Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Tribunal considera que presidente do Sporting utilizou a expressão corruptor ativo "no exercício do direito à liberdade de expressão"
Seguir Autor:
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, foi esta terça-feira absolvido do crime de difamação de que estava acusado por ter chamado a Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, de "corruptor ativo", em 2022.
O Tribunal Local Criminal de Lisboa decidiu que Frederico Varandas fica "absolvido da prática do crime de que vinha acusado", uma vez que "utilizou aquela expressão [corruptor ativo] no exercício do direito à liberdade de expressão".
Este julgamento surgiu na sequência de outro processo, com origem no Porto, em que Frederico Varandas foi também acusado do crime de difamação, por em 2020 ter chamado "bandido" a Pinto da Costa, que morreu em 15 de fevereiro deste ano.
Este primeiro processo resultou na condenação de Frederico Varandas, há cerca de duas semanas, ao pagamento de 12.200 euros - uma multa de 7.200 euros por difamação, aos quais acrescem 5.000 de compensação aos herdeiros do antigo dirigente portista por danos não patrimoniais.
Relacionada
Em 2022, o presidente do Sporting 'reformulou' de "bandido" para "corruptor ativo" a qualificação ao presidente do FC Porto, ao comentar o caso [o primeiro processo] em que foi acusado de difamar o homólogo portista.
"Jamais alguém pretende ofender alguém quando se diz a verdade. Apenas disse a verdade, a verdade não ofende. Mas, se quiserem trocar a palavra, posso trocar bandido por corruptor ativo, é mais elegante", disse na altura Frederico Varandas.
A atuação de André Narciso analisada por Marco Ferreira e Jorge Faustino
Moçambicano saltou do banco para dar triunfo conseguido no prolongamento. Segue-se o FC Porto
Processo diz respeito a declarações proferidas a 5 de março de 2022, dia das últimas eleições do Sporting
Consulte as escolhas de Rui Borges
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'