Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Sporting

Sporting

20:15

04 maio

V. Guimarães

V. Guimarães

História feita de violinos e futuro que não mete medo

Foi a 1 de Julho de 1906 que nasceu o Sporting Clube de Portugal, faz hoje 95 anos. Uma história marcada pelo peso fundamental do futebol (os cinco violinos, a Taça das Taças e um total de 17 títulos nacionais) e que chega ao terceiro milénio empurrada pela criação de infra-estruturas que dão aos leões a dianteira no panorama nacional

FAZ hoje 95 anos o Sporting Clube de Portugal. A caminho do centenário, o clube pode orgulhar-se de não se ter desviado da rota traçada pelo visconde de Alvalade quando a 8 de Maio de 1906, ou seja, a pouco mais de um mês da fundação, afirmou na qualidade de presidente e sócio protector de um clube ainda sem nome definido: "Queremos que este seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa."

Tendo como figura maior Francisco Stromp, o Sporting foi crescendo até ao primeiro título de campeão de Portugal, na época de 1922/23, tendo então como jogador referência Jorge Vieira, elemento integrante da primeira selecção nacional e que ainda havia de estar presente nos Jogos Olímpicos de 1928, em Amesterdão.

O tempo dos violinos

Mas o início do domínio avassalador que havia de definir um primeiro ciclo de domínio no futebol português teria início mais tarde. E hoje, passadas várias décadas, há uma imagem que sintetiza tudo isso: a dos cinco violinos. O que e quem foram os cinco violinos? Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteo e Albano Pereira foram os mais conhecidos e aqueles que melhor lugar ocupam na história, embora a designação também sirva para gerações anteriores, recorrendo a nomes como os de Adolfo Mourão, Pedro Pireza, Manuel Soeiro e João Cruz.

Fernando Peyroteo, a primeira grande máquina de fazer golos que o futebol português conheceu, deu início às hostilidades, chegando ao Sporting em 1937 (saiu em 1949). Jesus Correia e Albano vieram em 1943, Vasques e Travaços entrariamem 1946 e foram os últimos a abandonar, mais concretamente em 1959. Entre o início de Peyroteo e o fim de Vasques e Travaços passaram-se 20 anos, período no qual o Sporting ganhou dez títulos. Em jogos a contar para o campeonato da I divisão, os cinco violinos mais famosos apontaram

835 golos.

A vitória na Taça das Taças

Desde então, isto é, em mais de 40 anos, os leões apenas conseguiram sete títulos. Quando as sinfonias terminaram, chegou Eusébio da Silva Ferreira e o futebol português deu grande volta.

Em Alvalade desde 1956, o Sporting havia ainda de conhecer a glória europeia, ao conquistar a Taça das Taças em 1963/64. A

15 de Maio de 1964, em Antuérpia (Bélgica), na finalíssima com os húngaros do MTK, um golo de João Morais, na sequência de um canto directo, levou os verde e brancos ao topo do futebol europeu.

Carvalho, Morais, José Carlos, Alexandre Baptista, Hilário, Lourenço, Figueiredo e Peres seriam representantes leoninos na fase final do Mundial de 1966, em Inglaterra, onde Fernando Mendes só não esteve por grave lesão contraída em Bratislava, precisamente na partida que definiu a qualificação de Portugal para a competição que havia de proporcionar o maior feito do futebol português até aos dias de hoje.

O presente e o futuro

Os anos seguintes não foram generosos. Apesar de manter a força de grande instituição e de ter criado símbolos como Vítor Damas e Manuel Fernandes, o Sporting debateu-se com imensas dificuldades para manter o estatuto de potência.

Em 2000, 18 anos depois do título anterior, o Sporting regressou ao topo do futebol português. Reforçou-se para a Liga dos Campeões mas falhou os objectivos. Neste momento, o clube apresenta crédito suficiente para intimidar os adversários directos: está à frente na construção do novo estádio e do centro de estágio de Alcochete.

Se a campanha de aquisições não encheu o olho, o presente leonino deixa antever um futuro a médio/longo prazo à altura de um passado e 95 anos.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Sporting ver exemplo
Ultimas de Sporting
Notícias
Notícias Mais Vistas