Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:30

13 dezembro

AVS SAD

AVS SAD

12:53

A renovação que assinava já, a nova lesão de Pote e os pedidos para ter Geny e Diomande: o que disse Rui Borges

Treinador do Sporting fez a antevisão ao jogo com o AVS SAD, este sábado (20h30), em Alvalade

A carregar o vídeo ...
Rui Borges: «Pote estava apto e por isso jogou. Caso contrário nem corríamos esse risco»
12:48 há 1 horas

«Ausências são Pote, Debast e Quenda. Dani [Bragança] está a voltar mas não está apto para dar o contributo»

Seria capaz de desejar que Moçambique e Costa do Marfim não tivessem sucesso na CAN? Como está o Trincão para este jogo? Está apto?

"Sim, está disponível. As ausências são o Pote e o Debast, Quenda... A malta que está há mais tempo. O Dani está a voltar, mas não está apto para dar o contributo. É muito por aí. CAN? Já disse que queria que eles perdessem, mas não desejo isso. Perdemos nós, perdem outras equipas. É saber lidar e continuar o trabalho. O Edu tem feito grandes jogos, fez mais um em Munique...".

Fim da conferência

12:47 há 1 horas

«Sinto-me feliz aqui, independentemente de falarem de renovação ou não. Tenho contrato até 2027 e isso não me preocupa»

Tem repetido que está feliz no Sporting. Sente que as notícias desta semana, numa altura em que tem sido questionado nos jogos grandes, são uma demonstração pública de apoio do Sporting?

"Ligo a essa notícia como ligo às outras todas: nada. Foco-me no meu trabalho e é isso que me motiva, é esse o meu pensamento. Focado no trabalho, o trabalho é que vai dar consequência ao futuro. Sinto-me feliz aqui, independentemente de falarem de renovação ou não. Tenho contrato até 2027 e isso não me preocupa. Não se trata de confiança porque isso é demonstrado desde o primeiro dia. E nesta fase, nem precisava disso. Temos dado uma demonstração do que temos sido capazes e do que vamos fazer no futuro".

12:45 há 1 horas

«Temos conseguido meter mais miúdos [da formação] connosco e isso é de valorizar»

Quenda foi o melhor jovem da Liga, Trincão, Blopa e Nel também foram premiados. Sente-se um privilegiado?

"Claramente, e já disse isso. Há bocado disseram que sou muito feliz no Sporting e sou muito mesmo. O dia-a-dia deixa-me feliz, é muito alegre, positivo, energia muito boa. E isso sente-se claramente. Seja na formação, seja na ala da equipa principal. Fico feliz porque os miúdos têm conseguido dar seguimento à imagem Sporting, naquilo que é passar da formação para a equipa principal. Temos conseguido meter mais miúdos connosco e isso é de valorizar, é sinal que o trabalho está a ser bem feito. Não tem só a ver comigo, a equipa técnica chama-os porque têm mostrado valências. Feliz por darem essa imagem e continuidade à imagem Sporting, de acreditar muito na formação. Olho para a equipa B e vejo uma equipa muito focada, rigorosa, miúdos que mesmo quando estão aqui e voltam não ficam em bicos de pés. Percebem a exigência, o quanto custa ter uma oportunidade. Os prémios depois é valorização individual, trabalham muito e nada melhor do que ser reconhecidos por isso. Às vezes achamos que estamos bem e podemos não estar, mas ser reconhecidos pelos outros passa confiança. E isso é bom para todos. Mas é consequência do trabalho diário deles. Têm de querer ganhar muito mais e a dificuldade de ser um jogador excecional é manter a consistência".

Pub
12:42 há 1 horas

Pedidos para Geny e Diomande estarem disponíveis frente ao Santa Clara: «Sabemos que não será fácil, mas tentámos»

Sporting tentou que Geny e Diomande estivessem disponíveis para o Santa Clara? Houve resposta? Em relação a Debast, há perspetiva sobre quando pode voltar?

"Não arriscamos nada. Quando estão aptos para jogar e a 100%, dentro do que são os testes e parâmetros que temos, entram para treino. Dentro disso, acredito que o Zeno volte pelo menos no início de janeiro. Espero. Se voltar antes, melhor para nós, ganhamos mais uma solução porque o Diomande vai para a CAN. Depois claro, há a parte física. Tem de estar no seu melhor para responder à exigência. Em relação a Diomande e Geny, tentámos. É algo que sabemos que não será fácil, mas tentámos até porque só jogam um contra o outro no dia 24. Tentar apelar a isso. Se não acontecer, é seguir. Resposta? Para já, que saiba, não".

12:39 há 1 horas

«Não tenho listas, já disse que não estou muito focado no mercado»

Como está o balneário depois da derrota frente ao Bayern? Triste por não ter feito história ou mais confiante? Com tantas lesões, as idas às seleções, já tem uma lista de reforços para janeiro?

"Não tenho listas, já disse que não estou muito focado no mercado. Temos muitos jogos e não perco tempo a olhar para isso. Não sei se iremos ou não ao mercado. Foco-me muito nas minhas soluções atuais que são as que me importam. Queremos dar resposta nestes jogos e não dá para ir buscar ninguém. A seu tempo vamos tomar essas decisões. Neste momento, o meu foco está nos jogadores que tenho e que podem jogar. Em Munique demos resposta e não ganhámos. E respondendo à primeira pergunta, o grupo está confiante e super motivado. Percebeu muito bem o que fomos capazes de fazer nestes últimos dois jogos de maior exigência, percebemos o que fizemos bem e menos bem. Eles sabem e percebem, são muito ambiciosos e não se cansam de ganhar. Estão sempre à procura de serem melhores. Sabem o que poderíamos ter feito melhor e o que fizemos muito bem. Estão super motivados. Afetados? Não. Não saímos felizes de Munique porque queríamos ganhar, mas demos o nosso melhor e fizemos um grande jogo. Continuamos o nosso crescimento apesar de um resultado que não nos agrada. A equipa sabe muito bem do que tem sido capaz e quer manter e melhorar cada vez mais".

12:37 há 1 horas

«Pote estava bem no treino e sentiu um desconforto no último lance...»

Sobre Pote... Qual a origem destas lesões musculares dele?

"Isso é ciência, não lhe sei responder... Estava bem no treino e já respondi a isso. Sentiu um desconforto no último lance do treino, não posso ser mais específico. Às vezes é a fisiologia dos atletas e sabemos disso. No que fazemos, fazêmo-lo muito bem feito. Tomara que ninguém tivesse lesões, mas isso é impossível. Tem a ver com a genética em alguns momentos... Controlamos o cansaço acumulado e sentimos isso. É por isso que digo que o trabalho é muito bem feito. Mas não controlamos tudo. Se é a mesma do início de novembro? Sim, é muscular".

Pub
12:35 há 1 horas

«Assinava [a folha da renovação], sem problema algum. Mas não é algo que me passe pelo pensamento»

Já disse que está satisfeito no Sporting. Quer renovar? Se a folha estivesse aí, assinava já?

"Assinava, sem problema algum. Mas não é algo que me passe pelo pensamento. Tenho contrato até 2027 e sei bem da confiança que têm em nós. Apenas focado e só em fazer o meu trabalho, que acho que tem sido bem feito. Tudo o resto é consequência disso. Vou sempre olhar para o futuro. As coisas a seu tempo virão dentro daquilo que é a nossa competência. Mas o meu foco é ser cada vez melhor, tornar o Sporting mais forte, voltar a ganhar títulos. É esse o meu único foco".

A carregar o vídeo ...
«Assinava [a folha da renovação], sem problema algum. Mas não é algo que me passe pelo pensamento»
12:33 há 1 horas

«O cansaço é mais mental do que físico muitas vezes»

É certo que joga em casa e com o último classificado, mas jogo com o Bayern foi muito intenso. Isso pode ter impacto?

"Penso e acredito que não. Fazemos o nosso trabalho muito bem feito aqui com toda a estrutura naquilo que é tentar recuperar ao máximo os jogadores. Sinto-os super motivados e isso é sinal que a energia vai lá estar. O cansaço é mais mental do que físico muitas vezes. Claro que se tivermos a intensidade que queremos, podemos sentir um pouco mais à frente, mas é para isso que existem substituições. O treinador depois tem de tomar as decisões nos melhores momentos para dar intensidade".

12:32 há 1 horas

«As lesões de agora são traumáticas, não controlamos»

As lesões são falha da equipa técnica ou falta de sorte?

"É o que é, fazem parte do futebol. Felizmente não temos tido muitas. O ano passado houve muitas e algumas musculares, este ano tivemos duas, no máximo três, musculares. Controlámos muito bem. O departamento de performance, o posto médico e a equipa técnica têm feito um grande trabalho. As lesões de agora são traumáticas, não controlamos. É um jogo de contacto. Apesar da lesão do Pote... Tomara não termos lesões porque é isso que queremos evitar, mas é preciso levantar a cabeça e seguir em frente. Os jogadores vão para a CAN também... São coisas que não controlamos".

Pub
12:31 há 1 horas

«Pote estava apto para jogar. Tanto estava que jogou. Caso contrário nem corríamos esse risco»

Pote regressa aos poucos e afinal parece que o problema pode ser mais grave do que parecia. Pode esclarecer o que aconteceu? Houve excesso de confiança no regresso?

"Estava apto para jogar. Tanto estava que jogou. Caso contrário nem corríamos esse risco. Temos demonstrado muito bem o que fazemos a gerir jogadores. Felizmente temos tido poucas lesões musculares. O Pedro, e tinha dito isso antes do jogo, tinha sentido um desconforto no treino e acaba por ter uma lesão muscular. Não posso estar aqui a dizer quanto tempo será porque não pertenço à parte médica. O que posso dizer é que não poderá dar o contributo nos próximos jogos. Dará outro".

12:31 há 1 horas

«AVS? Grande desafio será a equipa estar ligada depois de uma semana com jogos frente a Benfica e Bayern»

Sporting vai defrontar um adversário que ainda não venceu. Quais os desafios que o AVS pode colocar?

"É uma equipa bastante agressiva, intensa, com jogadores experientes. À partida chegam aqui sem nada a perder e podem vir com mais confiança, descontraídos no sentido positivo. Acho que vamos ter uma equipa completamente tranquila, tem muito a ganhar e pouco a perder. À 2.ª jornada empataram em Braga e isso dita bem o que pode acontecer se entrarmos em facilitismos. E o grande desafio será esse, a equipa estar ligada depois de uma semana de exigência máxima com jogos frente a Benfica e Bayern. Mantê-los com a mesma energia, foco, rigor e intensidade para conseguirmos fazer um grande jogo e ganhar".

12:12 há 1 horas

Rui Borges fala aos jornalistas

Rui Borges faz esta sexta-feira, pelas 12h30, a antevisão ao Sporting-AVS, da 14.ª jornada da Liga Betclic, a disputar amanhã a partir das 20h30 no Estádio de Alvalade. Siga aqui, ao minuto, todas as declarações do treinador dos leões.

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas