Em entrevista ao 'Bild', presidente dos leões lembra trajeto dos verdes e brancos na sua era e como chegou à liderança
Um dia antes do Sporting visitar o Bayern Munique (às 17h45), na 6ª jornada da fase regular da Liga dos Campeões, Frederico Varandas, presidente do clube que já tinha viajado rumo à Alemanha num período anterior, abordou a evolução dos leões nas últimas temporadas. Em entrevista ao diário 'Bild', o líder do emblema de Alvalade analisou a trajetória dos atuais bicampeões nacionais e teceu comparações com outros clubes que participam na Liga dos Campeões.
"O nosso clube está a provar atualmente que consegue competir com grandes clubes europeus, apesar de não termos os mesmos recursos financeiros. Para mim, o Bayern é atualmente uma das três melhores equipas no Mundo. E marcar um golo na Allianz Arena é provavelmente um dos maiores desafios para qualquer equipa atualmente no Mundo. Será um jogo em que o Bayern é um claro favorito. Da nossa parte, só temos a ambição e sonhos dos nossos jogadores", assumiu o presidente leonino, numa entrevista em que abordou ainda como chegou à liderança do clube em 2018.
"O Sporting atravessava uma grande crise na sua história na altura. Não só porque o clube não ganhava um campeonato desde 2002, mas também porque ocorreu um ataque de 'hooligans' no centro de treinos no qual vários jogadores foram agredidos e, consequentemente, terminaram os contratos. O presidente da altura foi demitido pelo membros da direção e nós estávamos numa forte crise financeira e desportiva", apontou, explicando como optou por passar de médico a presidente do Sporting.
"Naquela altura, já tinha sete anos de experiência no clube como diretor clínico e, por isso mesmo, conhecia o lado do futebol muito bem. Apesar de ter apenas 38 anos, tinha grande confiança nas minhas capacidades de liderança e no meu conhecimento do clube e da indústria do futebol", reiterou.
De resto, e assumindo que, desde que é presidente, "nunca mais" trabalhou como médico, tendo como exceção o período da pandemia da Covid-19, Varandas destaca o momento que atravessa o clube de Alvalade, quer em termos de títulos conquistados como em termos de dinâmicas e crescimento em vários parâmetros.
"O Sporting vive um dos melhores períodos da sua história. Ganhámos não só três dos últimos cinco campeonatos, mas também seis taças desde 2018. Somos o clube número um em Portugal, algo que não acontecia há décadas. O clube tem sido rentável em cinco dos últimos seis anos. O único ano em que não fomos sucedeu durante a Covid. O nosso estádio está quase sempre esgotado e mais de 10.000 pessoas estão na lista de espera para comprar lugar anual. O estádio foi completamente renovado e modernizado. O segredo para o sucesso é a visão e o talento das pessoas à minha volta", exaltou.
Questionado se a curto ou médio prazo a SAD do Sporting pode concretizar uma nova venda por valores elevados, tal como sucedeu com jogadores como Bruno Fernandes ou mais recentemente Gyökeres, Varandas foi perentório. "De acordo com o Transfermarkt, temos o plantel mais valioso fora das cinco principais ligas europeias. Isto é resultado do nosso trabalho de excelência da nossa academia e do departamento de scouting. Não quero destacar um nome em particular, mas não temos dúvidas de que muitos clubes europeus de topo estão a monitorizar vários jogadores do nosso plantel", deixou claro.
Em entrevista ao 'Bild', presidente dos leões lembra trajeto dos verdes e brancos na sua era e como chegou à liderança
Dados sobre o 'meeting point' e os bilhetes para o jogo
Treinador do Sporting fez a antevisão ao duelo com o Bayern, agendado para amanhã, em Munique (17h45)
Médio do Sporting lançou desafio em Munique, lembrando ausências e percurso na equipa principal
Glen De Boeck tinha 54 anos
Avançado do Toluca brilha no México
Marek Papszun acusou o clube de não o querer deixar sair para o Legia Varsóvia