CIES publicou estudo onde o extremo cedido pelo Sporting ao Leicester surge como o 8º melhor driblador jovem
Fora das opções de Rúben Amorim para a presente temporada, Fatawu foi emprestado pelo Sporting ao Leicester, de modo a relançar a carreira ainda curta e certo é que tem sabido aproveitar a oportunidade. Desta feita, num estudo publicado esta quarta-feira pelo Observatório do Futebol (CIES), o internacional ganês de 19 anos surge no top-10 de uma lista onde constam os prodígios, ou seja jogadores jovens (neste caso, abaixo dos 20 anos) com maior potencial, e que apresentem dotes de dribladores.
No caso específico, numa análise aos melhores dribladores jovens em termos de todas as ligas do futebol mundial, o extremo cedido pelo Sporting ao clube do Championship (2ª divisão inglesa), consta como o 8.º melhor colocado numa extensa lista. De realçar que a primeira posição em termos de miúdos dribladores é ocupada por Antonio Nusa, grande promessa do Club Brugge, enquanto Luis Guilherme, lançado por Abel Ferreira na equipa principal do Palmeiras, surge no 2.º lugar da lista, com o pódio a ser completado por Gassova, do Corinthians.
Relacionadas
De resto, Driouech (Excelsior), Jack Clarke (Sunderland), Bakayoko (PSV) e Lamine Yamal (Barcelona) surgem antes de Fatawu na lista, sendo que, olhando aos números do jogador emprestado pelo Sporting ao Leicester, o extremo ganês de 19 anos apresenta 6,9 dribles por jogo esta temporada, representando uma taxa de sucesso na ordem dos 61%. Fatawu é seguido no top-10 por Gabriel Martinelli, do Arsenal, e Ibrahim Osman, do Nordsjælland.
Recorde-se que Fatawu está cedido pelo Sporting ao Leicester, emblema que atualmente lidera o Championship. Caso os foxes subam à Premier League no final da temporada, terão de acionar a cláusula de compra por Fatawu num valor a rondar os 17 milhões de euros. Caso tal suceda, o extremo ganês, que leva um golo e outra assistência em 11 jogos durante 2023/24, pode render mais de 6,5 milhões de euros limpos ao Sporting, uma vez que o Steadfast, antigo clube de Fatawu, reservou 50% de mais-valias no momento em que vendeu o jogador ao clube de Alvalade, no passado.
Schjelderup também está na listaSchjelderup, extremo emprestado pelo Benfica ao Nordsjaelland, também consta nesta lista. O norueguês, de 19 anos, é o 37.º classificado deste ranking, sendo que apresenta uma eficácia de 60%, efetuando 5,9 dribles por encontro, em média.
Também com ligação ao futebol português está Hélio Varela. O extremo do Portimonense ocupa o 71.º posto. Tem uma eficácia de 57%, efetuando 4,5 dribles por jogo.
Vai atuar ao lado de Inácio face à baixa de Diomande num período de decisões
Extremo rumará à CAN, mas antes reuniu com a SAD do Sporting para fechar termos do novo vínculo, a assinar depois da prova
Evento decorreu após o treino de recuperação em Alcochete
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo