnada, rumando a Itália para representar a Juventus. Aqui permaneceu até 98/99, conquistando por duas vezes o título italiano (96/97 e 97/98) e efectuando 39 encontros na Série A.
Pouco feliz na Turquia
Após os sucessos ao serviço da Juve, o internacional português abandonou Itália, deslocando-se para o futebol turco e passando a representar o Fenerbahçe. Na equipa turca, Dimas alcançou o melhor resultado em termos de golos obtidos no campeonato (quatro), mas, depois de 24 desafios na principal competição, saiu para a Bélgica.
De passagem no futebol belga
Como futebolista do Standard Liège, o actual jogador do Sporting apenas participou em 13 encontros do campeonato, pelo que a sua passagem pelo futebol belga foi quase efémera. De qualquer das formas, foi ainda nessa qualidade que Dimas participou na fase final do Euro-2000 com a selecção portuguesa pela qual soma 43 jogos.
Os treinadores
Vítor Manuel: "O Dimas era ponta-de-lança nos juniores e, quando subiu a sénior, houve um lateral-esquerdo (salvo erro, o Germano) que se lesionou e não tínhamos ninguém para a posição. Ele era canhoto, alto e dono de um excelente pé esquerdo, pelo que tentámos a adaptação. Às vezes, temos sorte e acertamos. Por isso, é uma felicidade muito grande ter contribuído um pouquinho para a grande carreira nacional e internacional do Dimas, um jogador a quem o sucesso não subiu à cabeça, que continua a ser de uma humildade extrema."
Manuel Fernandes: "O Dimas, quando foi treinado por mim, no E. Amadora, era um miúdo, mas era um miúdo com grande aptidão para aquela posição. Era um lateral-esquerdo que subia muito bem, que aparecia de surpresa e dispunha de uma enorme margem de progressão. Para além disso, era um jovem com muita ambição. Por isso, não é para mim uma surpresa que tenha atingido um lugar de tanto destaque. Senti logo nele grandes qualidades e que tinha condições para impor-se no futebol português."
Marinho Peres: "Fui buscá-lo ao Estrela da Amadora para o V. Guimarães, onde, rapidamente, se tornou o melhor jogador da equipa. Trata-se de um lateral-esquerdo muito bom, daquele tipo de jogador extremamente habilidoso. Tanto assim é que conseguiu chegar ao futebol italiano e à Juventus. Cruza bem, tem excelente compleição física e ainda pode dar uma ajuda no meio-campo."
QUEM É QUEM
Nome: Dimas Manuel Marques Teixeira
Idade: 31 anos (16 de Fevereiro de 1969)
Naturalidade: Joanesburgo (África do Sul)
Altura: 1,86 m
Peso: 78 kg
Posição: Defesa-esquerdo
Estreia na I Liga: “O Elvas”-Académica (1-1), em 27/9/87
Treinador que o lançou: Vítor Manuel
Criativo do Sporting ficou no ginásio em gestão física mas está apto a ir a jogo. Rui Borges testou o camisola 91 na esquerda do ataque
Treinador leonino falou sobre a estreia nesta edição da Liga dos Campeões, agendada para amanhã (20h00)
Central belga lançou desafio dos leões com o Kairat Almaty, a abrir a participação na Liga dos Campeões em 2025/26
Português Jorginho e o treinador Rafael Urazbakhtin fizeram a antevisão à visita ao Estádio José Alvalade
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2