Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:00

22 outubro

Marselha

Marselha

As lesões de St. Juste, as "histórias de embalar" e a regra do capitão: tudo o que disse Amorim

Treinador do Sporting fez a antevisão ao clássico da Supertaça, frente ao FC Porto, agendado para amanhã (20h15), em Aveiro

Amorim faz a antevisão à Supertaça

Rúben Amorim projeta esta sexta-feira, a partir das 17h15, o clássico entre Sporting e FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira, partida que está agendada para as 20h15 de amanhã (sábado), no Estádio Municipal de Aveiro.

Amanhã será um jogo mais difícil?

"Em relação ao Hjulmand, obviamente que ele é um líder, mas é natural nele e vimos isso ao longo da época. Alguém que chega e tem todas as atitudes que ele teve, foi muito claro para nós. Com o próprio Seba, com o Neto, com o Viana... toda a gente disse que o Morten tinha de ser um dos capitães. Liderança não tem a ver com o jogador mais bonito, notamos que ele tem algo de diferente para dar à equipa. Saíram pessoas muito importantes do nosso grupo, mas estamos preparados para precaver. Se formos a ver, saíram praticamente os capitães todos. Amanhã? Será um jogo diferente. Há entusiasmo em Alvalade, mas também do lado do FC Porto. Será importante para o FC Porto vencer, mas para nós também. Às vezes é difícil ter 11 jogadores. O primeiro toque na bola terá mais influência do que teve qualquer outro lance na pré-época."

Título mais importante para Vítor Bruno e para o FC Porto ou para Rúben Amorim e para o Sporting?

"Não posso falar pelo Vítor e pelo FC Porto. Sinto-me muito mais pressionado agora. Poderá ser inconsciência do que quando cheguei, mas sinto-me muito mais pressionado agora. É muito mais importante para nós do que para o FC Porto. Vivemos um tempo de estabilidade diferente, o FC Porto viveu um momento de instabilidade. Sinto que a responsabilidade está do nosso lado, mas não posso falar pelo FC Porto."

Vítor Bruno disse que o ponto forte do Sporting era a equipa técnica. Como vê estas declarações?

"Relembrando uma conversa com um grande treinador do FC Porto, isso são histórias de embalar. Não me deixo levar por isso. Acho que eles têm uma excelente [equipa técnica] e está lá o Óscar Tojo. Muitos que tiraram o curso aprenderam muito com ele e sabemos que é uma equipa técnica muito forte. Muita simpatia por parte da família da minha mulher, em Coimbra, que é da mesma zona e, portanto, desejamos a ele e a todos muita sorte, não no campeonato e nas taças, mas que tenha sorte na sua carreira."

A forma de jogar deste FC Porto

"O nosso foco, e as características individuais contam, o que nós mostrámos [aos jogadores] foi a ideia de jogo do FC Porto. O posicionamento dos jogadores é mais ou menos o mesmo e foi isso que mostrámos aos jogadores. Nós conhecemos as caraceterísticas individuais. Quem jogar do lado do FC Porto serão certamente grande jogadores e uma grande equipa."

Futuro no Sporting

"Não falarei mais do meu futuro, caio muitas vezes, mas não há qualquer comentário sobre o meu futuro e o meu contrato com o Sporting. Estou muito feliz. Até ao último dia."

Reforços

"Têm noção porque vêm de países de futebol. Estão preparadíssimos. São jogadores de grande qualidade, mais uma vez o scouting voltou a acertar. São dois jogadores de qualidade. Vamos ver se vão jogar."

St. Juste com lesões a mais? Tem garantia da direção que Gyökeres vai continuar?

"Essas coisas vou deixar para o Hugo Viana. Sabemos os jogadores importantes que queremos manter. Vou-me focar mais naquilo que posso controlar. A verdade é que nós temos os nossos jogadores importantes referenciados e não queremos vender esses. St. Juste? Também passei por muitas leões. Ele treina muito, cuida-se bem e fica desesperado. Se não fizesse reforço muscular e não fizesse qualquer tipo de trabalho, mas um jogador que sofre, que faz tudo o que pode e que fica desesperado a cada lesão, nós vamos continuar deste lado. O St. Juste, lesões a mais ou a menos, todos os jogadores passam por essa fase e nós cá estaremos para ajudar. Viktor? Tem de construir os seus dados físicos, os sprints... A verdade é que nestas finais a cabeça conta mais do que o físico."

Falou várias vezes sobre terminar com 11 jogadores. Plantel dá garantias para ser campeão ou reconhece lacunas? Regra do capitão agrada?

"Todos os plantéis têm lacunas, mas entre o certo e o incerto escolheria o certo e fechava o mercado. Ainda temos um mês pela frente, vamos ver o que vai acontecer. Sobre os 11 jogadores? Vamos tentar acabar com 11 jogadores e controlar aquilo que podemos controlar. Regra do capitão? Gosto da regra. Quase tive para mudar o capitão para o Nuno Santos."

Estabilidade defensiva do último ano. Será mais difícil a preparação deste jogo sem Coates?

"Temos que mudar, mas também era essa a evolução que queríamos fazer. O Seba controlava muito bem, era muito inteligente e era forte no jogo aéreo. Todos os treinadores fazem essas adaptações tendo em conta as características dos jogadores. Vamos tentar aproveitar isso para trabalhar outras coisas. Estamos a tentar dar esse passo. Sofremos muitos golos no início, mas depois fomos quase a melhor defesa e tivemos vários jogos sem sofrer no fim. O importante é partirmos desse ponto e não darmos passos atrás."

Kovacevic não aparece inscrito na Liga de clubes

"Não faço ideia. Dizem-me que está apto para jogar amanhã. Mas poderá ser o tal problema dos vistos... não sei."

Grande parte do último onze mantém-se. Usa como exemplo o último jogo da Taça de Portugal na preparação para este jogo, ou olha para o FC Porto como uma equipa diferente?

"Nós não usámos muito o jogo da final da Taça porque a partir da expulsão o jogo muda. O posicionamento dos nossos médios temos de melhorar. O relvado também atrapalhava um bocadinho os jogadores do Sporting. Controlámos mal a profundidade. Vamos tentar matar a profundidade jogando mais longe da nossa baliza. FC Porto continua com coisas importantes que já tinha: é muito competitivo e está habituado a ganhar. Espero que o resultado seja diferente e que sejamos muito melhores do que aquilo que fomos naqueles 20 e tal minutos. Não sei bem agora."

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting
Notícias
Notícias Mais Vistas