Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Presidente dos leões marca os 20 anos da Academia, num discurso de passado, presente e futuro, sem esquecer a aposta dos rivais na formação
Seguir Autor:
Uma manhã preenchida promovida pelo Sporting comemora os 20 anos da existência da Academia do Sporting e Frederico Varandas teve as honras de abrir a festividade. No discurso de abertura do evento, o presidente dos verdes e brancos destacou o marco redondo na história do emblema de Alvalade, apontando a criação da Academia como algo "pioneiro" que abriu as portas ao desenvolvimento do futebol de formação em Portugal.
"Assinala-se hoje o marco importante da história do Sporting. Duas década de um projeto que nasceu pioneiro e teve necessidade de se reinventar de forma a acompanhar a evolução do tempos. A formação é um dos pilares do Sporting. É e tem sido a bandeira da formação do Sporting. Se é verdade que faz 20 anos, tendo sido o primeiro centro de treinos especializado em futebol, o projeto pioneiro nasceu há mais de quatro décadas. Assente na visa estratégia do nosso querido Aurélio Pereira e cimentada em 40 anos a formar talento. 40 anos a formar dos melhores jogadores que o país conheceu. 40 anos a alimentar a Seleção Nacional", defendeu, sem esquecer, claro, Cristiano Ronaldo, que em breve dará oficialmente o nome ao complexo em Alcochete: "De todos estes temos obrigatoriamente há que destacar Cristiano Ronaldo, o melhor jogador português de todo os tempos e que dá nome à Academia. E Figo e Futre. Não há nenhum clube que tenha formado tantas Bolas de Ouro e Prata. É um feito admirável e único que nos coloca no topo da formação em Portugal."
Relacionadas
De resto, o líder dos leões assinalou várias vezes o facto de o Sporting ter apresentado um projeto pioneiro no futebol português, não esquecendo as raízes do projeto. "Foi com o nascimento que passámos para outro patamar. A mudança de paradigma deveu-se à visão e obra de José Roquette e Dias da Cunha. Foi um projeto visionário que anos mais tarde e para bem do futebol português os adversários copiaram. Desta casa nasceu a base do titulo mais importante da Seleção: dos 14 jogadores, 10 foram formados no Sporting. Não só um clube formador como os municiadores da Seleção. A formação custa dezenas de milhões de euros por ano e são esquecidos pelas figuras de Estado aquando das vitórias da selecção. É sempre importante relembrar que na sociedade de hoje são os clubes responsáveis pela promoção do desporto. Ao contrário que muitos países onde é feita pelo estado", deixou claro.
Dois momentos negativosNo discurso que marcou a abertura das comemorações dos 20 anos da Academia, Varandas não deixou de referir igualmente dois momentos que considera marcantes na história do complexo, entre eles o ataque à Academia, que sucedeu em 2018. "Houve também algumas tempestades. Tal como o dia conhecido pelo ataque de Alcochete e anos da pandemia, dois acontecimentos que conseguimos ultrapassar e tornaram-nos mais fortes, competentes e competitivos. Foi a prioridade das prioridades da administração. Foram investidos os recursos financeiros. Temos uma Academia nova, remodelada. E tivemos a criação da Unidade de Performance transversal a todos os escalões de formação. Remodelação do departamento médico e ala profissional. Substituição de todos os relvados e o maior investimento feito em recursos humanos na área do treino, prospeção e saúde", confessou.
Frutos à vista no presente
Virando a agulha do passado para o presente, o presidente do Sporting analisou os resultados e evolução da Academia Sporting, garantindo que encontram-se plantadas as bases para um futuro com outros resultados positivos.
"O objetivo é formar jogadores. Formar e produzir jogadores para a equipa A. Para quem tinha dúvidas, as bem recentes vitorias dos campeonatos sub-17 e sub-15 e jovens internacionais nas seleções são a resposta. A formação do Sporting tem uma página de ouro na história a do clube e futebol português. Tem nas mãos a sustentabilidade do futuro do Sporting. A todos os dirigentes, treinadores, diretores, preparadores-fisicos, médicos, enfermeiros, adminstrativos, técnicos de equipamento... o Sporting estará eternamente grato a todos", apontou.
Além disso, Frederico Varandas recordou o papel da formação no último título conquistado pelos leões. "O processo de trabalho assente no jogador levou ao reconhecimento da ECA, com o Sporting a vencer o prémio de melhor clube da Europa em 2021 no futebol de formação. Também a recente conquista do campeonato ficou marcada pelo selo da academia e coragem e competência do treinador e equipa técnica. 10 formados no Sporting, 8 entre 16 e 22. Educação e formar. Do ponto de vista de caráter e valores., e temos dedicado muito a esse campo da formação. Não temos problema em afirmar que devemos formar bem primeiro que ganhar", concluiu.
Consulte as escolhas de Rui Borges
Conselho de Arbitragem divulgou as notas dos árbitros esta sexta-feira
Acompanhe as incidências do jogo referente à ronda 18
Triunfo confortável das leoas no Algarve
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90