Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Advertisement Logo ESC Online

Famalicão

Famalicão

20:30

13 setembro

Sporting

Sporting

23/02/2022

Futebol, finanças, modalidades e digitalização: tudo o que foi dito no debate entre candidatos à presidência do Sporting

Frederico Varandas, Ricardo Oliveira e Nuno Sousa estiveram frente a frente, no único debate antes das eleições de dia 5

Momentos-chave

23:35 23.02.2022

Fim do debate: o resumo

Durante cerca de uma hora e meia, os três candidatos à presidência do Sporting esgrimiram argumentos tendo em vista as eleições do próximo dia 5. Frederico Varandas (lista A), Ricardo Oliveira (lista B) e Nuno Sousa (lista C) acabaram, regra geral, por não discordar muito no que respeita ao futebol. O atual presidente lembrou os títulos conquistados, ao passo que Oliveira adiantou que terá "uma pessoa muito forte para o futebol" e Sousa revelou o regresso de Augusto Inácio para assessor do futebol."

As finanças foram o tema que gerou maior confronto. Enquanto que Varandas anunciou que o Sporting está a "concluir o processo de recompra das VMOCs" e que há agora "menos de dois anos de receitas antecipadas", Ricardo Oliveira falou num "problema de 90 milhões de euros", abordando aqui as receitas de TV e a recompra das VMOC's. Nuno Sousa, por seu turno, deixou claro: "O Sporting está em incumprimento".

Nas modalidades, o candidato da lista A frisou que "30% dos títulos conquistados foram neste mandato", o responsável da lista B frisou que o Sporting "deve manter sobretudo as que são tradicionalmente modalidades do Sporting" e o candidato da lista C disse que "houve a diminuição competitiva do voleibol, andebol e modalidades olímpicas" e apontou o dedo ao "abandono de atletas de elite" antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Leia tudo em baixo, na íntegra

23:35 23.02.2022

Declaração final de Ricardo Oliveira: «O próximo mandato é o mais importante e acaba em 2026, altura em que as VMOC convertem»

"Vim aqui para expor ideias, não para atacar pessoas. Espero que os sportinguistas tenham isso claro. Para ser absolutamente claro, o Sporting e os sportinguistas têm de ser capazes de enterrar o machado de guerra. Esta visão não contempla ninguém em particular, apenas reforça a ideia que, desde que respeitem os valores do clube, todos terão lugar no Sporting. O que gostava que todos entendessem é que, enquanto for presidente do Sporting, a minha opinião e vontade não serão soberanas; serão sempre os sócios a decidir o que é e para onde vai o Sporting. Comigo estarão sempre abertas todas as portas que conduzam à união da família sportinguista e definitivamente encerrados os caminhos que permitam quezílias e o clima de guerrilha que condiciona o sucesso do clube. Defendo a maioria da SAD, relembro que o próximo mandato é o mais importante e acaba em 2026, altura em que as VMOC convertem. Quero unir os sportinguistas, mesmo os que não concordam comigo. Não haverá pedidos de assembleias gerais metidos na gaveta. O Sporting é um clube de formação, quero construir a Cidade do Desporto. A minha estratégia é aumentar as receitas e investir com critério para discutir a hegemonia nacional e ser competitivo internacionalmente. Àqueles que têm medo de abanar o barco, digo-vos que o que prejudica o sucesso desportivo é a instabilidade financeira. Esta pode ser a última vez em que o vosso voto tem influência no futuro do futebol do Sporting. Se querem garantia de uma solução imediata e acessível, que garanta o controlo da SAD, votem na lista B, porque eu tenho a solução."

23:33 23.02.2022

Declaração final de Nuno Sousa: «Somos a única alternativa possível e real àquilo que é a situação atual»

"Claramente a lista C é a única e real alternativa. Podemos perguntar onde está a união no final deste mandato quando a lista de Varandas nem consegue manter nada da anterior. Porque não deu uma explicação ao facto do Dr. Jorge Sampaio não ser reconduzido, bem como Rogério Alves? Frederico Varandas não merece um cheque em branco. Vejam a nossa lista, o nosso programa e os nossos vídeos explicativos, porque respeitamos os sócios. Coisa que não acontece no lado da lista de Varandas. Se somos capazes de fazer isto enquanto lista, imaginem o que somos capazes de fazer se formos eleitos. O que irá acontecer. Varandas falou e bem que os últimos 40 anos foram vividos de forma mais nebulosa. A verdade é que parece que tem problema de visão ao perto. Lembra-se muito bem, mas depois as escutas e processos recentes relativamente a outro clube, com os casos de Vieira, parece que nunca tem nada a dizer. Sempre disse que ia dizer o que se passou no campeonato em 2015/16 e nunca o fez. Podia ter recorrido do processo E-Toupeira e decidiu não o fazer. Ficou para trás o pilar da transparência. A sua proposta não é a nova era, mas o que não cumpri em 2018 e volto a prometer. Somos a única alternativa possível e real àquilo que é a situação atual. Vimos Ricardo Oliveira e Frederico Varandas em consonância. Ricardo Oliveira é da mesmsa linha de Varandas. Quem quiser ver uma alternativa real é ir votar, ver o futebol e votar na lista C."

Pub
23:30 23.02.2022

Declaração final de Frederico Varandas: «Estes jovens veem um clube vencedor»

"Eu tenho 42 anos e gostava de ter sido criança nestes últimos anos. Estes jovens veem um clube vencedor, com valores, a vencer títulos no futebol e nas modalidades e é neste palco que temos de estar. Dia 5 de março venham ver o jogo e votem em massa. Votem em quem achem que pode defender melhor o Sporting, e se for eu fico honrado."

23:29 23.02.2022

Varandas e os núcleos: «O mandato ficou marcado pela pandemia em que estivemos dois anos sem contacto social»

NÚCLEOS

Frederico Varandas:

"O mandato ficou marcado pela pandemia em que estivemos dois anos sem contacto social. Sobre o processo eleitoral na campanha decidimos dispersar o voto, mas há uma diferença entre ser candidato e ser presidente, e precisamos de credibilizar o processo eleitoral. Eu defendo que cada sócio possa votar onde estiver através de uma revisão de estatutos. O Sporting é um clube nacional e internacional, há empresas credíveis no mercado que podem permitir aos sócios votar nas Assembleias Gerais e será um processo gigante.

23:28 23.02.2022

Ricardo Oliveira e os núcleos: «No processo eleitoral, poderiam ser uma ferramenta importante para descentralizar o processo de voto»

NÚCLEOS

Ricardo Oliveira:

"Sempre disse que os núcleos poderiam ter mais utilidade para o Sporting do que atualmente têm. São uma peça fundamental deste nosso grande clube. No processo eleitoral, os núcleos poderiam ser uma ferramenta importante para descentralizar o processo de voto, não obrigando as pessoas que estão no Minho ou no Algarve virem a Lisboa votar Faz parte do projeto criar um núcleo especifico por região para fazer as votações eleitorais do Sporting, de maneira controlada e de forma a que não pudesse haver algum falseamento dos resultados. Temos de valorizar os núcleos, de encontrar formas de os envolver mais com o Sporting e de apoiar aqueles que têm mais dificuldades"

Pub
23:25 23.02.2022

Nuno Sousa: «Núcleos estão ao abandono»

NÚCLEOS

Nuno Sousa

"Uma das promessas de Varandas era que se poderia votar em núcleos. Apesar de estar legislado, nestas eleições esta acaba por ser outra promessa que não foi cumprida e só ele saberá o por quê. Tal como aquela outra promessa de que íamos atingir 200 mil sócios neste mandato... Temos de fazer uma central de compras, para que hoje em dia possamos ir a um núcleo e ter acesso a várias ofertas. Há uma clara falta de apoio aos núcleos, que estão ao abandono e essa é uma clara realidade deste Conselho Diretivo. Queremos que esta direção seja uma referência em relação aos núcleos."

23:23 23.02.2022

Frederico Varandas sobre comunicação e digital: «Ficamos satisfeitos por ver os outros a copiar»

COMUNICAÇÃO E DIGITAL

Frederico Varandas:

"Ainda há muito para fazer e temos perfeita noção, mas se o Ricardo soubesse como estava o sector digital, Não cumpri a promessa da aplicação pois em 3 anos e meio não dá para fazer tudo mas vamos ter um novo site, e uma nova aplicação. A nível de comunicação tentámos fazê-lo de uma positiva para dar a conhecer os jogadores e treinadores com o backstage e o ADN Sporting, e ficamos satisfeitos por ver os outros a copiar"

23:23 23.02.2022

Ricardo Oliveira e o digital: «Adorava poder implementar na Cidade do Desporto um ‘dome’»

MARCA SPORTING E DIGITAL

Ricardo Oliveira: 

"Esse é um aspeto em que o Sporting não tem trabalhado tão bem, há muita coisa por fazer. O Sporting pode ter muito mais receitas. Há uma coisa que eu adorava poder implementar na Cidade do Desporto: um ‘dome’, que já se viu em 2 ou 3 sítios, que se monta e é transportável. Um 747 com asas e tudo, que tem um sistema de projeção holográfica e podemos estar a entrevistar o Cristiano Ronaldo que está na Austrália e ele está aqui ao nosso lado em projeção. Tendo a perfeita noção que pode interferir com os direitos televisivos, mas a app Sporting poderá ter sistemas digitais de filmagens de jogos que posteriormente se possam utilizar para passar conteúdos dos nossos jogos, repetições e etc. Há muito por fazer ao nível digital que ainda não foi feito. É uma aposta de criação de valor e de receita que nos vai permitir diminuir o fosso com os orçamentos dos clubes lá fora, para que o Sporting não seja só campeão nacional como consiga bater-se com os outros clubes."

Pub
23:18 23.02.2022

Nuno Sousa: «Ideias passam por centralizar a digitalização e importância da APP sporting»

MARCA SPORTING E DIGITAL

Nuno Sousa

"Ideias passam por centralizar a digitalização e importância da APP sporting. É um investimento necessário. O Sporting precisa disso do pão para a boca. É uma necessidade. Em termos do Jornal do Sporting, tem de voltar a ser um projeto jornalístico, ter um jornalista à frente e não fazer um jornal da Direção. Tem de acontecer do lado do Jornal e unificando as redações. Para que as diversas plataformas façam a divulgação. Frederico Varandas tinha prometido vir à Sporting TV trimestralmente falar com os sócios. Não aconteceu uma única vez. Preferiu fechar o seu mandato numa espécie de entrevista num canal privado. Queremos lançar uma revista trimestral e uma rádio Sporting online para ouvir notícias e conteúdos do Sporting."

23:15 23.02.2022

Ricardo Oliveira: «Devemos manter sobretudo as que são tradicionalmente modalidades do Sporting»

MODALIDADES DO SPORTING

Ricardo Oliveira:

"As modalidades competitivas são para manter, algumas terão dificuldades financeiras mas penso que, no espírito de solidariedade do Sporting, devemos manter sobretudo as que são tradicionalmente modalidades do Sporting, que existem há muitos anos e são parte do ADN do nosso clube. Haverá sempre investimento noas modalidades. Não digo que vamos fazer como há alguns anos, em que tivemos investimentos muito acima, quase do dobro, dos nossos adversários. Naturalmente ganhámos. Não disputo que somos bem sucedidos nas modalidades, é inegável. O processo de vitória no desporto não é algo imediato, a cultura vencedora leva o seu tempo a ser formada."

23:11 23.02.2022

Frederico Varandas e as modalidades: «Trinta por cento dos títulos conquistados foram neste mandato»

MODALIDADES DO SPORTING

Frederico Varandas:

"Nuno Sousa mostra profundo desconhecimento do futebol feminino, as principais equipas não jogam lá pois o relvado não aguenta, fico satisfeito quando o seu único problema é o relvado. Sobre as modalidades temos12 títulos europeus e 1 mundial, e 30% dos títulos conquistados foram neste mandato. O Futsal foi bicampeão europeu. Nós reduzimos 3 milhões de custos e voltámos a ter o basquetebol. A aposta nas modalidades será também a formação como aconteceu com o futebol. Fizemos o investimento no multidesportivo e temos balneários novos. Tivemos duas medalhas olímpicas com todos atletas englobados nas modalidades. Também estamos a bater recordes na inscrição de atletas. Vamos ter modalidades competitivas, a vencer, e com a aposta na formação."

Pub
23:09 23.02.2022

Nuno Sousa e as modalidades: «Foi triste ver atletas do Sporting de elite serem abandonados antes de Tóquio’2020»

MODALIDADES DO SPORTING

Nuno Sousa:

"Sem dúvida um Sporting ecléctico. É o 3º clube com mais troféus a nível europeu e as modalidades são um elemento diferenciador. Estar a prometer modalidades sem um plano pensado é completamente populista. Ficamos felizes com a implementação do basquetebol, mas dado que não há grande crescimento, houve a diminuição competitiva do voleibol, andebol e modalidades olímpicas. Foi triste ver atletas do Sporting de elite serem abandonados antes de Tóquio’2020. Grande parte das taças são vindas dessas modalidades. Tenta omitir estas coisas."

23:08 23.02.2022

Nuno Sousa: «Não é possível o futebol feminino ser ostracizado e jogar em Alcochete»

ANÁLISE AO FUTEBOL DO SPORTING

Nuno Sousa:

"Não podemos ostracizar jogadores. Não é aceitável. As mulheres devem jogar em Alvalade. Se o relvado não aguenta, temos de questionar a decisão de mudar a empresa que trata do relvado. Disseram que tinham uma proposta mais competitiva, mas só quiseram poupar uns trocos. Se tínhamos acertado numa empresa que acertou com o relvado, a decisão é alterar a empresa que está fazer um bom trabalho. É completamente errado. Não é possível o futebol feminino ser ostracizado e jogar em Alcochete. Podemos ver o que a nossa treinadora atual colocou nas redes sociais o caso espanhol de estádios cheios.

Varandas dizia que aprovava modelo de debate 1x1 a Record. Pelos vistos mudou de opinião, pois não tem estado disponível para haver debate um para um. Seria mais esclarecedor. Em 2018 dizia no programa eleitoral que iria colocar todos os anos a sua declaração de rendimento público. Toda a nossa lista fará uma declaração de interesses e torna-la pública antes de tomarmos posse.

A Academia serve para financiar bem o que é a formação. A Academia do Sporting, ao contrário do que Varandas disse, sempre foi de excelência. Não teríamos vencido em 2016 o Euro se não houvesse os Aurélios e essa capacidade da formação. Despediu Leonel Pontes, depois veio Silas, o qual foi logo boicotado no seu trabalho. Saiu recentemente num jornal uma escuta que falava de uma vontade do seu braço direito, Hugo Viana, em comprar Ricardo Horta, Esgaio e Ugarte e vender Matheus Nunes. Se disse a Jorge Mendes para não lhe contar nada, o que lhe disse a ele? São a respeito do ano passado"

23:01 23.02.2022

Ricardo Oliveira: «Vamos investir na formação. É um projeto para 6 anos»

ANÁLISE AO FUTEBOL DO SPORTING

Ricardo Oliveira:

"O meu projeto tem um sonho: a Cidade do Desporto. Entendo o modelo de Frederico Varandas, não sei se concordo com esta coisa de os atletas jogarem num escalão acima. Entendo que há benefícios, mas também fui atleta de alta competição e há uma coisa que os atletas precisam de ganhar à medida que vão crescendo: a familiarização com a vitória. Se não dermos o sabor da vitória aos atletas, tenho alguma dificuldade em acreditar que esse modelo será vencedor a longo prazo. Do ponto de vista mental não sei se será benéfico, o futuro o dirá.

Mas voltando à Cidade do Desporto, só poderá ser feita em Oeiras ou Odivelas. Será um local de identidade Sporting, gostava de colocar lá tudo o que é formação do Sporting, futebol e modalidades, à semelhança do que se faz nas grandes universidades americanas. Vamos manter o nosso estádio e Pavilhão João Rocha e multidesportivo, serão os palcos das grandes competições. Vamos investir na formação. É um projeto que não se faz em 2 dias, é um projeto para 6 anos, se o aprovarem - porque serão os sócios a decidir – e se eu conseguir angariar a parte financeira. Temos de viver como que temos, mas temos de pensar mais. O Sporting tem essa obrigação de formar homens e mulheres. Estou a pensar numa coisa grande, à Sporting.

Futebol feminino em Alvalade? E porque não? Se me disserem que o relvado não aguenta os jogos do futebol feminino, masculino e mais não sei quantas equipas… Então tenho de meter a viola no saco e decidir quem joga. [Nuno Sousa interrompe] Nuno, você tem um hábito um pouco belicista."

Pub
22:53 23.02.2022

Frederico Varandas: «Sobre futebol e a Academia, a nossa base é a formação e vai continuar a ser»

ANÁLISE AO FUTEBOL DO SPORTING

Frederico Varandas:

"Eu fico contente por ver os candidatos satisfeitos pela gestão da parte desportiva, não tenho muito mais a dizer. Eu acredito que ambos são apaixonados pelo Sporting e seguem o clube há décadas, e quando se fala em dois anos erráticos... Foi um mandato histórico pois só no futebol são seis títulos mais que os rivais juntos. Acho que os treinadores que serviram o Sporting devem ser respeitados. Não é a área do Nuno ou do Ricardo, mas Keizer nos últimos 13 anos é o treinador mais bem sucedido a seguir a Rúben Amorim. E se formos a 2001, Marcel Keizer é o terceiro e comparando com Marco Silva, Leonardo Jardim. Quando se fala de uma época desastrosa ganha dois títulos.

Em relação a Inácio por respeito institucional não vou fazer nenhum comentário pois gosto de preservar a imagem dos nossos atletas. Eu tenho memória, tal como os sócios, e não me esqueço quando o conheci, após a destituição de Bruno de Carvalho. Sobre futebol e a Academia a nossa base é a formação e vai continuar a ser. Reformulámos os relvados, os quartos, criámos a unidade de performance, temos recursos humanos altamente qualificados, criámos o departamento de observação, temos uma metodologia de treino transversal a toda a Academia, reativámos a equipa B, a formação da Academia foi reconhecida ,como a melhor do ano, a sub-23 joga com, uma média de idade de 19, os sub-19 com 17. Cortámos custos e aumentámos o investimento da formação em dois milhões. A equipa B o que se passa é modelo no treino focado no jogador. Podíamos ter uma equipa B com o Daniel Bragança, o Inácio, o Gonçalo Esteves, creio que considera que essa equipa seria competitiva."

22:48 23.02.2022

Nuno Sousa e a aposta na formação: «Parece que já estamos novamente a voltar atrás»

ANÁLISE AO FUTEBOL DO SPORTING

Nuno Sousa e a aposta na formação

"Vemos no passado que Paulo Bento apostou na formação, com melhores resultados. Nos primeiros anos de Bruno de Carvalho igual. Em 2020/21, com uma forte base da formação também. TT, Jovane, Nuno Mendes e Eduardo Quaresma saíram e parece que já estamos novamente a voltar atrás. Sempre que apostamos na formação, temos melhores resultados"

22:39 23.02.2022

Nuno Sousa promete Augusto Inácio para assessor do futebol

ANÁLISE AO FUTEBOL DO SPORTING

Nuno Sousa - projeto desportivo, mudanças nas AG's e Augusto Inácio como assessor do futebol.

"São as duas faces da mesma moeda os resultados desportivos e financeiros. De notar que o Varandas não negou que o Sporting está em incumprimento, que o que estava em prospecto do empréstimo obrigacionista é verdade. Todas as suas aquisições são sempre feitas acima do que está indicado no Transfermarkt. Pagamos acima e ficamos com 50% do passe. Sou completamente contra. Uma coisa é fazer um negócio que seja oportunidade nestes moldes, agora fazer um paradigma disto… Imagine comprar uma casa acima do valor do portal de referência, pagarmos o empréstimo dessa casa, e quando fossemos vender estarmos obrigados a vender 50% do valor. Ninguém faria isso. Como o Sporting aceita que passe a ser este o paradigma? Uma coisa é certa. Todos os presidentes dos outros clubes já sabem o qeu podem pedir. O Sporting está a pagar a mais e Varandas passou a ser a bitola. Comparem o preço do valor no Transfermarkt com a compra. O Vinagre valia 5M€ e o Sporting está a comprar 10M€ por 50% do passe.

Há uma coisa que acontece frequentemente. Varandas vai às AG's e fala dos resultados desportivos. Mas se algum sócio questiona algo do futebol, diz que isso é assunto da SAD. Os sócios são os donos do clube e o clube da SAD: tudo o que é politica desportiva deve ser sufragado nas AGs. Deve apresentar aos sócios. É o mínimo de respeito que deve haver.

Quero uma espécie de diretor geral, que devia sentar-se ao lado dos restantes administradores. Libertando o presidente de questões operacionais. Deve ser um coordenador do Sporting. Eu terei um assessor e posso comunicar em primeira mão que será Augusto Inácio. Ajudará a fazer a política desportiva e será conselheiro. Quebrou um longo jejum no clube. O Sporting tem tratado muito mal Augusto Inácio. Foi jogador da formação, campeão, treinador, dirigente e nem os parabéns são dados. Imaginem o que era daqui a 20 anos o Sporting não dar os parabéns a Ruben Amorim. É inaceitável não haver essa referência. A sua mãe faleceu há pouco tempo e nem condolências teve."

Pub
22:37 23.02.2022

Ricardo Oliveira e o futebol do Sporting: «Terei uma pessoa muito forte para o futebol»

ANÁLISE AO FUTEBOL DO SPORTING

Ricardo Oliveira:

"O futebol está bem, não tenho problemas em o reconhecer, mas está bem agora. Esteve mal durante 2 anos. Rúben Amorim não foi a primeira escolha de Frederico Varandas, estava cá Peseiro e antes houve treinadores que eram a grande solução. Fora os que ele convidou e que lhe deram negas. Não é como se de repente tivesse visionado que [Rúben Amorim] era aquele. Acertou, é certo. É um excelente treinador, será também o meu. Farei tudo para o manter. É funcionário não do Frederico Varandas, mas da SAD do Sporting. Depois, pode querer, ou não, ficar. Perguntam-me pelo diretor desportivo, Hugo Viana. Terei uma pessoa muito forte para o futebol, que o vai coordenar, quer o futebol profissional como o de formação.

Para já o Sporting tem essa pessoa, e se está a vencer com o treinador atual não quero chegar e dizer que está tudo mal e vamos mandar tudo embora. Vamos avaliar. Não quero vir fazer uma política de terra queimada, há coisa que devemos aproveitar do que Frederico Varandas fez. Mas quero fazer melhor a outros níveis. O Sporting não é só um clube de futebol, há muita coisa para fazer além do futebol. Defendo aumentar receitas, temos de investir para criar valor. Defendo um balão de oxigénio que entre para possibilitar a treinadores como o Rúben Amorim que tenham uma estrutura com capacidade financeira para ter uma equipa que lhe permita competir com as equipas lá de fora. Hoje não o tem."

22:33 23.02.2022

Ricardo Oliveira: «Tenho um plano para trazer 150 a 200 milhões»

SITUAÇÃO FINANCEIRA EM ANÁLISE NESTE MOMENTO

Ricardo Oliveira:

"Frederico Varandas tem na missão do seu programa de recandidatura que quer unir o Sporting, mas não uniu. É um falhanço, ainda para mais num período em que o futebol e as modalidades estão bem. Os negócios têm muito a ver com credibilidade. Tenho um plano para trazer 150 a 200 milhões, porque essas pessoas confiam em mim. Mas se lhe emprestam dinheiro caro [a Frederico Varandas] é porque, se calhar, em si não confiam. Da mesma forma que não vou discutir coisas de medicina consigo, parece-me que discutir finanças comigo é um tiro ao lado."

22:24 23.02.2022

Frederico Varandas: «Estamos a concluir o processo de recompra das VMOCs»

SITUAÇÃO FINANCEIRA EM ANÁLISE NESTE MOMENTO

Frederico Varandas diz que Sporting já está na segunda fase da recompra das VMOCs (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis):

"O Ricardo Oliveira diz que o Sporting tem de recuperar a má imagem. O Sporting compra um jogador com uma taxa de juro de 4%, em 2018 era incapaz de fazer isso. Agora no empréstimo obrigacionista de 52 milhões de euros, o dobro em relação ao último. Em relação ao investidor do Ricardo que não sabe as contas do Sporting e garante um juro baixo.... A direção do Sporting não pode fazer a adjudicação de um empréstimo de 200 milhões de forma direta, os sócios do Sporting não entram nesta cantilena, não existe. A não ser que seja para comprar a SAD, se for isso retiro, agora a dívida? Credibilidade é trabalhar com os melhores e mais reconhecidos e é o que esta direcção tem feito. O Nuno Sousa diz que os sócios estão descontentes… Temos o recorde sócios pagantes com mais de 90 mil sócios, vamos fechar o ano com 10 milhões de quotização. A gestão do Sporting assenta na gestão desportiva. Em três anos e meio, o Sporting reduz custos e valoriza o ativo. O plantel do Sporting nunca valeu tanto, pelo transfermarkt está avaliado em 250 milhões.

Sobre as VMOC eu sou presidente da administração da SAD e por responsabilidade e deveres com a CMVM não posso anunciar. Dividimos em duas fases, em novembro de 2019 conseguimos garantir a recompra a 30 cêntimos como estava alinhavado. Havia 47 milhões de dívida vencida que temos de resolver. Estamos a concluir o processo de recompra das VMOCs. Posso garantir aos sócios que vamos recomprar as VMOCs. A segunda fase está em andamento. A curto prazo podemos dar excelentes notícias."

Pub
22:21 23.02.2022

Os três candidatos concordam num aspecto: prometem nunca perder a maioria do controlo da SAD

22:20 23.02.2022

Nuno Sousa e as finanças: «Pode vir um Textor e fazer a compra, porque o Sporting está em incumprimento»

SITUAÇÃO FINANCEIRA EM ANÁLISE NESTE MOMENTO

Nuno Sousa:

"Em primeiro lugar, o Ricardo confundiu a SAD com o cube. Não é a SAD que tem de comprar as VMOC, é o clube. É um erro básico que cometeu aqui. Estar a misturar a antecipação de receitas – e ainda gostava de saber o número do défice de tesouraria que existe. Devemos cerca de 90M€ a fornecedores, a curto e longo prazo. Se somarmos os Vinagres desta vida, até serão mais. Se somarmos os tais 2 anos de antecipação, podemos estar nos 200M ou muito perto disso. Se pensarmos na teoria do caos, pela dívida a fornecedores, agora temos o dobro. Parece que para Frederico Varandas não é. Era muito bom sabermos qual o défice de tesouraria neste momento., a situação não parece ter melhorado. Vamos ser claros: a outra proposta de 2018 de Varandas é reafirmada em 2020. Num canal privado, diz que a app é uma coisa cara. Está curiosamente de novo neste seu programa. Deve ter deixado de ser caro ou percebeu a coisa errada que disse. Num mundo em mudança, pôr de parte a revolução digital e confundir o qeu é caro com o que deve ser um investimento, é um disparate. O aumento das receitas só pode vir com a digitalização. O aumento que surgiu na Loja verde foi natural por sermos campeões. Esta mudança constante de opinião do que deve ser a visão de um conselho directivo… diz uma coisa num dia, na televisão outra e no programa o que não tinha dito.

Houve um erro grave: o enorme aumento dos preços das gamebox. Completamente errado que leva a uma elitização do Sporting. Quer fazer ostracização de algum tipo de adeptos. Temos de multiplicar o preço pela quantidade. Aumentou o preço e baixou a qualidade, por isso é que as receitas de bilhética não aumentam.

Solução dos VMOC? Tem de se encontrar um parceiro internacional e os parceiros que o Sporting sempre teve estão descontentes. E porquê? No prospecto do empréstimo obrigacionista, passa pelos pingos da chuva que o Sporting estava em incumprimento em 17M€. Quando fala que aumentou algumas coisas, também tem de falar no que falhou. Senão não está a ser verdadeiro. Iremos à procura desse parceiro da reestruturação. Quando chegou, Varandas deitou fora todo o trabalho que estava preparado. Podia melhorar o que estava, mas decidiu deitar fora. Iremos pegar nesse caminho e tentar melhorar. Não vamos estar à espera de 2026 e queremos resolver o mais rápido a reestruturação financeira. O Sporting está em incumprimento. Pode vir um Textor e fazer a compra, porque o Sporting está em incumprimento."

22:13 23.02.2022

Ricardo Oliveira sobre as finanças do Sporting: «Temos um problema de 90 milhões»

SITUAÇÃO FINANCEIRA EM ANÁLISE NESTE MOMENTO

Ricardo Oliveira:

"Os números que Frederico Varandas aponta não estão refletidos nos relatórios e contas, enganou-se aí em diversas coisas, não tomou bem as suas notas, de certeza. Eu não falei dos últimos dois anos de mandato, falei dos dois primeiros, em que esta direção falhou muitas vezes. Falo de um Doumbia, Tiago Ilori, Borja, Renan, Luiz Phellype, Sporar, Rosier, Camacho, Eduardo Henrique… Em contas redondas são 30 milhões de euros atirados ao ar. Achei graça à aula de moral que me deu. Na última assembleia geral da SAD perguntei ao diretor financeiro quantos anos de antecipação de receitas levávamos e ele disse-me 2 anos, mas creio que será muito mais que isso. É um dos defeitos que imputo neste Conselho Diretivo, a falta de informação que os sócios e os accionistas tem. Não somos obrigados a adivinhar. O Sporting não está bem. Está-me a dizer que o Sporting está a fazer uma grande gestão financeira e não está. O seu financiamento de 65 milhões de euros, sabe ao juro que o pagou, não sabe? [Varandas responde que sim, mas que Ricardo Oliveira é que não sabe] Pois, o Ricardo é accionista e devia saber, mas você não informa. É uma falta de transparência. No seu anterior programa dizia que teria transparência para informar os sócios, agora acusa-me de não saber. Pois claro, se não diz eu não posso saber…"

O contrato [de direitos televisivos] acaba em 2028. Quer dizer que em 2027/2028 e 2026/2027, se seguirmos neste percurso, já não teremos essas receita. A última vez que o Sporting iria receber dinheiro seria no dia 1 de julho de 2025. As VMOCs convertem em dezembro de 2026. Ao deixar de receber receitas financeiras no ano de 2026, o Sporting, em dezembro, tem de fazer face à recompra das VCMOs, são 40 milhões e 50 milhões de receitas que não vai receber. Temos um problema de 90 milhões. Se o Sporting já não é lucrativo agora… Temos de comprar as VMOCs obrigatoriamente, é preciso um financiamento e reestruturar a dívida. Investidores? Claro que os vou apresentar ,antes da eleições serão apresentados .É preciso essa injecção de capital. São entidades e agentes que se queixam de não pagar, comunicados da UEFA a dizer que nos vão suspender… O Sporting passa para fora uma imagem financeira má."

Pub
21:57 23.02.2022

Varandas analisa situação financeira: «Temos agora menos de dois anos de receitas antecipadas»

SITUAÇÃO FINANCEIRA EM ANÁLISE NESTE MOMENTO

Frederico Varandas:

"Estamos numa situação muito melhor, mas não deixa de preocupar. O candidato Ricardo disse que os dois primeiros anos financeiros foram desastrosos e já lá vou; disse que temos receitas antecipadas e está errado, ou seja, quando entrei tínhamos dois anos de receita antecipadas e temos agora menos de dois; Sobre as receitas em fevereiro já batemos o recorde de receitas operacionais sem contar com a venda de jogadores; depois falou do Rúben Amrim como se tivesse sido ele a ligar a dizer que queria ser treinador; Sobre os jogadores caros sei que fracassámos em alguns jogadores e vamos voltar a fracassar mas a taxa de acerto melhorou como vemos no Matheus Nunes, o Nuno Santos, o Pote…discordo de si.

Sobre os dois anos desastrosos digo-lhe que tínhamos 120 milhões de necessidade de tesouraria, tínhamos impostos do primeiro semestre em atraso e uma estrutura de custos altíssima só com 75 milhões e reduzimos para 60. O défice estrutural era de 30 milhões de euros e está nos 10 milhões de euros. Quando se fala de gestão digo que fizemos um financiamento de 65 milhões, cumprimos o fairplay financeiro a 31 de março. Reduzimos custos, aumentámos receitas e tivemos sucesso desportivo. Tínhamos um buraco de mais de 100 milhões de euros todos os trimestres abatemos passivo até 2021 onde surgiu a Covid e a maior crise económica que há memória. Aí há origem um custo de 30 milhões de euros, e não é só no Sporting, foram em todos os clubes".

21:52 23.02.2022

Nuno Sousa responde a Varandas: «Adeptos estão sempre com o Sporting. O cântico diz isso e há só um Sporting»

Nuno Sousa responde a Varandas sobre o primeiro tópico

"Deixe-me só responder a Frederico Varandas. Gosta de utilizar as expressões ‘este Sporting’. Os sócios são do Sporting e são de sempre, não deste. Já festejei no mandato de Godinho Lopes contra o Athletic Bilbao, também quando estive a perder com o Sp. Braga durante o mandato de Bruno de Carvalho, a cantar 'nós acreditamos em vocês'. Os adeptos estão sempre com o Sporting. O cântico diz isso e há só um Sporting. O que me diferencia da candidatura de Ricardo Oliveira? Há cerca de 2 anos, fez um congresso em que podia ter cavalgado nesse congresso, mas escolheu um caminho errado. Fez um fórum fechado, só com notáveis e sem sócios anónimos. Um pouco a ver com Varandas, embora dê especial atenção à questão financeira no mandato com Frederico Varandas."

21:50 23.02.2022

Ricardo Oliveira e o mandato de Varandas: «Os dois primeiros anos, financeiramente, foram um desastre»

Mandato de Frederico Varandas como primeiro tópico de análise

Ricardo Oliveira fala:

"Em resposta aos comentários do Doutor Frederico Varandas, tenho de dizer que é a opinião dele, que vê essa união à volta do Conselho Direitvo e do presidente… Enfim. É a opinião dele, eu tenho uma diferente. Concerteza estou de acordo com ele, gostei muito de ver e de sentir toda aquela manifestação orgulhosa daquela equipa e treinador [após o jogo com o Man. City]. Os adeptos e sócios do Sporting têm uma grande empatia com a equipa de futebol e com o seu treinador. Este resumo de um mandato de 4 anos não se pode cingir ao que é uma manifestação dos adeptos no estádio, somente. Os dois primeiros anos, financeiramente, foram um desastre, os números e relatórios dos auditores assim o dizem. São dois anos desastrosos."

Pub
21:43 23.02.2022

Varandas responde a Nuno Sousa: «Nunca vamos ter o culto da personalidade»

Mandato de Frederico Varandas como primeiro tópico de análise

Frederico Varandas, respondendo à acusação de falta de união:

"Respondo ao Nuno sobre a falta de empatia com os sócios. Nós nunca vamos ter o culto da personalidade. Se há coisa que eu sinto é que esta direcção tem é com os sócios anónimos. Com o sócio desconhecido…veremos daqui a pouco tempo a empatia. Sobre a união, com todo o respeito que tenho pelos candidatos, li o programa de ambos e penso que é difícil mais união que não alteravam o treinador ou o programa desportivo, só o presidente pois gostavam de ser presidentes. Após o jogo com o Manchester viu o backstage e emocionei-me e mandei uma mensagem para a minha equipa e penso que foi um capítulo final de como unir o Sporting. Após uma derrota vimos os sócios a agradecer. Todos os sócios estavam a aplaudir o que o Sporting fez nos últimos anos, e para mim e para a minha equipa todo o trabalho e os sacrifícios foram recompensados."

21:40 23.02.2022

Nuno Sousa analisa mandato de Varandas: «Tem o pecado de péssima relação com os sócios»

Mandato de Frederico Varandas como primeiro tópico de análise

Nuno Sousa:

"O mandato que agora termina tem o pecado de péssima relação com os sócios. O mote da campanha era unir o sócio e esse mote falhou completamente. Há uma clara falta de transparência na gestão e falta de liderança e competências. Dizemos e reafirmamos que sem sócios não há clube. O nosso foco será sempre a relação com os sócios. Se fizermos um fact-check, vemos que muitas propostas de 2018 não foram cumpridas. Podia dizer ‘Tudo aquilo que prometi, não fiz, então em 2020 volto a prometer'".

21:37 23.02.2022

Primeira declaração de Frederico Varandas: «Sporting está muito melhor mas podemos continuar a crescer»

Frederico Varandas na sua primeira declaração:

"Há três anos e meio decidimos candidatarmo-mos pois acreditávamos que era possível melhorar o Sporting. Sporting está muito melhor mas podemos continuar a crescer, sabemos o que custou reerguer clube, mas sabemos que precisamos de acabar com a diferença estrutural para os rivais. É para uma geração abaixo dos 18 anos que decidimos candidatar-nos."

Pub
21:36 23.02.2022

As primeiras palavras de Nuno Sousa: «Somos a verdadeira e real alternativa»

Nuno Sousa na sua primeira declaração:

"Candidatamo-nos porque somos a verdadeira e real alternativa. Queremos ser reconhecidos por ideias desenvolvidas ao longo de dois anos. Achamos que este é o mais vasto e profundo prorama eleitoral apresentado no Sporting. São pessoas heterogéneas. Desde o sócio que gosta de estar nas rulottes até ao que vê o jogo. Achamos que é a real alternativa à situação atual. Para que possam decidir e dia 5 escolham lista C."

21:33 23.02.2022

Ricardo Oliveira com a primeira intervenção: «Um Sporting que se livre dos perigos todos que de momento giram à volta dele»

Ricardo Oliveira na sua primeira declaração

"Não me candidato contra ninguém, candidato-me porque acredito num projeto vencedor para o Sporting. A razão principal são algumas preocupações sobre o rumo atual do Sporting. Tenho a solução imediata para os resolver. Posso fazer do Sporting um clube unido, com futuro, com um projeto sustentável e com uma Cidade do Desporto. Um Sporting que se livre dos perigos todos que de momento giram à volta dele. É por isso que me candidato à presidência do Sporting."

21:31 23.02.2022

Começa o debate

Debate arranca na Sporting TV.

Pub
21:20 23.02.2022

Intervenções já foram sorteadas

Intervenções já foram sorteadas: começa Ricardo Oliveira, candidato da lista B, segue-se Nuno Sousa, da lista C, e fecha com Frederico Varandas, da lista A. As conclusões do debate, que vai durar 90 minutos, arrancam com Varandas, prosseguem com Nuno Sousa e terminam com Ricardo Oliveira.

21:05 23.02.2022

Candidatos já em Alvalade

Os três candidatos já estão em Alvalade para o debate, que arranca às 21h30.

19:19 23.02.2022

Como será feito o debate

Será o primeiro e último frente a frente de Frederico Varandas (lista A), Ricardo Oliveira (B) e Nuno Sousa (C). A emissão deverá durar 1h30 e haverá contadores visíveis de modo a que os tempos sejam o mais aproximados possível. Existirá igualmente um sorteio que determinará a ordem das intervenções, tanto no arranque como no final do debate, já em velocidade de cruzeiro para as eleições de 5 de março e o mandato 2022-2026.

Pub
19:19 23.02.2022

Primeiro e único debate entre os três candidatos à presidência do Sporting

O único debate entre os três candidatos à presidência do Sporting terá lugar esta noite, a partir das 21h30, no canal do clube. O confronto de ideias e projetos realiza-se no Museu Sporting, em Alvalade, e será moderado por Sérgio Sousa, diretor da estação.

 

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas