Ganês está emprestado ao Leicester, líder do Championship, mas admite que houve outras possibilidades no verão
Fatawu tem merecido papel de destaque no Leicester, como se percebe pelos 25 jogos (e dois golos e oito assistências) ao serviço do líder do Championship. Mérito do próprio, claro, mas também... do Sporting, que além de o ter emprestado para ganhar maior rodagem, teve um importante papel no seu desenvolvimento, como o extremo fez questão de sublinhar esta quinta-feira.
"Foi muito bom conseguir chegar ao Sporting. Era o momento de que eu estava à espera para ser um futebolista profissional. Tive essa oportunidade de ir jogar para um lugar diferente. O Sporting fez-me ser quem sou hoje, deu-me a oportunidade de ser quem sou agora. Realmente ajudaram-me em tudo", reconheceu o internacional ganês, de 19 anos, em entrevista aos meios do Leicester.
"Gostei de como estava a jogar. Tive mais oportunidades de jogar na Liga dos Campeões e na Liga Europa, o que foi incrível para mim. Joguei contra alguns grandes clubes", acrescentou Fatawu, que vê diferenças entre o Sporting e o Leicester e entre Portugal e Inglaterra, nomeadamente em termos... metereológicos: "Por vezes o clima e outras coisas [em Portugal] eram diferentes, mas eu tinha um bom pressentimento. Estava um pouco mais frio do que estava habituado [em relação ao Gana]. Vindo do Gana, é diferente. Agora, em Inglaterra, penso que o tempo em Portugal está bom!".
Antes de mudar-se para os foxes, Fatawu admite que houve, no verão, outras possibilidades, mas acredita que em última instância tomou a decisão correta. "Havia mais equipas atrás de mim, mas senti que este lugar era bom para mim. Quero sempre estar com alguém que possa ajudar-me e dizer-me o que fazer. Quero aprender", vincou, salientando o importante papel do seu atual treinador, o italiano Enzo Maresca. "A forma como aqui o treinador fala com os jogadores é diferente. Ele quer guiar-me e ajudar-me a melhorar o meu jogo. Foi por isso que escolhi o Leicester. Tive tantos bons treinadores na minha carreira. A maioria ajudou-me sempre em tudo o que fiz. Está tudo a correr bem", reforçou.
Fatawu, recorde-se, pode render 17 milhões de euros à SAD, uma vez que no contrato de cedência assinado com o Sporting consta uma cláusula de compra obrigatória se o Leicester subir à Premier League. Para já, lidera o Championship com 72 pontos, mais 11 do que o vice-líder Southampton.
Avançado do Sporting nunca foi chamado às seleções jovens, mas a persistência deu frutos
Emblema da Arábia Saudita fez duas propostas junto do presidente do Sporting
Pais e atletas desde os sub-6 até aos sub-13 participaram inclusive numa ação de 'team building'
Cisão-fusão com nova empresa para potenciar receitas do recinto e do museu
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS